Disciplinas Interdepartamentais - Engenharias Elétricas (PCS - PEA - PSI - PTC)
A disciplina em questão tem como foco o desenvolvimento das competências definidas para o curso de Engenharia Elétrica (Projeto Piloto) nas proporções estabelecidas pelo projeto pedagógico. Para isso, os seguintes Objetivos de Aprendizagem foram estabelecidos:
1. Conhecer sistemas de numeração computacionais e praticar a conversão entre eles (min. binário e hexadecimal).
2. Entender o funcionamento do transistor MOS como chave e relacionar com portas lógicas.
3. Entender um circuito digital (combinatório e sequencial) e relacionar com sistemas embarcados.
4. Entender o funcionamento interno de um microcontrolador.
5. Identificar um microcontrolador em um sistema embarcado.
6. Entender espaço de endereçamento e periféricos mapeados em memória.
7. Conhecer e enumerar as ferramentas de desenvolvimento de sistemas embarcados.
8. Conhecer os padrões e normas aplicáveis no desenvolvimento de sistemas embarcados, assim com aspectos éticos e sociais.
9. Entender o funcionamento de um compilador (cross) e aplicar em sua própria compilação.
10. Programar um sistema embarcado, entender o conceito de simulação baseada em plataforma e,
11. Analisar os resultados de uma simulação.
12. Conhecer os sistemas operacionais embarcados, conceito de real-time e decidir (5) qual o melhor para um projeto.
13. Praticar entrada e saída paralela.
14. Conhecer a conversão AD e usá-la em um microcontrolador.
15. Entender a comunicação serial síncrona e assíncrona e projetar uma serial.
16. Comparar famílias de microcontroladores e decidir qual o mais adequado para um projeto de sistema embarcado.
17. Projetar (e executar o projeto) um sistema embarcado (i.e. controlador solar, carro PID).
18. Avaliar projetos de sistemas embarcados (e.g. casos (estudo), avaliação dos demais colegas).
- Docente: Ariana Maria da Conceição Lacorte Caniato Serrano
- Docente: Bruno Cavalcante de Souza Sanches
- Docente: Bruno de Carvalho Albertini
- Docente: Gustavo Pamplona Rehder
A disciplina em questão tem como foco o desenvolvimento das competências definidas para o curso
de Engenharia Elétrica (Projeto Piloto) nas proporções estabelecidas pelo projeto pedagógico. Para
isso, os seguintes Objetivos de Aprendizagem foram estabelecidos:
1. Descrever o espectro do sinal na comunicação
2. Descrever os blocos de um transceptor de comunicação analógica
3. Explicar o roteamento de sinais em redes de comunicação
4. Implementar a modulação de amplitude na comunicação sem fio
5. Analisar a influência do protocolo de comunicação na taxa de transmissão e taxa de erro
6. Projetar circuitos geradores de sinais
7. Projetar amplificadores a transistores
8. Projetar circuitos com amplificadores operacionais (Amp-Op)
9. Implementar amplificadores de potência
10. Implementar circuitos demodulador em amplitude
- Docente Avançado: Marco Isaías Alayo Chávez
- Docente: Antonio Carlos Seabra
- Docente: Gustavo Pamplona Rehder
- Docente: Ricardo Cardoso Rangel
A disciplina em questão tem como foco o desenvolvimento das competências definidas para o curso de Engenharia Elétrica (Projeto Piloto) nas proporções estabelecidas pelo projeto pedagógico. Para isso, os seguintes Objetivos de Aprendizagem foram estabelecidos:
1. Implementar gestão de requisitos (coleta, sistematização, priorização, acompanhamento);
2. Elaborar estrutura funcional de produtos e sua arquitetura;
3. Implementar gestão de cronograma e prazos;
4. Implementar gestão de custos;
5. Aplicar a metodologia de Stage-Gate;
6. Elaborar desenhos topológicos;
7. Implementar e otimizar a alimentação elétrica em sistemas eletrônicos embarcados.
- Docente: Ariana Maria da Conceição Lacorte Caniato Serrano
- Docente: Gustavo Pamplona Rehder
- Docente: Henrique Takachi Moriya
- Docente: Ronaldo Domingues Mansano
A disciplina em questão tem como foco o desenvolvimento das competências definidas para o curso de Engenharia Elétrica (Projeto Piloto) nas proporções estabelecidas pelo projeto pedagógico. Para isso, os seguintes Objetivos de Aprendizagem foram estabelecidos:
