Clínica Médica
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Dotar o pós-graduando de noções básicas sobre princípios e condições de funcionamento de métodos de avaliação educacional de habilidades clínicas, bem como capacita-lo a planejar e executar uma avaliação real, analisar criticamente os resultados e refletir sobre os mesmos de modo a utilizá-los no aperfeiçoamento do processo ensino-aprendizagem.
1. OBJETIVOS: 1.1 Sensibilização crítica dos participantes para a importância da inovação no contexto científico, acadêmico e empresarial 1.2 Análise crítica sobre o processo de inovação tecnológica em empresas, a implantação da função tecnológica e sua relação com as demais áreas: marketing, RH, finanças e produção. 1.3 Discutir o conceito de propriedade intelectual, bem como o processo de patenteamento no país e metodologia pertinente. 1.4 Discutir o empreendedorismo e a sua relevância para o desenvolvimento tecnológico e econômico no país. 1.5 Apresentar as políticas públicas focadas na inovação e as linhas de fomento destinadas a estes própositos. Avanços atuais.
A disciplina tem por objetivo apresentar aos alunos de pós-graduação as bases clínicas, físicas, farmacológicas e tecnológicas da Medicina Nuclear. A partir desta introdução, evidenciaremos a Medicina Nuclear como um campo fértil para pesquisas multidisciplinares e translacionais em diferentes especialidades médicas, biomédicas e de exatas. A leitura dos artigos científicos em Medicina Nuclear tem como objetivo desenvolver o raciocínio crítico necessário para a prática racional e ética da pesquisa em humanos e em animais utilizando radioisótopos. As atividades da disciplina incluirão aulas teóricas, aulas práticas na Seção de Medicina Nuclear do HC-CMRP-USP, leitura e análise de artigos científicos e apresentação de seminários e/ou propostas de projetos de pesquisa.
Objetivo geral: Ao término do desenvolvimento desta disciplina, espera-se que o estudante adquira habilidades e competências que o capacitem a atuar com segurança no campo da educação superior. Objetivos específicos: Ao término do desenvolvimento desta disciplina, espera-se que o estudante esteja capacitado a: Compreender as várias teorias educacionais aplicáveis à educação do adulto; Enumerar os fatores que afetam positiva ou negativamente o ambiente de aprendizagem; Compreender os princípios básicos para o desenvolvimento dos currículos dos programas educacionais na área da saúde; Enumerar diferentes formatos de currículos estabelecidos conforme diferentes concepções; Analisar criticamente os métodos mais usuais de ensino e aprendizagem, comparando os mais tradicionais com propostas mais inovadoras; Compreender os princípios e as formas de utilização dos métodos de aprendizado ativo, com base na análise de problemas reais de saúde; Compreender o papel da avaliação formativa no reforço do aprendizado e enumerar diferentes técnicas para a sua prática; Compreender os princípios e o significado da avaliação do aprendizado e enumerar diferentes técnicas para a sua prática; Compreender os princípios e o significado da avaliação da qualidade e da eficácia dos processos educacionais na área da saúde e enumerar as diferentes maneiras de implementá-la.

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