Psicologia da Aprendizagem, do Desenv e da Personalidade
O objetivo da disciplina Psicologia da Aprendizagem é apresentar o conceito de aprendizagem e as diferentes abordagens de estudo deste processo psicológico, analisando as bases epistemológicas das duas principais concepções de aprendizagem, com ênfase nas teorias cognitivas da aprendizagem. Discutir algumas questões controversas e relacionar o estudo teórico da aprendizagem com sua aplicação ao processo de ensino formal e informal. Ao final do programa esperamos que o aluno: 1) conheça diferentes e contrastantes abordagens teóricas sobre o processo de aprendizagem e seja capaz de diferenciá-las; 2) perceba as relações da Psicologia da Aprendizagem com áreas de conhecimentos afins: 3) reconheça as aplicações da Psicologia da Aprendizagem à vida cotidiana e ao processo de ensino escolar.
O aluno deverá ser capaz de: - identificar a fase de desenvolvimento de uma criança; - conhecer aspectos que favoreçam o desenvolvimento da criança; - articular os conhecimentos de Psicologia do Desenvolvimento com os de outras áreas da Psicologia; - situar questões teóricas em Psicologia do Desenvolvimento em relação à epistemologia da Psicologia.
- Desenvolver, com o aluno, uma forma de pensar os acontecimentos nas instituições educacionais de maneira a dar relevo ao processo de produção social, político e histórico dos mesmos. - Problematizar a ação da psicologia nas instituições educativas. - Instrumentalizar os alunos de psicologia a ter acesso às relações de poder e saber nas quais as práticas cotidianas se instituem, desenvolvendo conceitos relacionados ao campo de atuação dos estágios realizados.

Objetivo:

1 – Discutir as relações constitutivas dos elementos sujeito, educação e sociedade, buscando-se promover, por meio de distintas perspectivas teóricas adotadas no curso, uma crítica à concepção reducionista e colonizadora de educação.

2 – Oferecer aportes teóricos que permitam analisar o entrelaçamento entre a dimensão psíquica e os fatores sociais específicos de cada contexto sócio histórico, explorando-se os processos de determinação e de resistência aos mecanismos sociais de controle;

3 – Estimular a reflexão sobre a relação entre os esforços para a formação de sujeitos autônomos e diferenciados e as condições de existência e de subjetivação em constante produção e atravessadas pela cultura e pela educação.

Nesta disciplina, vamos abordar o uso de ensaios clínicos randomizados e de estudos neurocientíficos na produção de evidências em Psicanálise.
O aluno deverá ser capaz de: 1. Apresentar e discutir os principais conceitos de Aconselhamento Psicológico. 2. Explicitar a fundamentação teórico-prática do Plantão Psicológico. 3. Elaborar, a partir de sua vivência, a prática de Plantão Psicológico.
Esta disciplina visa à fundamentação da Análise Institucional de Discurso (AID) como uma analítica da subjetividade e, nessa condição, como uma estratégia de pesquisa em psicologia, construída nas fronteiras entre a psicanálise de Freud, as idéias de M. Foucault e a linguística pragmática francesa. Tem como operadores conceituais os termos discurso, instituição e análise.
Objetivos
Partindo da consideração do cuidado como categoria política, a disciplina tem como objetivo promover debates sobre práticas concretas de cuidado de crianças e adolescentes, imaginativamente concebidas como obrigação materna no contexto do capitalismo colonial patriarcal. Visa, também, discutir artigos científicos e projetos de pesquisa que fazem uso do método psicanalítico na abordagem de imaginários coletivos de grupos sociais ligados mais ou menos diretamente às tarefas do cuidado dito maternal. Por esta via, pretende favorecer reflexões sobre uma produção de conhecimento que possa orientar práticas clínicas, em vertentes psicoprofiláticas e psicoterapêuticas, voltadas à superação de sofrimentos sociais, bem como fornecer subsídios para debates no âmbito de movimentos sociais.

