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EDA0662 - Relações de Gênero e Educação I: Trabalho, Educação e Gênero (2018)
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2018
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EDA0662 Relações de Gênero e Educação
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Programa da disciplina
Avisos
Orientações do trabalho final
Retratações
Proposta de prática pedagógica
Mediação de leitura (apenas para quem optou pela parte escrita - não fez apresentação)
Texto 1: A questão do gênero (cap. 1 do livro Gênero, uma perspectiva global)
Texto 2: Gênero e o movimento pelos direitos das mulheres (cap. 2 do livro Diferentes, não desiguais: a questão de gênero na escola)
Leitura complementar: Gênero: uma categoria útil de análise histórica (artigo – Joan Scott)
Texto 1: Gênero, classe e raça - Interseccionalidade e consubstancialidade das relações sociais (artigo de Helena Hirata)
Texto 2: O Feminismo no Brasil: lutas e conquistas (cap. 1 da dissertação Mulheres e educação: gênero, raça e identidades, de Aparecida Suelaine Carneiro)
Texto 3: Identidade, Diferença e Igualdade (cap. 2 da dissertação Mulheres e educação: gênero, raça e identidades, de Aparecida Suelaine Carneiro)
Texto 1: Interseccionalidade e pensamento feminista: As contribuições históricas e os debates contemporâneos acerca do entrelaçamento de marcadores sociais da diferença (artigo de Carlos Eduardo Henning)
Texto 2: A Intersecionalidade na Discriminação de Raça e Gênero (artigo de Kimberle Crenshaw)
Texto 1: O que mudou e o que permanece no panorama da desigualdade entre homens e mulheres? Divisão sexual do trabalho e relações de gênero numa perspectiva comparativa, artigo de Helena Hirata no livro Mundo do trabalho das mulheres (pág. 143-173)
Texto 2: Constituição da sociedade capitalista e divisão social e sexual do trabalho (Cadernos de formação 1 – Cesit / Unicamp)
Texto 1: O que gera e perpetua a segregação, a discriminação e as desigualdades salariais, artigo de Marilane Oliveira Teixeira no mesmo livro acima (pág. 67-90)
Texto 2: As mulheres e o mercado de trabalho (Cadernos de formação 3 – Cesit / Unicamp)
Leitura complementar: Relações de trabalho: regulação do trabalho pública x privada; flexibilização; direitos trabalhistas e negociações coletivas (Cadernos de formação 4 – Cesit / Unicamp)
Texto 1: Mulheres na sala de aula (artigo de Guacira Lopes Louro no livro História das mulheres no Brasil, Mary del Priore)
Texto 2: Feminização e “natureza” do trabalho docente - Breve reflexão em dois tempos (artigo de Márcia Ondina Vieira Ferreira)
Leitura complementar: Elas na Educação (cap. 3 da dissertação de Suelaine Carneiro)
Texto 1: Feminização ou Feminilização? Apontamentos em torno de uma categoria (artigo de Silvia Yannoulas)
Texto 2: A feminização do magistério na educação básica e os desafios para a prática e a identidade coletiva docente (artigo de Claudia Vianna)
Texto 3: A História de Alda: ensino, classe, raça e gênero (artigo de Marília Pinto de Carvalho)
Texto 1: Sujeitos do sexo / gênero / desejo (cap. 1 do livro Problemas de gênero – feminismo e subversão, de Judith Butler, itens 1 a 6)
Texto 2: Teoria Queer – uma política pós-identitária para a educação (artigo de Guacira Lopes Louro)
Texto 3: Currículo, gênero e sexualidade – O “normal”, o “diferente” e o “excêntrico” (artigo de Guacira Lopes Louro no livro “Corpo, gênero e sexualidade”)
Leitura complementar: Gênero, sexo, sexualidades - Categorias do debate contemporâneo (artigo de Cristina Scheibe Wolff, Rafael Araújo Saldanha)
Leitura complementar: Orientações sobre identidade de gênero – Conceitos e termos, Jaqueline Gomes de Jesus
Leitura complementar: Orientações técnicas de educação em sexualidade para o cenário brasileiro: tópicos e objetivos de aprendizagem (Unesco)
Texto 1: O Informe Brasil – Gênero e Educação – Da Conae às diretrizes nacionais (artigo de Denise Carreira no livro “Gênero e Educação – Fortalecendo uma agenda para as políticas públicas”)
Texto 2: Produzindo olhares sobre a sexualidade em políticas públicas educacionais (artigo de Juliana Lapa Rizza e Paula Regina Costa Ribeiro no livro “Debates contemporâneos sobre Educação para a sexualidade”)
Texto 3: Gênero na educação básica: quem se importa? Uma análise de documentos de políticas públicas no Brasil (artigo de Claudia Vianna e Sandra Unbehaum)
Leitura complementar: Orientações sobre identidade de gênero – Conceitos e termos, Jaqueline Gomes de Jesus
Leitura complementar: Orientações técnicas de educação em sexualidade para o cenário brasileiro: tópicos e objetivos de aprendizagem (Unesco)
Texto 1: A gênese das teses do Escola sem Partido: esfinge e ovo da serpente que ameaçam a sociedade e a educação (artigo de Gaudêncio Frigotto em livro de mesmo título)
Texto 2: O Escola sem Partido como chave de leitura do fenômeno educacional (artigo de Fernando de Araujo Penna no livro “Escola “Sem” Partido, Esfinge que ameaça a educação e a sociedade brasileira, organizado por Gaudêncio Frigotto)
Texto 3: “Ideologia de gênero”: a gênese de uma categoria política reacionária – ou: a promoção dos direitos humanos se tornou uma “ameaça à família natural” (artigo de Rogério Diniz Junqueira)
Texto 1: “Aqui não temos gays nem lésbicas”: estratégias discursivas de agentes públicos ante medidas de promoção do reconhecimento da diversidade sexual nas escolas (artigo de Rogério Diniz Junqueira)
Texto 2: Pedagogia do armário - A normatividade em ação (artigo de Rogério Diniz Junqueira)
Texto 3: A Eloqüência do Silêncio: gênero e diversidade sexual nos conceitos de família veiculados por livros didáticos (artigo de Cláudia Vianna e Lula Ramires)
Texto 4: Meninas e meninos na Educação Infantil: uma questão de gênero e poder (artigo de Claudia Vianna e Daniela Finco)
Leitura complementar: Marcadores sociais da diferença e infância: relações de poder no contexto escolar (artigo de Érica Renata de Souza)
Leitura complementar: Caderno Escola sem Homofobia (MEC)
Programa da disciplina ►