Zum Hauptinhalt
Website-Übersicht
Disciplinas »
2025
2024
2023
2022
2021
2020
2019
2018
2017
2016
2015
2014
2013
2012
AACCs/FFLCH
Pró-Reitoria de Pós-Graduação
Outros
Suporte »
Acesso
Perfis
Ouvintes
Docentes
Criação de Disciplinas da USP
Documentação
HelpDesk e Contato
Guia de uso
Sobre
Deutsch (de)
Deutsch (de)
English (en)
Español - Internacional (es)
Français (fr)
Italiano (it)
Português - Brasil (pt_br)
Suchen
Schließen
Suchen
Sucheingabe umschalten
Acessar
FLL1024 - Língua Brasileira de Sinais - EAD (2023.1)
Startseite
Kurse
2023
FFLCH
FLL
FLL1024-2023.1
Glossário
Meses do Ano
Meses do Ano
Meses do Ano
◄ Locais
Direkt zu:
Direkt zu:
PROVA PRESENCIAL - agendamento de dia e horário
Plano de Aula
Converse com a Equipe - Tire suas dúvidas
Notícias e Avisos
Link para o Quadro de Notas
Mensagem de seu tutor
Tutorial como enviar seu vídeo
Videoaula - Apresentação da disciplina e introdução a LIBRAS (A01)
Texto 1 - SILVA, Vilmar. Educação de Surdos: uma releitura da primeira escola pública para surdos em Paris e do Congresso de Milão em 1880. In: Quadros, RM. Estudos Surdos I. Editora Arara Azul. Petrópolis. 2006. pp. 14-37
Atividade Teórica 1
Websérie em Libras - Episódio 1
Websérie - Episódio 1 - alternativa
Atividade de Compreensão em Libras (A01)
Dicas de treinamento e vocabulário (A01)
Atividade de Produção em Libras (A01)
Aula 1: versão em Libras, com legendas em português
Videoaula 2 - Deficiência, tipos e graus de surdez
Texto 2 - AMIRALIAN, Maria LT et al. Conceituando deficiência. Rev. Saúde Pública, São Paulo, v.34, n.1, fev. 2000
Atividade Teórica 2
Websérie em Libras - Episódio 2
Websérie - Episódio 2 - alternativa
Atividade de Compreensão em Libras (A02)
Dicas de Treinamento (A02)
Atividade de Produção em Libras (A02)
Modelos de Abordagem das Deficiências
Videoaula 03 - Comunicação humana, Linguagem, Língua e Cognição (A03)
Texto 3 - BARBOSA, Heloiza. O Desenvolvimento Cognitivo da Criança Surda Focalizado nas Habilidades Visual, Espacial, Jogo Simbólico e Matemática. In: Quadros, RM; Stumpf, MR. Estudos Surdos IV. Editora Arara Azul. Petrópolis. 2009. pp. 407-424
Estudos Surdos IV
Atividade Teórica 3
Websérie em Libras - Episódio 3
Websérie - Episódio 3 - alternativa
Dicas de treinamento (A03)
Atividade de Compreensão em Libras (A03)
Atividade de Produção em Libras (A03)
Videoaula 4 - Aquisição de sinais por crianças surdas
Texto 4 - QUADROS, Ronice Muller. Aquisição das línguas de sinais. In: Quadros, RM; Stumpf, MR. Estudos Surdos IV. Editora Arara Azul. Petrópolis. 2009. pp. 141-168
Texto de Leitura Obrigatória A(04)
Atividade Teórica 4
Websérie em Libras - Episódio 4
Websérie - Episódio 4 - alternativa
Dicas de treinamento (A04)
Atividade de Compreensão em Libras (A04)
Atividade de Produção em Libras (A04)
Videoaula 5 - Níveis de Análise Linguística e a língua de sinais
PDF do Texto teórico - Texto 5 - WILCOX, Sherman; WILCOX, Phillis Perrin. Aprender a Ver. Petrópolis: Editora Arara Azul.Tradução: Tarcício de Arantes Leite. 2005. pp. 44-72
Atividade Teórica 5
Websérie em Libras - Episódio 05
Websérie - Episódio 5 - alternativa
Dicas de treinamento (A05)
Atividade de Compreensão em Libras (A05)
Atividade de Produção em Libras (A05)
Videoaula Aula 05 - Níveis de Análise Linguística e a língua de sinais, em Libras (Legendado)
Videoaula Aula 06 - Cultura Surda, em Libras (Legendado)
Videoaula 6 - Cultura Surda
Texto 6 - DALCIN, Gladis. Um estranho no ninho: um estudo psicanalítico sobre a constituição da subjetividade do sujeito surdo. In: Quadros, RM. Estudos Surdos I. Editora Arara Azul. Petrópolis. 2006. - Ler até a página 47
Atividade Teórica 6
Websérie em Libras - Episódio 06
Websérie - Episódio 6 - alternativa
Dicas de Treinamento (A06)
Atividade de Compreensão em Libras (A06)
Atividade de Produção em Libras (A06)
Aula 6: versão em Libras, com legendas em português
Videoaula 7 - Perda Auditiva
Texto 7 - SILVA, Luciana Santos Gerosino da; GONCALVES, Claudia Giglio de Oliveira. Processo de diagnóstico da surdez em crianças na percepção de familiares e gestores. Audiol., Commun. Res., São Paulo , v. 18, n. 4, p. 293-302, Dec. 2013
Atividade Teórica 7
Websérie em Libras - Episódio 07
Websérie - Episódio 7 - alternativa
Dicas de treinamento (A07)
Atividade de Compreensão em Libras (A07)
Atividade de Produção em Libras (A07)
Aula 7: versão em Libras, com legendas em português
Videoaula Aula 07 - Perda Auditiva, em Libras
Videoaula 8 - Leitura, Escrita e Surdez
Texto 8 - BARBOSA, FV et al. Política Linguística e Ensino de Português como Segunda Língua. In: Albres, NA; Neves, SLG (orgs.). Libras em Estudo: Política Educacional. Feneis. São Paulo. 2013. p. 119-138.
