Público alvo da disciplina de Pós-Graduação - Pesquisadores em Ensino de Ciências ligados aos programas de Pós-Graduação em (i) Educação e em (ii) Ensino de Ciências e alunos de Mestrado e Doutorado de ambos os Programas. Serão aceitos 30 participantes no total.
Apresentar os espaços de investigação sobre as questões curriculares gerais, do ponto de vista específico de sua articulação com os pressupostos implícitos na natureza e construção do conhecimento científico escolar. Em particular, trata-se de refletir sobre a organização desse conhecimento, no caso da educação básica, com propostas ora disciplinares, ora em áreas, ora em abordagens temáticas e interdisciplinares, ou em outras formas de estruturação. Paralelamente, igual questão se coloca quanto à organização das estruturas curriculares dos cursos superiores, com especial atenção aos cursos de formação inicial de professores. Para isso, serão apresentados aspectos epistemológicos, históricos, locais/nacionais, assim como suas articulações com diferentes culturas escolares e com as políticas curriculares mais recentes.
Possibilitar ao aluno de Pós-graduação o contato com diferentes áreas da pesquisa em Ensino de Ciências, especialmente no que se refere ao ensino de Física, de Química e de Biologia, propiciando o aprofundamento de conhecimentos específicos e atualização, através de seminários ministrados por especialistas convidados.
(i) Aprofundar o estudo da teoria do Eletromagnetismo Clássico. (ii) Estudar o desenvolvimento histórico do Eletromagnetismo. (iii) Discutir propostas de apresentação da teoria do Eletromagnetismo no Ensino Médio.