- Docente: Fraulein Vidigal de Paula
- Docente: Maria Isabel da Silva Leme
- Docente: Luciana Maria Caetano
- Docente: Maria Thereza Costa Coelho de Souza
- Docente: Adriana Marcondes Machado
Objetivo:
1 – Discutir as relações constitutivas dos elementos sujeito, educação e sociedade, buscando-se promover, por meio de distintas perspectivas teóricas adotadas no curso, uma crítica à concepção reducionista e colonizadora de educação.
2 – Oferecer aportes teóricos que permitam analisar o entrelaçamento entre a dimensão psíquica e os fatores sociais específicos de cada contexto sócio histórico, explorando-se os processos de determinação e de resistência aos mecanismos sociais de controle;
3 – Estimular a reflexão sobre a relação entre os esforços para a formação de sujeitos autônomos e diferenciados e as condições de existência e de subjetivação em constante produção e atravessadas pela cultura e pela educação.
- Docente: Adriana Marcondes Machado
- Docente: Marie Claire Sekkel
- Docente: Rogerio Lerner
- Docente: Laiz Maria Silva Chohfi
- Docente: Renato Batista da Silva
- Docente: Marlene Guirado
Partindo da consideração do cuidado como categoria política, a disciplina tem como objetivo promover debates sobre práticas concretas de cuidado de crianças e adolescentes, imaginativamente concebidas como obrigação materna no contexto do capitalismo colonial patriarcal. Visa, também, discutir artigos científicos e projetos de pesquisa que fazem uso do método psicanalítico na abordagem de imaginários coletivos de grupos sociais ligados mais ou menos diretamente às tarefas do cuidado dito maternal. Por esta via, pretende favorecer reflexões sobre uma produção de conhecimento que possa orientar práticas clínicas, em vertentes psicoprofiláticas e psicoterapêuticas, voltadas à superação de sofrimentos sociais, bem como fornecer subsídios para debates no âmbito de movimentos sociais.
JUSTIFICATIVA: Os avanços alcançados pelos feminismos, especialmente a partir do nível de conscientização derivado do feminismo negro de matiz interseccional, vieram desnudar os efeitos perversos da divisão sexual do trabalho que se articulam com ideologias que, convencendo as mulheres de que não alcançam sentido de realização pessoal caso não tenham filhos, naturalizam o cuidado de crianças e adolescentes sob a crença de que a mãe biológica é a figura melhor dotada para essa tarefa. A corrente psicanalítica maternalista engrossou essa visão, insistindo sobre a responsabilidade materna acerca da saúde mental dos filhos, na infância, adolescência e vida adulta, o que vem repercutindo prejudicialmente sobre o modo como a mulher é tratada no mundo laboral e provocando sofrimento social que afeta a todas, mães e não-mães.
CONTEÚDO (EMENTA):
1- A divisão sexual do trabalho no capitalismo patriarcal colonial 2- O feminismo materialista, o feminismo negro e a interseccionalidade 3- Opressão e constituição de imaginários coletivos 4- Abordagem psicanalítica de imaginários coletivos sobre a maternidade 4- O uso do método psicanalítico na perspectiva da psicanálise pós-kleiniana de José Bleger 5- Protocolos para elaboração de pareceres sobre pesquisa qualitativaBIBLIOGRAFIA:
1) Aiello-Vaisberg,T.M.J.& Machado,M.C.L.(2008) Pesquisa Psicanalítica de Imaginários Coletivos à Luz da Teoria dos Campos. In J.Monzani;L.R.Monzani(org) Fabio Herrmann:Uma Viagem Psicanalítica. São Carlos:Pedro&João,311-324 2)Bleger, J. (2007) Psicologia de la Conduta. Buenos Aires:Paidós. 3)Bobbio, N.; Matteucci, N.,& Pasquino, G. (1998) Dicionário de Política.Brasília: Editora UnB.4) Delphy,C. (2015) O Inimigo Principal. Revista Brasileira de Ciência Política (17),99-119. 5) Federici,S. (2019) Calibã e a Bruxa: Mulheres, Corpo e Acumulação Primitiva. São Paulo:Elefante. 6) Fonseca-Inacarato,G.M., Gallo-Belluzzo,S.R.,& Aiello-Vaisberg,T.M.J. (2023) “The one who takes care is the mother”: Legal mediators’child care imaginary. Estudos de Psicologia, 40, e210126.7) Granato,T.M.M.,& Aiello-Vaisberg,T.M.J.(2013) Narrativas Interativas sobre o cuidado Materno e seus Sentidos Afetivo-Emocionais. Psicologia Clínica, 25(1),17-35).8) Kergoat,D. Divisão Sexual do Trabalho e Relações Sociais de Sexo. In H. Hirata et al (org) (2009) Dicionário Crítico do Feminismo. São Paulo: Editora UNESP, 67-75. 9)Patias, N.D.& Hohendorff,J.V. (2019)Critérios de Qualidade para Artigos de Pesquisa Qualitativa. Psicologia em Estudo, 24 e43536. 10)Tronto, J.C. (2013) Caring Democracy:Markets, Equality, and Justice.New York:NYU Press. 11)Visintin,C.D.N.,Ambrosio,F.F.,& Aiello-Vaisberg,T.M.J. (2023) Procedimento de Desenhos-Estórias com Tema em Pesquisas Qualitativas sobre Imaginários Coletivos. Estilos da Clínica, 28 (1),98-114.12) Visintin,C.D.N., Fonseca-Inacarato, G.M., Gallo-Belluzzo,S.R.,& Aiello-Vaisberg, T.M.J.(2023)Maternidade em Situação de Cuidado Infantil Ampliado:Investigação Psicanalítica. Psicologia em Pesquisa, 17, e35721. 13) Visintin, C.D.N., Schulte, A.A., Aiello-Vaisberg,T.M.J.(2021) “Meus Hormônios me Enlouquecem”. Psicologia USP, 32, e180117.
- Docente: Tania Maria Jose Aiello Vaisberg
Programa Resumido: A diversidade de nomes e estratégias de estudo e intervenção junto às instituições. - As modalidades psicanalíticas com destaque a Bleger e sua Psicologia Institucional. - As modalidades sócio políticas com destaque a Análise Institucional de Lapassade e Análise de Instituições Concretas de José Augusto Guilhon Albuquerque. - Em busca da especificidade de atuação do psicólogo junto a instituições. - A psicologia como instituição do conhecimento e da prática profissional.
- Docente: Marlene Guirado