a) Conhecer os fundamentos do empreendedorismo que ajudem a pensar empreendimentos no segmento agroalimentar, inseridos no contexto micro e macroeconômico, otimizando os recursos disponíveis com o uso adequado de soluções técnica, social e economicamente viáveis; b) Desenvolver visão empreendedora e pró ativa, agindo como empresário ou profissional autônomo com capacidade de contribuir positivamente para toda a sociedade na geração de resultados econômicos e empregos em seu segmento; e c) Conhecer o processo de elaboração de um modelo de negócios e plano de negócios, de forma profissional, na gestão de empresas do ambiente Agro ou campo de trabalho correlato, sobretudo no ambiente negocial tratado pelo Programa.
A disciplina tem como objetivo ampliar a capacidade analítica de gestão do capital das organizações, sobretudo no ambiente negocial tratado pelo Programa. Objetivos específicos: 1. Incentivar e promover o desenvolvimento profissional dos gestores e do empreendedor na área de finanças; 2. Apresentar padrões de conduta ética na gestão financeira; 3. Ensinar os fundamentos de análise e ações estratégicas no âmbito financeiro; 4. Capacitar os profissionais para o uso de ferramentas de gestão estratégica de custos, contabilidade financeira, análise de valor da empresa e mercado de capitais; 5. Trabalhar aspectos de governança e regulatório nas empresas do sistema agroalimentar.
Aproveitamento de resíduos de origem animal, vegetal e microbiano da agroindústria por bioprocessos. Utilização dos resíduos como substratos na fermentação submersa e estado sólido para a obtenção de bioprodutos com maior valor agregado.