Objetivos

Apresentar ao graduando um conjunto de conhecimentos técnicos e científicos atuais sobre a produção de organismos aquáticos em geral.

           

Justificativa

A aquicultura é a atividade agropecuária que mais cresce no mundo devido a fatores como o aumento populacional e à busca por uma alimentação mais saudável. Neste caso, se faz de grande importância a formação do zootecnista com foco em aquicultura, já que este profissional apresenta papel central em todas as fases produtivas. A demanda por experiência e capacitação acadêmico-científicas do zootecnista se torna ainda maior devido à necessidade de tecnificação de laboratórios de reprodução e larvicultura, no desenvolvimento de protocolos profiláticos e nutricionais necessários para a realização e implantação de projetos aquícolas sustentáveis.

 

Programa Resumido

Após a apresentação do estado da arte, serão ministrados temas relacionados à infraestrutura necessária para o cultivo e às fases de criação organismos aquáticos, com especial enfoque para a carcinicultura, ranicultura, malacocultura e jacaricultura, desde o nascimento até o abate, abordando também atualizações sobre sanidade, nutrição e reprodução.

 

Programa

1. Introdução à Aquicultura e ao Ecossistema Aquático.

2. Introdução à Carcinicultura - cenário atual no Brasil e no mundo, agronegócio do camarão, principais espécies, fases e métodos de cultivo e principais aspectos anatômicos, morfológicos e fisiológicos.

3. Cultivo e Nutrição de Camarões

4. Reprodução e larvicultura de Camarões

5. Introdução à Ranicultura - cenário atual no Brasil e no mundo, agronegócio da rã, principais espécies, fases e métodos de cultivo e principais aspectos anatômicos, morfológicos e fisiológicos.

6. Cultivo e Nutrição de Rãs

7. Reprodução e larvicultura de Rãs

8. Introdução à Jacaricultura – métodos de cultivo, nutrição e reprodução.

9. Introdução à Quelonicultura – métodos de cultivo, nutrição e reprodução.

10. Principais aspectos sanitários na criação de camarões, rãs, jacarés e moluscos

11. Abate, processamento e conservação de camarões, rãs, jacarés e moluscos.

 

Avaliação

Método

Aulas teóricas.

Critério

Os alunos serão avaliados através de duas provas escritas e um trabalho a ser apresentado no final da disciplina (seminário).

 

Norma de Recuperação

Uma prova escrita na segunda semana do mês de janeiro, do ano subseqüente ao oferecimento da disciplina.

 

Requisitos

Não há.