A disciplina discorre sobre o tema de vida artificial segundo dois enfoques: i) Caráter científico (físico matemático) a respeito do que é vida, e de possibilidades de criação de modelos que a represente, permitindo assim simulações computacionais relacionadas a algumas de suas propriedades; ii) Caráter tecnológico e aplicado, tratando de ambientes virtuais e seus personagens, criados para fins específicos como entretenimento ou experimentos científicos. A disciplina possui conexão com as áreas de computação gráfica, inteligência artificial e computacional, sistemas cognitivos e simulação computacional. Dentre os temas estudados destacam-se sistemas adaptativos, evolutivos e aprendizes, bem como emergência, percepção, raciocínio e tomada de decisão. Estes são aspectos fundamentais encontrados em seres vivos, capazes de evoluir, se adaptar a um ambiente, sobreviver e se reproduzir, tendo sido capazes de encontrar formas para realizar o que se fizer necessário para sua subsistência e perpetuação de sua espécie. O estudo dos personagens virtuais envolve não apenas as suas características individuais, mas também aquelas de grupo ou sociedade, ou seja, como desenvolvem capacidades de comunicação, cooperação e disputa, seja dentro de uma comunidade ou entre diferentes grupos e espécies. O curso aborda a princípio seres muito simples (emergentes a partir de condições adequadas), quando trata de técnicas computacionais apropriadas para representar mecanismos evolucionários e adaptativos. Mas aborda também seres mais evoluídos (construídos artificialmente) para servirem de base para observação e análise de fenômenos mais avançados. Por fim são discutidas diversas aplicações destes conceitos e tecnologias envolvidas, com especial atenção para as áreas de entretenimento e de experimentos científicos virtuais no contexto de seres e populações virtuais. O nível desta disciplina é intermediário, sendo apropriada tanto para alunos de mestrado como de doutorado. É particularmente interessante para aqueles alunos que venham a desenvolver seus trabalhos em áreas relacionadas à computação visual, inteligência computacional e sistemas cognitivos.