Opções de inscrição
Subsidiar o aluno na reflexão sobre as necessidades, a complexidade e os desafios da realidade escolar, aproximando-o de referenciais teóricos sobre tal temática. Oportunizar experiências de estágio supervisionado em instituições da educação básica, preferencialmente públicas. Possibilitar a imersão no cotidiano escolar, para o aluno ser capaz de investigar e problematizar: a) a prática docente; b) as modalidades didáticas utilizadas e as novas possibilidades; c) as interações discursivas na sala de aula; d) a situação da escola no contexto das avaliações externas, tanto estaduais como federais. Espera-se que a disciplina contribua na construção da autonomia docente para planejar e executar intervenções educacionais que abordem conteúdos do escopo da Biologia, utilizando estratégias pedagógicas inovadoras, centradas no papel ativo dos alunos, e considerando a inserção de novas tecnologias da informação e comunicação (TICs) no cotidiano escolar e para a pesquisa docente. Paralelo a esse processo de construção da prática docente, a disciplina se propõe a desenvolver a postura do professor pesquisador, a partir da discussão e aplicação de estratégias investigativas no contexto escolar.
Observação:
A disciplina deve ser cursada no 8º semestre do período Integral e no 12º semestre do período Noturno, preferencialmente após a realização das demais 350 horas de estágio obrigatório da licenciatura.
- Docente: Ana Maria Inacio de Oliveira
- Docente: Andreza Caiero
- Docente: Bianca Hipólito de Oliveira
- Docente: Bunni Costa
- Docente: Christine Janczur
- Docente: Fabiola Barrocas Parmejane
- Docente: Mariana Tambellini Faustino
- Docente: Melissa da Cruz Botelho
- Docente: Rosana Louro Ferreira Silva
- Docente: Rubens Parker Mamani Huaman
Visitantes não podem acessar este curso. Por favor faça login.