JUSTIFICATIVA: Os avanços alcançados pelos feminismos, especialmente a partir do nível de conscientização derivado do feminismo negro de matiz interseccional, vieram desnudar os efeitos perversos da divisão sexual do trabalho que se articulam com ideologias que, convencendo as mulheres de que não alcançam sentido de realização pessoal caso não tenham filhos, naturalizam o cuidado de crianças e adolescentes sob a crença de que a mãe biológica é a figura melhor dotada para essa tarefa. A corrente psicanalítica maternalista engrossou essa visão, insistindo sobre a responsabilidade materna acerca da saúde mental dos filhos, na infância, adolescência e vida adulta, o que vem repercutindo prejudicialmente sobre o modo como a mulher é tratada no mundo laboral e provocando sofrimento social que afeta a todas, mães e não-mães.


CONTEÚDO (EMENTA): 

1- A divisão sexual do trabalho no capitalismo patriarcal colonial 2- O feminismo materialista, o feminismo negro e a interseccionalidade 3- Opressão e constituição de imaginários coletivos 4- Abordagem psicanalítica de imaginários coletivos sobre a maternidade 4- O uso do método psicanalítico na perspectiva da psicanálise pós-kleiniana de José Bleger 5- Protocolos para elaboração de pareceres sobre pesquisa qualitativa


BIBLIOGRAFIA:

1) Aiello-Vaisberg,T.M.J.& Machado,M.C.L.(2008) Pesquisa Psicanalítica de Imaginários Coletivos à Luz da Teoria dos Campos. In J.Monzani;L.R.Monzani(org) Fabio Herrmann:Uma Viagem Psicanalítica. São Carlos:Pedro&João,311-324 2)Bleger, J. (2007) Psicologia de la Conduta. Buenos Aires:Paidós. 3)Bobbio, N.; Matteucci, N.,& Pasquino, G. (1998) Dicionário de Política.Brasília: Editora UnB.4) Delphy,C. (2015) O Inimigo Principal. Revista Brasileira de Ciência Política (17),99-119.  5) Federici,S. (2019) Calibã e a Bruxa: Mulheres, Corpo e Acumulação Primitiva. São Paulo:Elefante.  6) Fonseca-Inacarato,G.M., Gallo-Belluzzo,S.R.,& Aiello-Vaisberg,T.M.J. (2023) “The one who takes care is the mother”: Legal mediators’child care imaginary. Estudos de Psicologia, 40, e210126.7) Granato,T.M.M.,& Aiello-Vaisberg,T.M.J.(2013) Narrativas Interativas sobre o cuidado Materno e seus Sentidos Afetivo-Emocionais. Psicologia Clínica, 25(1),17-35).8) Kergoat,D. Divisão Sexual do Trabalho e Relações Sociais de Sexo. In H. Hirata et al (org) (2009) Dicionário Crítico do Feminismo. São Paulo: Editora UNESP, 67-75. 9)Patias, N.D.& Hohendorff,J.V. (2019)Critérios de Qualidade para Artigos de Pesquisa Qualitativa. Psicologia em Estudo, 24 e43536. 10)Tronto, J.C. (2013) Caring Democracy:Markets, Equality, and Justice.New York:NYU Press.        11)Visintin,C.D.N.,Ambrosio,F.F.,& Aiello-Vaisberg,T.M.J. (2023) Procedimento de Desenhos-Estórias com Tema em Pesquisas Qualitativas sobre Imaginários Coletivos. Estilos da Clínica, 28 (1),98-114.12) Visintin,C.D.N., Fonseca-Inacarato, G.M., Gallo-Belluzzo,S.R.,& Aiello-Vaisberg, T.M.J.(2023)Maternidade em Situação de Cuidado Infantil Ampliado:Investigação Psicanalítica. Psicologia em Pesquisa, 17, e35721. 13) Visintin, C.D.N., Schulte, A.A., Aiello-Vaisberg,T.M.J.(2021) “Meus Hormônios me Enlouquecem”. Psicologia USP, 32, e180117.





Programa Resumido: A diversidade de nomes e estratégias de estudo e intervenção junto às instituições. - As modalidades psicanalíticas com destaque a Bleger e sua Psicologia Institucional. - As modalidades sócio políticas com destaque a Análise Institucional de Lapassade e Análise de Instituições Concretas de José Augusto Guilhon Albuquerque. - Em busca da especificidade de atuação do psicólogo junto a instituições. - A psicologia como instituição do conhecimento e da prática profissional.