Disciplinas Interdepartamentais da ESALQ
Apresentar, analisar e discutir as causas do insucesso do sistema convencional em ambiente tropical, as quais estimularam a adoção dos sistemas de produção agrícola em plantio direto. Discutir critérios relativos à adequação, diversificação e implantação desse sistema, e sua importância à conservação do solo e água, e acúmulo de carbono no solo.
- Docente: José Laércio Favarin
Capacitar os alunos para a elaboração de um projeto que contemple a síntese e integração dos conhecimentos adquiridos ao longo do Curso visando seu aprimoramento técnico-científico e a consolidação do perfil acadêmico e profissional pela experimentação e solução de problemas.
- Docente: Thais Maria Ferreira de Souza Vieira
Capacitar o aluno a desenvolver um projeto de desenvolvimento de produto, desde sua concepção até o lançamento do no mercado, por meio da aplicação dos conhecimentos adquiridos a partir das disciplinas básicas e aplicadas do curso.
- Docente: Eduardo Eugenio Spers
- Docente: Lucilio Rogerio Aparecido Alves
- Docente: Marcos Milan
- Docente: Marta Helena Fillet Spoto
- Docente: Sandra Helena da Cruz
- Docente: Thais Maria Ferreira de Souza Vieira
Formação multidisciplinar do estudante. Permitir ao futuro profissional ter uma introdução prévia ao ambiente de trabalho pluridisciplinar e interdisciplinar do setor produtivo. Além disso, permitir participar de discussões de questões do cotidiano do agronegócio e da bioenergia.
- Docente: Antonio Sampaio Baptista
- Docente: Fernando Curi Peres
- Docente: Lucilio Rogerio Aparecido Alves
- Docente: Luis Eduardo Aranha Camargo
- Docente: Thiago Liborio Romanelli
1. Proporcionar aos alunos o aprimoramento técnico-científico, com a realização de um trabalho de síntese e integração dos conhecimentos adquiridos ao longo do Curso;
2. Acelerar a maturidade profissional do graduando em Engenharia Florestal através de um trabalho de caráter profissional, sob orientação de um docente do curso de Engenharia Florestal. Por caráter profissional entende-se que o TCC apresenta nível técnico-científico compatível com a atividade dos Engenheiros Florestais em exercício na sociedade brasileira; e
3. Consolidar o perfil acadêmico e profissional do aluno em final de Curso.
- Docente: Marcos Sorrentino
1. Proporcionar aos alunos o aprimoramento técnico‐científico, com a realização de um
trabalho de síntese e integração dos conhecimentos adquiridos ao longo do Curso;
2. Acelerar a maturidade profissional do Graduando em Gestão Ambiental através de um
trabalho de caráter profissional, sob orientação de um docente do referido curso. Por “caráter
profissional” entende‐se que o TCC apresenta nível técnico‐científico compatível com a
atividade dos Gestores Ambientais; e
3. Consolidar o perfil acadêmico e profissional do aluno em final de Curso.
- Docente: Marcos Sorrentino
Proporcionar ao ingressante uma visão geral, mundial e do Brasil de agricultura, agronegócio e Engenharia Agronômica. Oferecer ao aluno informações a respeito de sua formação, perfil profissional, atribuições e mercado de trabalho. Permitindo o estabelecimento de uma agenda preliminar e um planejamento curricular de acordo com sua metas.
- Docente: Gerhard Bandel
- Docente: Jose Otavio Machado Menten
- Docente: Mateus Mondin
A disciplina tem como objetivo a recepção e introdução do ingressante à vida universitária (etapa de Prevenção/Precaução) como subsídio às outras disciplinas que iniciam com a \"etapa de adaptação\". O aluno fará uso dos conhecimentos adquiridos como um instrumento auxiliar no planejamento de sua vida acadêmica durante todo o curso
- Docente: Ademir de Lucas
- Docente: Evaristo Marzabal Neves
- Docente: Roberto Arruda de Souza Lima
A disciplina tem como objetivo a recepção e introdução do ingressante à vida universitária (etapa de Prevenção/Precaução) como subsídio às outras disciplinas que iniciam com a \"etapa de adaptação\". O aluno fará uso dos conhecimentos adquiridos como um instrumento auxiliar no planejamento de sua vida acadêmica durante todo o curso
- Docente: Evaristo Marzabal Neves
- Docente: Roberto Arruda de Souza Lima
1. Proporcionar aos alunos o aprimoramento técnico‐científico, com a realização de um
trabalho de síntese e integração dos conhecimentos adquiridos ao longo do Curso;
2. Acelerar a maturidade profissional do Graduando em Gestão Ambiental através de um
trabalho de caráter profissional, sob orientação de um docente do referido curso. Por “caráter
profissional” entende‐se que o TCC apresenta nível técnico‐científico compatível com a
atividade dos Gestores Ambientais; e
3. Consolidar o perfil acadêmico e profissional do aluno em final de Curso.
- Docente: Marcos Sorrentino