A disciplina discorre sobre o tema de vida artificial segundo dois enfoques:
i) Caráter científico (físico matemático) a respeito do que é vida, e de possibilidades de criação de
modelos que a represente, permitindo assim simulações computacionais relacionadas a algumas
de suas propriedades;
ii) Caráter tecnológico e aplicado, tratando de ambientes virtuais e seus personagens, criados para
fins específicos como entretenimento ou experimentos científicos.
A disciplina possui conexão com as áreas de computação gráfica, inteligência artificial e
computacional, sistemas cognitivos e simulação computacional.
Dentre os temas estudados destacam-se sistemas adaptativos, evolutivos e aprendizes, bem como
emergência, percepção, raciocínio e tomada de decisão. Estes são aspectos fundamentais
encontrados em seres vivos, capazes de evoluir, se adaptar a um ambiente, sobreviver e se
reproduzir, tendo sido capazes de encontrar formas para realizar o que se fizer necessário para sua
subsistência e perpetuação de sua espécie.
O estudo dos personagens virtuais envolve não apenas as suas características individuais, mas
também aquelas de grupo ou sociedade, ou seja, como desenvolvem capacidades de comunicação,
cooperação e disputa, seja dentro de uma comunidade ou entre diferentes grupos e espécies.
O curso aborda a princípio seres muito simples (emergentes a partir de condições adequadas),
quando trata de técnicas computacionais apropriadas para representar mecanismos evolucionários e
adaptativos. Mas aborda também seres mais evoluídos (construídos artificialmente) para servirem de
base para observação e análise de fenômenos mais avançados.
Por fim são discutidas diversas aplicações destes conceitos e tecnologias envolvidas, com especial
atenção para as áreas de entretenimento e de experimentos científicos virtuais no contexto de seres
e populações virtuais.
O nível desta disciplina é intermediário, sendo apropriada tanto para alunos de mestrado como de
doutorado. É particularmente interessante para aqueles alunos que venham a desenvolver seus
trabalhos em áreas relacionadas à computação visual, inteligência computacional e sistemas
cognitivos.
- Docente Avançado: Joao Eduardo Kogler Junior
- Docente Avançado: Marcio Lobo Netto