Pdf. completo do texto
Atividade Teórica 8
Websérie em Libras - Episódio 08
Websérie - Episódio 8 - alternativa
Dicas de treinamento (A08)
Atividade de Compreensão em Libras (A08)
Atividade de Produção em Libras (A08)
Aula 8: versão em Libras no Youtube
Videoaula Aula 08 - Leitura, Escrita e Surdez, em Libras
Videoaula 9: Educação e Surdez
Texto 9 - THOMA, Adriana da Silva. Educação Bilíngue nas Políticas Educacionais e Linguísticas para Surdos: discursos e estratégias de governamento. Educ. Real. [online]. 2016, vol.41, n.3, pp.755-775.
Texto completo
Atividade Teórica 9
Websérie em Libras - Episódio 09
Websérie - Episódio 9 - alternativa
Dicas de treinamento (A09)
Atividade de Compreensão em Libras (A09)
Atividade de Produção em Libras (A09)
Aula 9: versão em Libras, com legendas em português
Videoaula Aula 09 - Educação e Surdez, em Libras
Videoaula 10 - Língua de Sinais Atípica
Texto 10 - BARBOSA, Felipe Venâncio. A Clínica Fonoaudiológica Bilíngue e a Escola de Surdos na Identificação da Língua de Sinais Atípica. Educ. Real. [online]. 2016, vol.41, n.3, pp.731-754.
Atividade Teórica 10
Websérie em Libras - Episódio 10
Websérie - Episódio 10 - alternativa
Dicas de treinamento (A10)
Atividade de Compreensão em Libras (A10)
Atividade de Produção em Libras (A10)
Aula 10: versão em Libras, com legendas em português
Glossário Libras
Alfabeto e Números
Lista de sinais do Glossário listados de A - Z.
Alimentação
Casa e Cotidiano
Classificações sociais
Classificações familiares
Cores
Definições de tempo
Diálogos cotidianos
Dias da semana
Emoções e Comportamento
Esportes
Intensidade/Quantidade
Locais
Profissões
Tecnologia
Universo escolar
Verbos 1 (ações)
Verbos 2
Forca
Vídeo Tutorial de como enviar o vídeo da atividade de produção
Manual de como enviar seu vídeo
Como enviar seu vídeo?
Envio de Prática de Libras -Teste
Nota Prova Presencial
Não recebo as notificações do E-disciplinas por e-mail, como proceder?
Não tenho acesso ao e-mail USP, como proceder?
Não estou matriculado(a), o que faço?
Sou aluno (a) de reingresso/é minha última matéria da licenciatura e meu requerimento não foi aceito, como proceder?
Posso enviar mensagens através do ícone de Mensagem do E-disciplinas?
O que é o Converse com a Equipe?
O que são os Avisos?
O que são as Mensagens do Tutor?
Como descubro quem é meu tutor(a)?
Como minha nota é calculada?
Como minha frequência é calculada?
Como vejo minha nota/frequência na disciplina?
Posso enviar as atividades no dia que eu quiser?
O que fazer quando as datas do Plano de Aula e da Atividade divergem?
Quais são os formatos de vídeo suportados na atividade de Produção?
Posso fazer upload do meu vídeo direto do computador?
Posso enviar o vídeo diretamente do meu Drive?
Tenho dificuldade em realizar a sinalização no vídeo, como proceder?
Perdi uma atividade, como proceder?
Por que não consigo visualizar a nota de uma atividade Teórica ou de Compreensão no Quadro de Notas?
Quais são as atividades semanais?
Como funciona a avaliação das atividades de Produção?
Como pesquisar por uma palavra específica no Glossário?
Onde posso encontrar vocabulário em Libras além do Glossário?
Posso usar o Hand Talk ou outros aplicativos de tradução em Libras?
Não consigo assistir os vídeos de Compreensão, como proceder?
Onde vejo meu feedback da Atividade de Produção?
Não tenho 70% de frequência. Como proceder?
Como funciona a prova presencial?
Estou com uma dúvida referente ao conteúdo, como proceder?
O Plantão de Dúvidas Presencial é obrigatório?
Como agendar atendimento presencial?
Como funciona a recuperação?
Profissões ►