1. Implementar Gestão de Tempo em projetos de engenharia;
2. Implementar diferentes técnicas de esboço de peças mecânicas;
3. Aplicar Design Thinking na concepção de soluções de engenharia;
4. Identificar e classificar os usuários e stakeholders de soluções de engenharia;
5. Levantar as necessidades de usuários e stakeholders;
6. Levantar Benchmarkings tecnológicos;
7. Modelar e simular montagens mecânicas em 3D;
8. Identificar tipos de protótipos e definir o protótipo mais adequado para a situação de projeto;
9. Implementar prototipagem rápida para testar a viabilidade de projetos conceituais;
10. Aplicar técnicas de fabricação para a realização de protótipos.
- Docente: Ariana Maria da Conceição Lacorte Caniato Serrano
- Docente: Gustavo Pamplona Rehder
- Docente: Henrique Takachi Moriya
- Docente: Ronaldo Domingues Mansano
A disciplina em questão tem como foco o desenvolvimento das competências definidas para o curso de Engenharia Elétrica (Projeto Piloto) nas proporções estabelecidas pelo projeto pedagógico. Para isso, os seguintes Objetivos de Aprendizagem foram estabelecidos:
1. Classificar equações diferenciais;
2. Relacionar as soluções com fenômenos físicos;
3. Resolver analiticamente equações diferenciais de 1ª e 2ª ordem;
4. Resolver numericamente equações diferenciais;
5. Modelar fenômenos de transportes;
6. Resolver sistema de equações diferenciais lineares de primeira ordem.
- Docente: Alberto Hernandez Neto
- Docente: Ariana Maria da Conceição Lacorte Caniato Serrano
- Docente: Gustavo Pamplona Rehder
- Docente: Lucas Franceschini
- Docente: Maurício Silva Ferreira
- Docente: Nelson Mugayar Kuhl
- Docente: Pedro Luiz Fagundes
A disciplina em questão tem como foco o desenvolvimento das competências definidas para o curso de Engenharia Elétrica (Projeto Piloto) nas proporções estabelecidas pelo projeto pedagógico. Para isso, os seguintes Objetivos de Aprendizagem foram estabelecidos
- Docente Avançado, Docente: Leonidas de Oliveira Brandao
- Docente: Alexandre Megiorin Roma
- Docente: Ariana Maria da Conceição Lacorte Caniato Serrano
- Docente: Claudio Possani
- Docente: Gustavo Pamplona Rehder
- Docente: João Guilherme Caldas Steinstraesser
- Docente: Ricardo de Lima
- Docente: Ricardo dos Santos Freire Junior
A disciplina em questão tem como foco o desenvolvimento das competências definidas para o curso de Engenharia Elétrica (Projeto Piloto) nas proporções estabelecidas pelo projeto pedagógico. Para isso, os seguintes Objetivos de Aprendizagem foram estabelecidos:
1. Analisar e simular a resposta transiente de circuitos de 1a e 2a ordens;
2. Analisar circuitos elétricos utilizando transformada de Laplace;
3. Analisar circuitos elétricos com indutância mútua;
4. Analisar dissipação de calor em componentes eletroeletrônicos;
5. Utilizar a analogia termo-fluídica-elétrica para o modelamento da dissipação de calor de
componentes eletrônicos;
6. Modelar numericamente a distribuição de temperatura em circuitos impressos.
- Docente: Ariana Maria da Conceição Lacorte Caniato Serrano
- Docente: Elisabete Galeazzo
- Docente: Gustavo Pamplona Rehder
- Docente: Magno Teófilo Madeira da Silva
- Docente: Vitor Heloiz Nascimento
Fornecer ao aluno compreensão das atividades em engenharia no que se refere a identificar necessidades e demandas, enunciar problemas, propor e avaliar alternativas de solução.
Auxiliar no desenvolvimento de habilidades e atitudes necessárias aos projetos de engenharia elétrica, tais como: trabalho em equipe, planejamento, coordenação e execução de atividades, desenvolvimento de comunicação oral e escrita, criação de alternativas e critérios para decisões, considerando aspectos técnicos, econômicos, sociais, ambientais e relativos a segurança; realização de escolhas e julgamentos e adoção de postura acadêmica ética.
Introduzir conceitos e desenvolver atividades práticas para dar apoio à execução de projetos de engenharia elétrica.
Realizar projetos de engenharia elétrica.
- Docente: Ronaldo Domingues Mansano
Fornecer ao aluno compreensão das atividades em engenharia no que se refere a identificar necessidades e demandas, enunciar problemas, propor e avaliar alternativas de solução.
Auxiliar no desenvolvimento de habilidades e atitudes necessárias aos projetos de engenharia elétrica, tais como: trabalho em equipe, planejamento, coordenação e execução de atividades, desenvolvimento de comunicação oral e escrita, criação de alternativas e critérios para decisões.
Introduzir conceitos básicos de eletricidade e eletrônica de modo a desenvolver atividades práticas para dar apoio à execução de projetos de engenharia elétrica e fornecer embasamento prático para a continuação de suas atividades em Engenharia Elétrica.
- Docente: Ronaldo Domingues Mansano