FAQ da Graduação: A Poli está Online

Atualizado em 27/03/2020

A Diretoria e a CG estão trabalhando para que todos estudantes de graduação da Poli não percam contato com o conhecimento, que possam fazer exercícios e outras atividades, dando continuidade à sua vida acadêmica e com isso promovendo esperança e acreditando no futuro. Isso é de uma riqueza exemplar, se transformando possivelmente em um pilar de sustentação emocional no seu ambiente familiar.

Existem estudantes vulneráveis para os quais a Poli, com o apoio da AEP e do Grêmio, está disponibilizando computadores e acesso à internet. Contamos com o apoio e compreensão de todos os nossos professores para possibilitar que nenhum estudante seja prejudicado pelas circunstâncias que no momento enfrentamos.

Perguntas

Não. Pararam as aulas presenciais. Os cursos seguem em frente, com as adaptações necessárias. A Poli manterá toda a comunidade politécnica atualizada sobre as questões de graduação através deste FAQ. Estas informações serão constantemente atualizadas.
A Poli está seguindo as orientações da Pró-Reitoria de Graduação (PRG) da USP. É importante ressaltar que o item 8 das diretrizes COVID-19 da PRG estabelece que a exequibilidade de atividades de graduação deve ser avaliada pela Unidade (Diretoria), Comissão de Graduação (CG) e Comissões de Curso (CoCs) de forma a garantir que os estudantes tenham as mínimas condições de realização dessas atividades.

A Poli está utilizando o conceito de Período Letivo, que pode ou não estar totalmente compreendido no 1º semestre de 2020. Desta maneira, dependendo das orientações do Governo do Estado de São Paulo e da PRG da USP, este período letivo pode se estender ou não além do 1º semestre de 2020. Da mesma maneira, os períodos letivos subsequentes podem sofrer ajustes adicionais.
A Poli, com base nas diretrizes COVID-19 da PRG e demais orientações do Estado, identificou três fases para este período letivo. A fase 1 e a fase 2 estão compreendidas dentro do período de Pandemia em que há medidas de isolamento social e a fase 3 em que há o retorno às atividades presenciais dentro da universidade.

A Fase 1 visa disponibilizar acesso à internet e computadores ou similares a todos os estudantes da Poli. A previsão da Diretoria é que isso ocorra até o início de maio. Nesse período, a orientação é não estabelecer prazo final para entregas de atividades ou realizar avaliações para fins de nota dentro deste período. Caso o docente identifique que isto é imprescindível, ele deve encaminhar uma solicitação à CoC ou à Comissão do Ciclo Básico (CCB) para obter a autorização. Também, nessa fase, o controle de frequência deve ser exercido com extremo cuidado, pois estudantes sem acesso ou com restrição de acesso às atividades online não podem ser prejudicados. Todos que puderem contribuir com equipamentos (desktop, notebook, tablet) entrem em contato com a Associação dos Engenheiros Politécnicos (AEP).

Fase 2, ainda no período de Pandemia, mas com todos os estudantes em condições de acessar o material disponibilizado online e também aulas ou conferencias online, onde pode-se solicitar a entrega de trabalhos (e outros meios de avaliação) de forma online. Note que isso deverá ser feito de maneira a garantir a segurança e a rastreabilidade do processo avaliativo. Provas, no sentido tradicional que as fazemos (iguais a todos os estudantes), quando aplicadas online são facilmente fraudadas, prejudicando os demais estudantes. Por precaução, a Diretoria da Poli estabeleceu que durante a Fase 1 e a Fase 2 esse tipo de prova não poderá ser aplicado.

Fase 3, após o período de pandemia as avaliações poderão ser feitas por meio de provas tradicionais. O planejamento e o cronograma de provas serão realizados pela CCB ou pela CoC do seu curso.
Entre em contato com o representante discente (RD) ou coordenador da CoC do seu curso, ou ainda, com o coordenador da Comissão do Ciclo Básico (CCB), para orientação (Contato). A Diretoria também está à disposição para esclarecimentos.

A Poli está empenhada em garantir acesso à internet e equipamento para os estudantes sem recursos próprios, isto é essencial para avançarmos para a Fase 2.
Estamos em um período de exceção. Assim como você, seu professor está tentando fazer o melhor possível. A Diretoria, a CG e as CoCs estão entrando em contato com cada um dos coordenadores de disciplinas para esclarecer os pontos apresentados no item 3 deste FAQ.

Como linha geral, o professor pode solicitar entregas na Fase 1 desde que ele receba daqueles não presentes depois da Fase 1, ou seja, na Fase 2 ou mesmo na Fase 3. O professor deve comunicar claramente a todos estudantes (portanto não só na aula online mas principalmente no site da disciplina) e à sua CoC quais as medidas adotadas pela disciplina.

