O objetivo dessa disciplina é fornecer subsídios e transmitir conhecimentos sobre técnicas computacionais que podem ser aplicadas em coleta e análises de dados experimentais. Com os atuais avanços científicos e tecnológicos em saúde e humanidades, o conhecimento de ferramentas computacionais torna-se indispensável. Os maiores e mais respeitados congressos e revistas internacionais já possuem seções dedicadas a ferramentas computacionais. Esse movimento só tende a crescer por meio das tecnologias já em uso, como big data, registros digitais, IoT, computação cognitiva, modelos e simuladores comportamentais etc. Assim, torna-se imprescindível que pesquisadores e profissionais das áreas de saúde e humanas possuam conhecimentos sobre ferramentas e técnicas computacionais para obter independência no desenvolvimento de suas atividades de pesquisa e clínicas.
Desenvolver Sequências Didáticas considerando as evidências científicas sobre os processos atencionais a partir dos fundamentos da neurociência cognitiva.
Discutir trabalhos de pesquisa atuais na área de Psicofisiologia Sensorial da Visão, visando promover habilidades de apresentação de temas teóricos e aplicados da área.