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Apresentação de gêneros de poesia hexamétrica e de poesia “lírica” (elegíaca, jâmbica e mélica), bem como noções gerais de poética clássica, com base nos tratados de Aristóteles (Poética) e de Horácio (Arte poética). | ||||
PROGRAMA - Profa. Adriane Duarte
1. Estudos clássicos e os "clássicos"
2. Módulo 1: Poesia hexamétrica: poesia épica, poesia didática, poesia sapiencial
HESÍODO. Teogonia. Tradução Torrano, J. (estudo e trad.). São Paulo: Iluminuras, 2003. _________. Teogonia. Tradução Werner, C. São Paulo: Hedra: 2013. HOMERO. Ilíada de Homero. Tradução Campos, H. de.. São Paulo: ARX, 2003. _________. Ilíada. Tradução Nunes, C. A. São Paulo: Hedra, 2011/Ediouro, 2009. _________. Ilíada. Tradução Lourenço, F. São Paulo: Companhia das Letras/Penguin, 2013. HOMERO. Odisseia. Tradução Nunes, C. A. São Paulo: Hedra, 2011. _________. Odisseia. Tradução Lourenço, F. São Paulo: Companhia das Letras/Penguin, 2011. _________. Odisseia. Tradução Vieira, T. . São Paulo, 34 Letras, 2011. _________. Odisseia. Tradução Werner, C.. São Paulo, Cosac Naify, 2014. VIRGÍLIO. Eneida. Tradução Nunes , C. A. São Paulo: 34 Letras, 2014.
3. Módulo 2: A poesia “lírica” – jâmbica, elegíaca, mélica (monódica e coral)
*MARTINS, P. Antologia de poetas gregos e latinos. São Paulo: PDF, 2010. RAGUSA, G. Antologia da elegia e do jambo arcaicos. São Paulo: PDF, 2013.
Avaliações:
Bibliografia e outras mídia de apoio (* indica textos online)
I. Para os Estudos clássicos e os "clássicos": *ALLAN, Willian. Classical Literature. A very short introduction. Oxford: Oxford University Press, 2014, pp. 01-16. (Cap. 1. 1. História, Gêneros, Transmissão textual, PDF online) CALVINO, I. Por que ler os clássicos. In: Por que ler os clássicos. São Paulo: Companhia das Letras, 1993, pp. 9-16. II. Para Homero: Antologia Poética(s) Antiga(s): conceitos gerais e épica . São Paulo: PDF, 2015. BRANDÃO, Jacyntho Lins. Canta Musa. in Antiga Musa. Arqueologia da ficção. Belo Horizonte: Relicário, 2015, 29-47. *CAMPOS, André Malta. O MC Homero e o Rapsodo Max BO: a épica grega na linguagem do Rap. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 15, n. 3, p.523-533, set./dez. 2013. (* Audio: Max B.O - Ilíada e Odisseia - Ritmo e Poesia < https://www.youtube.com/watch?v=OJgVtXCL32Y>) *CONSENTINO, M.; MARTINHO, M.; RODRIGUES, F., WERNER, C. As epopeias greco-romanas. Podcast disponível em http://oestadodaarte.com.br/as-epopeias-greco-romanas/ *MALTA, A. Itinerário para o estudo de Homero. in Guia bibliográfico da FFLCH, Disponível em http://fflch.usp.br/sites/fflch.usp.br/files/Homero.pdf REECE, S. Formulas. in Encyclopedia of ancient Greek language and linguistics, v. 1. Leiden: Brill, 2014, 613-615. THOMAS, R. Poesia oral. in Letramento e oralidade na Grécia antiga. São Paulo: Odysseus, 2005, 41-71. VASCONCELLOS, P. S. Definindo épica. in Épica 1: Ênio e Virgílio. Campinas: Edunicamp, 2014, 11-29. VERNANT, J.-P. O universo, os deuses, os homens. Trad. R. F. d’Aguiar. São Paulo: Cia. das Letras, 2000. VIDAL-NAQUET, P. O mundo de Homero. Trad. J. B. Neto. São Paulo: Cia. das Letras, 2002. *ZANON, Camila A. Homero. Qual cultura? Que sociedade? in Romanitas, 2, 174-196, 2013. II.1: Para a Ilíada: *ASSUNÇÃO, T. R. “Ação divina e construção da trama nos ‘Cantos I e II’ da Ilíada”. Letras Clássicas 5, 2001, pp. 63-78. BARBOSA, Tereza Virgínia R.; CAETANO, A.; CÔRREA, P. Ilustrações P. BAGNARIOL. Ilíada. de Homero. Tradução em Quadrinhos. Belo Horizonte: Editora RHJ, 2012. JONES, P. Introdução: In: HOMERO. Ilíada. São Paulo: São Paulo: Penguin/Companhia das Letras, 2013. *MALTA, A. Literatura Universal. Ilíada. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=mRtUgA3_Mmo II.2: Para a Odisseia: *DUARTE, A. da S. “As relações entre retorno e glória na Odisséia”. Letras Clássicas 5, 2001, pp. 11-28. KNOX, B. Introdução. In HOMERO. Odisseia. Trad. de F. Lourenço. São Paulo: Companhia das Letras, 2011, pp. 07-93. *MALTA, A. Literatura Universal. Odisseia. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=38QJQmaFuOE III. Para Virgílio e/ou Eneida: *MARTINS, P. Literatura Universal. Eneida. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=usY6Y_tzHrU *SANTOS, M. M. “Da disposição da Eneida, ou Do gênero da Eneida segundo as espécies da Ilíada e da Odisséia”. Letras Clássicas 5, 2001, pp.159-206. VASCONCELLOS, P. S. Épica 1: Ênio e Virgílio. Campinas: Edunicamp, 2014. IV. Para Hesíodo: KRAUSZ, L. O pastor e as deusas: a iniciação de Hesíodo. In: As Musas. Poesia e divindade na Grécia Arcaica. São Paulo: Edusp, 2007, pp. 95-122. *TORRANO, J.A.A. Literatura Universal. Teogonia de Hesíodo. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=tHlJrpJxh5s&list=PLxI8Can9yAHfwU1xgIgN2QLh6SuYsV2gG&index=28 WERNER, C. Introdução. In. Hesíodo. Teogonia. São Paulo: Hedra: 2013. V. Para os “líricos” e seus poetas: Achcar, F. “Lírica e lugar-comum”; “Genealogia do carpe diem: imagens do efêmero de Homero a Catulo”. In: Lírica e lugar-comum. São Paulo: Edusp, 1994, pp. 25-56, 59-85. brunhara, R. Introdução: Tirteu e a elegia grega arcaica. In As elegias de Tirteu.. São Paulo: Humanitas, 2014, pp. 17-64. Corrêa, P. da C. Um bestiário arcaico. Fábulas e imagens de animais na poesia de Arquíloco. Campinas: Editora da Unicamp, 2010, pp. 17-44. Martins, P. Elegia romana: construção e efeito. São Paulo: Humanitas, 2009. Oliva, J. A. (trad., introd. e notas). “Introdução”. In: Catulo. O Livro de Catulo. São Paulo: Edusp, 1996, pp. 15-63. Ragusa, G. “Enredos de um objeto: em torno da mélica grega arcaica”. In: Lira, mito e erotismo: Afrodite na poesia mélica grega arcaica. Campinas: Editora da Unicamp, 2010, pp. 23-53. Safo de Lesbos. Hino a Afrodite e outros poemas. Tradução por G. Rag |
- Docente: Adriane da Silva Duarte