Há dimensões internacionais em quase todos os aspectos da Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I). Atualmente a CT&I desempenha um papel crucial na governança pública e privada global, na política externa dos Estados-nacionais e nas atuações internacionais dos representantes da sociedade civil - corporações transnacionais, organizações de terceiro setor, academias de saber, dentre outros - seja por constituir um locus de cooperação entre nações e outros atores, ou por estabelecer vantagens intransponíveis no caso de conflitos. A disciplina de pós-graduação Ciência, Tecnologia e Inovação: a dimensão internacional tem por objetivo equipar o(a)s estudantes com os instrumentos necessários para a compreensão dos complexos problemas situados na intersecção das questões de CT&I e dos negócios internacionais lato sensu, entre entes estatais e/ou privados, como fonte de cooperação ou de conflito na arena internacional.
Essa é uma abordagem multi e interdisciplinar, alicerçada em casos reais relacionados a temas de meio ambiente, saúde, energia, segurança, desenvolvimento e comércio exterior, que estão entrelaçados com questões históricas, políticas, econômicas, sociais e culturais no âmbito dos negócios internacionais.
Serão convidados palestrantes com experiência concreta nos temas propostos como, por exemplo, o Prof. Celso Lafer (Professor emérito da USP, ex-ministro das Relações Exteriores e ex-presidente da FAPESP), o Prof. José Goldemberg (Presidente da FAPESP e ex-reitor da USP), o Prof. Jacques Marcovitch (docente da FEA e do IRI e ex-Reitor da USP), o Emb. Rubens Ricupero (ex-secretário-geral da UNCTAD).
- Docente: Guilherme Ary Plonski