Para auxiliar nesse processo de esclarecimento, o que você pode fazer é enviar um e-mail ao RD ou coordenador da sua CoC ou da CCB (se for o caso) para obter os devidos esclarecimentos.
Se você não tiver a autorização de sua CoC para fazer isso, sim. Mas tranquilize-se, é um momento de exceção e o importante é trocarmos informações e coordenar as ações. Entre em contato com o coordenador de sua CoC o mais rápido possível para orientações e normalização da situação de sua disciplina. Isso evita desgastes para todos os envolvidos.
As aulas online serão obrigatoriamente no mesmo horário da grade horária original de cada turma para evitar conflitos de horários entre disciplinas e com outras atividades que os estudantes tem, por exemplo à noite. No caso de dúvida a grade oficial é aquela no sistema Jupiter, valendo turma a turma.
Sim. A efetividade das aulas online depende da participação dos estudantes. No entanto, durante a Fase 1 explicada no item 3 deste FAQ, o controle de frequência deve ser exercido com muito cuidado, pois estudantes sem acesso às aulas online não podem ser prejudicados. Note que a dificuldade de acesso às aulas online síncronas não se restringe apenas aos estudantes que não tem nenhum acesso à internet. O acesso às aulas online, no modo síncrono, exige uma conexão de internet muito melhor do que para atividades online assíncronas como por exemplo entrega de trabalhos ou acesso ao e-Disciplinas. Existem muitos relatos de estudantes da Poli que tem acesso à internet mas, no entanto, quando seus pais também estão trabalhando online em casa a conexão internet é perdida. Como referência, uma comunicação apenas por áudio ocupa 10 vezes menos banda que comunicação por vídeo ou compartilhamento de tela e ambas escalam linearmente com o número de participantes. Uma conexão ao e-Disciplinas é muito mais leve que os casos citados anteriormente.

Também é importante ressaltar que no ambiente online a frequência deve considerar a participação, não só na aula online síncrona como também em outras atividades, como entrega de trabalhos, participação em fóruns, quizzes e enquetes, etc.

É importante que os estudantes com dificuldade de acesso ou que não tenham como acessar as aulas online, entrem em contato por e-mail com o coordenador da CoC do seu curso ou com a CCB do Biênio (se for o caso) para explicar suas dificuldades. É recomendável também enviar o e-mail com cópia aos professores das disciplinas que o estudante estiver cursando.
Não. A Semana Santa será utilizada para que os estudantes que não tiveram acesso desde o primeiro momento ao conteúdo online possam se colocar em fase. Esta semana também dará uma oportunidade para que os professores façam ajustes e troquem experiências sobre o uso intensivo de recursos online.
1Recomendamos aos professores que criem, no e-Disciplinas (ou AVA similar), uma lista de presença (modelo) para cada aula que deverá ficar aberta pelo menos uma semana. Outra maneira de aferir presença é solicitar que os estudantes postem mensagens ou soluções de exercícios soluples em um forumqueles que não puderem acompanhar a aula online e, portanto, não conseguirem fazer a postagem no fórum, poderão fazer a postagem depois, mas justificando a sua ausência. A justificativa deverá ser enviada ao e-mail ao professor com cópia para o coordenador da CoC do curso. Este feedback pode nos ajudar a entender as dificuldades de acesso, quantificar e atender aos estudantes.

Muitas disciplinas podem utilizar a entrega de trabalhos como modo de aferir frequência, sempre respeitando os procedimentos mencionados no item 3 deste FAQ.

Outras formas de controle podem ser sugeridas pelo professor, no entanto devem ser validadas junto a CoC do seu curso ou a CCB.
Pelo e-Disciplinas (ou AVA similar), como já era feito em muitas disciplinas antes da Pandemia.
Caso sua disciplina não esteja no e-Disciplinas (ou AVA similar) entre em contato com a CoC do seu curso ou, se for o caso, com a Comissão do Ciclo Básico. Você pode também entrar em contato com a equipe de TI da Escola Politécnica.
Há várias alternativas de software para aulas online, como o MConf do e-Disciplinas, o Google Meet e o Zoom, entre outros. A escolha é feita pelo professor, que informará os estudantes pelo e-Disciplinas. As CoCs podem compartilhar as boas práticas de aulas online entre os professores de cada curso.

O MConf (BigBlueButton) é um software para aulas online e faz parte do e-Disciplinas e dessa maneira é possível identificar quem entrou para a aula. Ele foi atualizado nas últimas semanas e permite fazer gravações das aulas e fazer perguntas para votação online (enquete, quiz).

O Google Meet é um software para reuniões e está incorporado ao G-suíte que temos acesso via USP, e também funciona muito bem para aulas.

