Nessa disciplina serão abordados tópicos que envolvem a síntese/processamento, caracterização térmica, física e mecânica de materiais compósitos não convencionais de fibras naturais e subprodutos agroindustriais com matriz inorgânica e orgânica natural, além de indicar possibilidades de uso e aplicação no meio urbano e rural. O estado da arte será contextualizado e a discussão das propriedades desses materiais será com base na literatura e em recomendações de documentos normativos nacionais e internacionais. Os estudantes de pós-graduação realizarão trabalhos com base em conceitos associados às matérias-primas, aos métodos de processamento e aos produtos gerados. Eles serão também desafiados a discutir a aplicação desses conceitos e os resultados práticos obtidos nas diversas áreas da engenharia no que diz respeito aos materiais não convencionais.
Propiciar aos alunos a oportunidade de conhecer as possibilidades de utilização dos subprodutos agroindustriais para a produção de materiais compósitos de matriz orgânica e inorgânica, envolvendo toda a cadeia produtiva, desde a identificação, caracterização das matérias primas e principais propriedades físico-mecânicas de materiais compósitos e de produtos engenheirados à base de subprodutos agroindustriais, enfatizando os requisitos de desempenho para as diferentes possibilidades de aplicação em diversos seguimentos, como a construção civil, a indústria moveleira entre outros.
Proporcionar aos alunos de pós-graduação do programa uma disciplina inédita em território nacional com apelo teórico e experimental visando conhecer, discutir e atualizar sistematicamente o estado da arte da tecnologia alcalina, incluindo diferenciações das classes geopoliméricas e álcali-ativadas, com foco nas oportunidades tecnológicas agroindustriais locais. Para isso serão desenvolvidos conceitos teóricos acerca do tema, assim como seu contexto histórico, designs de mistura típicos, variabilidade de matérias primas e processos, alternativas de designs mais sustentáveis e suas propriedades (mecânicas e duráveis). Além disso, serão apresentadas algumas das aplicações mais atrativas em países de grande desenvolvimento desta tecnologia, permitindo o engajamento dos alunos em discussões a respeito de potencialidades inovadoras de interesse local, tornado o processo de aprendizagem mais participativo e explorador. A disciplina contará com a participação de especialistas convidados (presencial ou remotamente), ampliando o debate e a integração de conceitos em um tema tão incipiente no Brasil.
Aprender a planejar experimentos para uso na seleção de variáveis de processos, e para a validação de modelos polinomiais ou fenomenológicos. Estudar os métodos numéricos utilizados para simulação de problemas de engenharia. Aprofundar o conhecimento sobre simulação numérica e sua utilização como ferramenta de pesquisa no desenvolvimento de teses e dissertações.
Este curso de pós-graduação em práticas pedagógicas para o ensino de Engenharia e Ciência de Materiais visa fortalecer o conhecimento e habilidades pedagógicas dos estudantes, alinhado às diretrizes do Programa PAE. Focado em estratégias de ensino inovadoras e eficazes, o curso aborda a preparação pedagógica avançada, análise da história do ensino superior nessas áreas, e integração de ética e responsabilidade social na educação. Prioriza metodologias de ensino ativas e personalizadas, o uso eficiente de tecnologias educacionais para explicar conceitos complexos, e estratégias de avaliação que desenvolvem habilidades críticas e criativas. O objetivo é criar um ambiente de aprendizagem inclusivo e dinâmico, preparando os alunos para as demandas contemporâneas no ensino de Engenharia e Ciência de Materiais.
Esta disciplina tem como objetivo principal a discussão da ética na pesquisa, métodos e ferramentas necessárias para a condução de pesquisas científicas que permitam melhor direcionar a redação de artigos científicos. Dessa forma, espera-se que ao final da disciplina os pós-graduandos tenham adquirido habilidades necessárias para divulgação do conhecimento científico no formato de artigos. Adicionalmente, espera-se que a apresentação de ferramentas facilitadoras permita a estruturação e submissão de artigos científicos de acordo com fundamentos da ética e metodologia científica.
Esta disciplina tem como objetivo principal a discussão da ética na pesquisa, métodos e ferramentas necessárias para a condução de pesquisas científicas que permitam melhor direcionar a redação de artigos científicos. Dessa forma, espera-se que ao final da disciplina os pós-graduandos tenham adquirido habilidades necessárias para divulgação do conhecimento científico no formato de artigos. Adicionalmente, espera-se que a apresentação de ferramentas facilitadoras permita a estruturação e submissão de artigos científicos de acordo com fundamentos da ética e metodologia científica.
Propiciar formação básica em ciência e engenharia dos materiais para os alunos, independentemente de sua área de atuação.
Propiciar aos alunos um entendimento avançado sobre as diversas técnicas de caracterização de materiais.
Fornecer os conceitos básicos de Metodologia Científica e habilitar os alunos quanto ao acesso a informações e documentos para o desenvolvimento de pesquisas científicas; fornecer informações para apresentação oral de trabalhos e para elaboração de projetos de pesquisa, dissertações, teses e textos técnico-científicos.