Fitopatologia e Nematologia
Capacitar o aluno para o entendimento dos conceitos e princípios fundamentais da fitopatologia. Conscientizar o acadêmico sobre a importância das doenças no processo produtivo. Prover conhecimentos sobre a interação patógenos-hospedeiros, métodos de diagnose e manejo de doenças visando a redução dos danos às culturas.
Fornecer aos alunos informações teóricas e práticas sobre os principais grupos de microrganismos (fungos, bactérias, vírus e príons) e destacar sua importância e aplicação na produção e no processamento de alimentos e também como controlá-los para assim reduzir o risco de contaminações em alimentos.
Oferecer aos alunos a oportunidade de conhecer aspectos básicos e aplicados das principais doenças de plantas frutíferas e olerícolas e como manejá-las.
Ministrar conhecimentos essenciais sobre nematóides do solo, com destaque especial dos grupos nocivos à agricultura encontrados no Brasil, incluindo métodos de controle e revisão da literatura mais recente.
Ministrar conhecimentos essenciais sobre os principais grupos animais, destacando sua importância econômica e ecológica no Brasil.
: Dotar os alunos de conhecimentos básicos sobre os diferentes grupos de microrganismos e suas atividades nos principais processos biológicos que se desenvolvem no ambiente.
Fornecer ao aluno informações básicas da biologia dos microrganismos, propiciando condições para o entendimento de aspectos relacionados com a caracterização, nutrição, crescimento, controle e inter-relações entre esses organismos. Capacitar o aluno no acompanhamento, dentro da grade curricular das Ciências Biológicas, de assuntos relacionados à Microbiologia.
- Fornecer informações taxonômicas básicas sobre os principais grupos de microorganismos (fungos, bactérias, protozoários, vírus, viróides e príons) e destacar sua importância para as Ciências Agronômicas e Florestais com exemplos pertinentes a estas áreas. -Capacitar o aluno em técnicas elementares de microbiologia
Oferecer aos alunos conhecimentos atualizados sobre Zoologia Aplicada à Engenharia Agronômica e Florestal, portanto enfatizando os grupos animais e as espécies mais importantes ocorrentes no ambiente rural.
A disciplina tem como objetivos apresentar os princípios de controle e os ciclos das relações patógeno-hospedeiro das principais doenças das culturas da soja, milho, algodão, feijão, café, batata, amendoim, seringueira, cana-de-açúcar e culturas de inverno.