Medicina Social
Ajuda com Pesquisar cursos

Análise Estatística em Estudos em Saúde Utilizando o Programa R (2016)


Capacitar alunos de pós-graduação em saúde a utilizar o programa computacional R, para que estejam aptos a organizar os bancos de dados de seus trabalhos científicos, construir gráficos adequados e desenvolver algumas análises de dados.
Estimular o aprendizado de conceitos fundamentais da bioestatística, estudando as técnicas para a obtenção, apresentação e análise de dados. Estimular a aplicação destes conhecimentos e métodos nas atividades de ensino, pesquisa e atuação em saúde, estimulando o aluno a interpretar e criticar os resultados de estudos científicos.
O conceito de qualidade e de gestão da qualidade se desenvolveu ao longo do século XX e se tornou um modelo de referência para a tomada de decisão para os gestores dos mais variados setores Assim, o objetivo desta disciplina é promover o resgate histórico de tais conceitos, discutindo suas aplicações especificamente na área da saúde. Pretende-se que ao final da disciplina, os alunos tenham desenvolvido uma visão crítica desses modelos de gestão da qualidade, bem como das vantagens e limitações dos mesmos na área de saúde.
Compreender as políticas de saúde como políticas sociais. Estudar os elementos que caracterizam as políticas de saúde. Analisar criticamente as políticas de saúde no Brasil. Delinear as perspectivas das mudanças na área da saúde no Brasil e no mundo.
Discutir os conceitos de Equidade e População em situação de vulnerabilidade no campo da Atenção Primária à Saúde (APS). Identificar as necessidades de saúde das populações em situação de vulnerabilidade na APS em cenários específicos e compreender a atuação dos profissionais de saúde nesses cenários.
Análise crítica da educação tradicional. Teorias da Educação. Compreender os fundamentos pedagógicos da e-learning. Modelar cursos tradicionais para incorporar a utilização das TIC. Promover a utilização crítica das TIC no ensino-aprendizagem em saúde. Aproximar a educação do cotidiano do trabalho em saúde.

e-Disciplinas - Ambiente de apoio às disciplinas da USP