O Zoom junta as funcionalidades do Mconf e do Google Meet, é um software pago, mas brevemente a Poli vai disponibilizá-lo para os professores que estiverem interessados.
Sim. A maioria dos softwares para aulas online permite compartilhar sua tela com os participantes. Para compartilhar seus slides na aula online basta iniciar a apresentação dos slides em modo de compartilhamento de tela. No “compartilhar tela”, o professor pode usar qualquer software instalado em seu computador (editores, planilhas, simuladores, paint etc).

Deixe o Chat (bate papo) sempre visível para você reagir rapidamente a uma pergunta ou comentário dos estudantes (por vezes, a apresentação do PowerPoint encobre o Chat para o apresentador). No compartilhamento de tela, a banda de comunicação aumenta e pode causar lentidão. Uma forma rápida de verificar se está havendo atraso de comunicação por limitação de banda de comunicação é verificar se os chats postados estão aparecendo para você com atraso (latência).

Alguns softwares para aulas, como o WConf do e-Disciplinas, permitem que você carregue a apresentação no próprio software para aulas. Isso reduz a banda de comunicação e permite que a aula seja gravada slide a slide (no lado esquerdo da gravação aparecem os slides e você pode ir direto á gravação de cada um deles).

O professor deve recomendar aos estudantes que desliguem seus microfones e só abram a câmera ou microfone se forem falar ou apresentar alguma imagem, geralmente através da mediação do professor.
Uma aula gravada não é o mesmo que uma aula tradicional, pois não há interação estudante-professor. Entretanto, elas são um recurso didático relevante, que pode ser utilizado nas etapas pré-, durante ou pós-aula (vide item 25 do FAQ).

Durante a aula online o professor pode utilizar trechos de videos gravados de acordo com sua didática.

A aula gravada também é muito interessante como recurso pré-aula se você utilizar a aula online para tirar dúvidas, desenvolver exercícios conjuntamente, inclusive com perguntas e respostas, ou desenvolver aplicações dos conceitos apresentados na aula gravada.

Alguns softwares para aulas, como o WConf do e-Disciplinas, permitem que a aula seja gravada slide a slide se os slides estiverem carregados no próprio software. Se o professor gravar a aula antecipadamente, ao assistir a gravação, os slides aparecerão do lado esquerdo e pode-se assistir imediatamente aquele slide que foi selecionado.

Os professores também podem utilizar vídeos de outras pessoas, desde que sejam de domínio público. Estudantes podem ajudar a localizar e sugerir vídeos interessantes para uso nas disciplinas.
Não é obrigatório. Recomendamos a todos os professores que gravem suas aulas para serem disponibilizadas de forma assíncrona ou offline àqueles estudantes que encontrem dificuldades em acessá-las de maneira síncrona.

O acesso às aulas online, no modo síncrono, exige uma conexão internet muito melhor do que para atividades online assíncronas como por exemplo entrega de trabalhos ou acesso ao e-Disciplinas. Existem muitos relatos de estudantes da Poli que tem acesso à internet mas, no entanto, quando seus pais também estão trabalhando online em casa a conexão de internet é perdida. Como referência, uma comunicação apenas por áudio ocupa 10 vezes menos banda que comunicação por vídeo ou compartilhamento de tela e ambas escalam linearmente com o número de participantes. O compartilhamento de tela e vídeo simultâneos aumenta ainda mais a necessidade de banda de comunicação. Uma conexão ao e-Disciplinas é muito mais leve que os casos citados anteriormente.

A gravação pode ser feita por qualquer ferramenta, como por exemplo Mconf, Zoom ou Google Meet (mencionadas no item 13 deste FAQ), durante a transmissão ao vivo ou podem ser gravadas antecipadamente e disponibilizadas aos estudantes como mencionado no item 15 deste FAQ.
Cada software para aulas online salva sua aula em locais distintos. No caso do Google Meet ele salva no seu google drive no formato mp4. No caso do Wconf ele salva em um servidor USP, que não é no formato mp4.

Se você gravar a aula em outro software, a USP dispõe de um portal para videoaulas, o e-Aulas, que já possui em seu repositório mais de 10 mil aulas disponibilizadas e conta com a vantagem de realizar o cadastro automático dessas videoaulas como produção docente junto ao SIBi. No e-Aulas é possível modificar e substituir essas videoaulas quando quiser.

