A disciplina tem por objetivos trazer à atenção dos alunos de pós-graduação diferentes aspectos associados à atividade docente no ensino superior de forma a despertar neles o interesse por tal atividade, bem como promover a reflexão e discussão acerca de questões variadas relacionadas à prática docente no âmbito do ensino superior, com as quais muitos irão se deparar em sua carreira profissional após a pós-graduação. Além disso, a disciplina visa também dar cumprimento à etapa de preparação pedagógica do Programa de Aperfeiçoamento do Ensino – PAE, destinada a aprimorar a formação de estudantes de pós-graduação para atividade de ensino na graduação.
Capacitar os estudantes de pós-graduação a compreender os conceitos básicos da estrutura de um genoma bem como o uso e aplicação das novas ferramentas da biologia molecular e bioinformática em estudos de sequenciamento de nova geração. Para isto, serão apresentados aos estudantes princípios da estrutura do DNA genômico, mRNA e miRNA, técnicas moleculares de sequenciamento de nova geração (next generation sequencing, NGS), introdução à bioinformática e uso de ferramentas da bioinformática para análise de dados de sequenciamento amplo por meio de atividades práticas computacionais. Desta forma, estes estudantes estarão aptos a pensar, desenvolver e aplicar estas ferramentas em seus próprios projetos de mestrado ou doutorado na área da genômica, bem como colaborar em projetos do grupo em que fazem parte.
Desenvolver a habilidade do pós-graduando para preparação e apresentação oral de seminários, bem como incentivar o desenvolvimento de seu espírito crítico e capacidade de julgamento das apresentações de seus companheiros Desenvolver o interesse do aluno por vários tópicos avançados (state-of-the-art) nas áreas de biologia celular e do desenvolvimento, biologia molecular, genética médica veterinária e genética animal aplicada à produção animal.

Esta disciplina será ministrada uma vez por semana com seis horas aula por dia, sendo quatro horas em sala de aula e duas horas livres para estudo dirigido.

As discussões objetivarão (mas não limitado somente a esses pontos):

• O desenvolvimento de modelos para organização de conceitos;

• A avaliação crítica de conceitos e a clarificação daqueles que estiverem confusos;

• A avaliação de conceitos e experimentos os quais esses conceitos foram baseados;

• A identificação de implicações em outras áreas da biologia reprodutiva;

• A identificação de tópicos críticos para futuras pesquisas.

O envolvimento de cada estudante nas discussões será monitorado para as avaliações individuais e espera-se a participação de todos.

Proporcionar aos alunos a aquisição de conhecimentos específicos das espécies convencionais de laboratório, a fim de desenvolver o nível adequado e apropriado de responsabilidade dos profissionais e pesquisadores na experimentação animal.
Abordar as barreiras profissionais e pessoais que estão envolvidas no ato de procrastinar. Como perceber, evitar ou diminuir o impacto desta ação na vida do indivíduo. Discutir técnicas de organização física, virtual, de ideias, mental e de saúde. Traçar metas e priorizá-las de acordo com a necessidade de execução. Abordar técnicas de produtividade, como e quando utilizá-las.
Apresentar os conhecimentos da genômica nutricional em animais de produção, abordando especificamente a nutrigenômica, nutrigenética e nutriepigenética. Nesse sentido, objetiva-se também aprofundar os estudos da relação entre genética e nutrição, agregando duas das mais importantes áreas nos animais de produção.
Estabelecer formação do pós-graduando no sentido de delinear experimentos e analisar seus resultados, desenvolvendo senso crítico para avaliação de trabalhos científicos e habilidades na manipulação de softwares de análise estatística, direcionado à sua área de atuação.
A disciplina visa oferecer ao aluno informações fundamentais para o melhor aproveitamento das atividades de pesquisa. Destacam-se o desenvolvimento de um raciocínio lógico para a formulação de uma hipótese consistente, a preparação de projetos adequados a cada situação, as melhores abordagens para a obtenção de financiamentos com agências de fomento e maximizar o uso de ferramentas digitais para facilitar a confecção de dissertações e teses. Ademais, o aluno será treinado para desenvolver a apresentação em público e explorar a melhor maneira de apresentar seus resultados nos diversos meios de comunicação, com foco principal em conferências e publicar os dados em revistas científicas.