Proporcionar ao aluno subsídios para a compreensão da pesquisa qualitativa e suas diferenças em relação à pesquisa quantitativa; Possibilitar a compreensão do aluno sobre os diversos métodos e técnicas de pesquisa qualitativa; Conceder ao aluno a compreensão sobre as diversas técnicas de análise de dados utilizadas na pesquisa qualitativa; e Permitir com que o aluno entenda a forma de organização, escrita e desenvolvimento das diversas temáticas da pesquisa qualitativa.
Apresentar ao aluno um conjunto de teorias que fazem parte do debate contemporâneo sobre Organizações. Além de motivar o aluno para as diferentes abordagens, a disciplina apresentará situações do mundo das empresas convidando o aluno a identificar possíveis usos para as abordagens discutidas. Os alunos serão expostos a literatura recente explicativa das diferentes abordagens ao mesmo tempo que ouvirá seminários de lideranças acadêmicas e empresariais. Caberá ao aluno conectar os seminários às teorias debatidas nas aulas. Os alunos serão motivados a identificar potenciais problemas de pesquisa associados a cada tópico apresentado.

Estimular discussões e pesquisas que contextualizem a gestão da tecnologia da informação e inovação em organizações. Permitir uma formação multidisciplinar do aluno, por meio da apresentação de conceitos e casos que desenvolvam o entendimento sobre a evolução e o impacto da tecnologia da informação nas organizações. Dar aos alunos uma visão abrangente sobre as possibilidades de obtenção de diferencial competitivo por meio do planejamento e gestão estratégica da inovação e da adoção de tecnologias e modelos de negócios disruptivos. Além disso, permitir discussões de questões sobre os desafios da implementação da tecnologia da informação e da inovação tecnológica nas organizações brasileiras, nos distintos segmentos da economia: agricultura, indústria e serviços.

O foco central do curso é discutir o suporte teórico para a análise da evolução, estrutura e dinâmica dos complexos produtivos, considerando as diversas formas de coordenação e os aspectos institucionais que moldam o funcionamento dos mesmos no Brasil e no mundo.

Serão apresentadas as diversas concepções teóricas utilizadas para embasar as pesquisas sobre o tema, desde a economia setorial (agrícola, industrial, serviços), passando pelos complexos produtivos (industriais, agroindustriais, serviços) e cadeias produtivas até os estudos de sistemas agroindustriais e industriais, sistemas de inovação, clusters, campos organizacionais, entre outros. Desta forma, o curso municiará os alunos com instrumentos de análise das estratégias, políticas públicas e coordenação dos diversos Complexos e de suas tendências.

O enfoque do programa está alinhado ao adotado em centros internacionais e nacionais que estudam a economia e a gestão. Utiliza a base teórica da economia da ‘Economia industrial e das Organizações”, da Ecocomia da inovação, da Sociologia Econômica e das redes políticas


UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA “LUIZ DE QUEIROZ”

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO

ADM4001 – TEORIAS ORGANIZACIONAIS

DOCENTE: LUCIANO MENDES


Estimular a discussão e pesquisa que introduza novos conceitos e ideias para o aprimoramento do estado da arte do conhecimento em Marketing.