Promover um entendimento do comportamento animal e de suas formas de avaliação e interpretação de resultados.
Promover discussão de aprofundada e atualizada sobre temas relacionados a ciência da carne.
O objetivo da disciplina é capacitar os alunos de pós-graduação para elaboração de textos científicos de alta qualidade, fornecendo informações sobre os principais aspectos a serem considerados em sua elaboração, visando publicação em revista científica com seletiva política editorial.
Desenvolver a habilidade do pós-graduando para preparação e apresentação oral de seminários, bem como incentivar o desenvolvimento de seu espírito crítico e capacidade de julgamento das apresentações de seus companheiros.
Proporcionar aos pós-graduandos conjunto de conhecimentos atuais sobre a biologia celular e molecular dos principais grupos bacterianos e de protozoários que apresentam ação patogênica sobre diferentes espécies animais de produção, explorando a caracterização morfofisiológica-genômica, interação entre micro-organismo e hospedeiro, ecologia e mecanismos de resistência microbiana de procariotos e eucariotos.
Capacitar os alunos nos fundamentos da mineração de dados, com ênfase nas técnicas mais utilizadas na resolução de problemas de extração de conhecimento e geração de informações a partir de grandes volumes de dados brutos obtidos em experimentos em ciência animal ou vegetal.
Desenvolver junto com o aluno a habilidade de analisar as demandas tecnológicas associadas aos sistemas de produção animal baseados em pastagens. Analisar demandas específicas ligadas aos componentes do ecossistema (solo, planta, animal, manejo), ao tipo de exploração (bovinos, ovinos, bubalinos), e aquelas associadas as diversas regiões do país. Identificar oportunidades para o desenvolvimento de ferramentas de apoio e proposição de inovações tecnológicas. Compreender a necessidade de abordagens multidisciplinares, capazes de agregar profissionais de diversas áreas de atuação na proposição de inovações ligadas aos sistemas de produção.