Geral: Possibilitar aos alunos conhecimentos gerais e específicos sobre sensação, percepção, psicofísica e de suas importâncias à psicologia. Específicos: - Fornecer aos alunos informações sobre a história da psicofísica e sua importância às investigações e aplicações em sensação, percepção, cognição e à psicologia em geral. - Fornecer aos alunos conhecimentos fundamentais das principais abordagens psicofísicas: a psicofísica fechenriana, a teoria de detecção de sinal e a psicofísica de S.S.Stevens e a que problemas e situações elas são aplicáveis. - Fornecer aos alunos conhecimentos dos principais métodos psicofísicos. - Fornecer aos alunos práticas de como desenvolver e aplicar métodos psicofísicos. - Possibilitar aos alunos analisar dados obtidos pelos métodos psicofísicos de modo a estimar os principais parâmetros psicofísicos e como interpretá-los. - Possibilitar aos alunos conhecer os principais fatores que podem afetar os dados e os parâmetros psicofísicos. - Fornecer aos alunos conhecimentos fundamentais sobre as modalidades sensoriais, sobre a organização da percepção, sobre o processo atentivo e a importância de estuda-los na Psicologia e áreas afins. - Demostrar aos alunos fenômenos perceptivos e a importância de investiga-los. - Fornecer aos alunos informações sobre as principais abordagens de investigação em percepção.