Ginecologia e Obstetrícia
Esta disciplina tem como objetivo apresentar ao pós-graduando os conceitos básicos de bioestatística necessários para o planejamento, execução, análise e redação de um estudo científico. A disciplina é baseada na linguagem e ambiente R, possibilitando ao estudante compreender os conceitos de bioestatística diretamente no contexto de sua aplicação prática em um programa amplamente utilizado atualmente. A disciplina pretende oferecer ao estudante a oportunidade de montar um plano de análise que poderá ser aplicado para sua própria dissertação ou tese.
- Docente: Francisco Jose Candido dos Reis
Desenvolver o conhecimento em técnicas e recursos didáticos necessários para o desempenho docente universitário, no campo da Ginecologia e Obstetrícia, incluindo apresentações de idéias, conteúdos ou ensinamentos para níveis diferentes de educação (graduação, pós-graduação latu sensu, pós-graduação strictu sensu), utilizando diferentes metodologias de ensino. Além disso, o curso visa dar noções de conteúdos pedagógicos que permitam capacitar o aluno desenvolver autonomia para a docência de maneira integral (planejamento de disciplinas e cursos; definição de conteúdos; definição do modus faciendi e sistemas de avaliação).
- Docente: Ana Carolina Japur de Sa Rosa e Silva
- Docente: Paula Andrea de Albuquerque Salles Navarro
- Docente: Rui Alberto Ferriani
Favorecer a aquisição de conhecimentos para analisar criticamente a literatura referente à tumores ginecológicos e da mama; aprofundar os conhecimentos em metodologia científica; aperfeiçoar a capacidade didática e de apresentação de conceitos e resultados de pesquisa; e incentivar a produção científica em equipe.
- Docente: Francisco Jose Candido dos Reis
- Docente: Franklin Fernandes Pimentel
Este curso tem como objetivo ensinar os alunos de pós-graduação a se tornarem escritores mais eficazes, utilizando exemplos práticos e exercícios. Os tópicos abordados incluem, dentre outros: princípios da boa redação, truques para escrever mais rápido e com menos ansiedade, o formato de um manuscrito científico, autoria, plágio. Ao final, os alunos deverão entregar um pequeno artigo para avaliação por pares. Esta etapa é essencial para a avaliação final.
- Docente: Omero Benedicto Poli Netto