Outra alternativa é disponibilizar em plataformas como o youtube ou vimeo. Nessas plataformas o acesso é público e você não consegue fazer uma reposição de vídeo (você destrói e cria outro), o que gera um novo link para o seu vídeo. Isto cria dificuldades pois você precisa alterar o endereço em todos os locais que você referenciou esse vídeo. Em muitas dessas opções você pode controlar o acesso e mesmo permitir que apenas determinados estudantes tenham acesso.
Sim, como em um curso presencial. O professor pode solicitar trabalhos individuais e/ou em grupo com entrega pelo e-Disciplinas. Como mencionado no item 3 deste FAQ, a entrega de atividades para atribuição de nota só deverá ser feita na Fase 2, sendo que em casos específicos a CoC do curso poderá autorizar a entrega durante a Fase 1, conforme mencionado no item 6 deste FAQ.
As disciplinas com atividades práticas exigem uma dinâmica envolvendo uso de equipamentos e atividades em grupos presenciais. Algumas destas atividades podem ser demonstradas em vídeo, o que encorajamos. Outras, precisam ser realizadas presencialmente. Estas atividades presenciais serão planejadas pelas disciplinas em conjunto com as CoCs e somente serão concluídas durante a Fase 3, a ser liberada pela PRG.
Depende da disciplina e do professor. O professor pode, com a concordância da CoC do curso ou, se for o caso, da CCB, aplicar métodos de avaliação diferentes dos previstos nas ementas visando substituir as provas tradicionais. Estas atividades de avaliação serão autorizadas apenas a partir de uma data a ser definida pela Diretoria (início da Fase 2, descrita no item 3 deste FAQ), e deverão ser claramente comunicadas aos estudantes por meio do e-Disciplinas. Provas presenciais, se forem mantidas, serão aplicadas somente após o retorno às atividades presenciais e devem ser agendadas pela CoC do curso ou CCB (Fase 3 – ver item 3 deste FAQ).
Os estágios também serão regulados pelas CoCs. Evidentemente, no período de quarentena, os estudantes devem ficar em casa, não podendo exercer atividades de estágio presencialmente nas organizações e nem mesmo na Universidade. Muitos estágios, porém, podem ser realizados na modalidade home office. Levando isso em consideração, a Poli está readequando toda a sua estrutura no Serviço de Estágios para se adequar a essa nova realidade. Até o dia 31 de março ela estará totalmente operacional. Aguardem, será muito mais fácil, muito mais eficiente.
A Poli, através da CRInt, está acompanhando e em contato com seus estudantes no exterior e ajudando-os na medida do possível. Os processos seletivos continuam normalmente, entrem em contato com a CRINT para sanar dúvidas.

Aguardaremos os acontecimentos para decidir o que fazer com relação ao início dos intercâmbios em cada país de destino.
Neste período de adaptação e aprendizagem, é interessante que as boas práticas nos diferentes cursos da Poli sejam compartilhadas. Recomenda-se que as CoCs promovam reuniões virtuais para o compartilhamento destas experiências e para levar questões à CG e à Diretoria da Poli. As CoCs têm um papel muito importante neste momento pois recebem e capilarizam todas as informações para que atuemos todos juntos e de maneira harmônica.
Não exatamente, mas muitas das dinâmicas das aulas tradicionais podem ser reproduzidas de maneira online (apresentação de conceitos, discussões etc). Muitos professores estão se adaptando ao novo formato. A USP e a Poli estão oferecendo ferramentas e suporte aos seus professores para desenvolverem seus cursos no novo formato.

Recomenda-se aos professores pesquisar sobre o método “aula invertida” (flipped learning) para ser adotado em suas aulas. A adoção da aula invertida, que se aplica tanto ao caso de aulas presenciais como online pode ser gradual, uma aula por vez.

A convite da Escola Politécnica, o Prof. Robert Talbert fez recentemente uma série de workshops na USP sobre “flipped learning”. Confira aqui.
Aula invertida, ou melhor, aprendizagem invertida, é uma metodologia de ensino onde o primeiro contato do estudante com os conceitos e métodos ocorre antes da aula. Há três momentos: pré-aula, aula (presencial ou, no nosso caso, online) e pós-aula.

Na pré-aula, os estudantes se preparam principalmente com conceitos básicos, definições e exercícios que não suscitam muitas dúvidas. Na aula, estes conceitos e definições são rapidamente revistos, tiradas as dúvidas e colocadas questões mais complexas. Essas questões são discutidas pelo professor e pelos estudantes, de uma maneira ativa. Para a pós-aula, podem ser propostas atividades complementares com objetivo de aprofundar o conhecimento.

Na aula invertida, o tempo da aula é utilizado principalmente para interação estudantes-professores. O sucesso da metodologia depende do engajamento do estudante e do bom planejamento das atividades pelo professor.

A adoção da aula invertida se aplica tanto para aulas presenciais como online e, portanto, pode ser útil inclusive pós período de pandemia. A recomendação é aplicar o método paulatinamente, uma aula por vez.
Os contatos de coordenadores e representantes discentes estão disponíveis aqui.

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