Ir para o conteúdo principal
Painel lateral
Disciplinas »
2024
2023
2022
2021
2020
2019
2018
2017
2016
2015
2014
2013
2012
AACCs/FFLCH
Pró-Reitoria de Pós-Graduação
Outros
Suporte »
Acesso
Perfis
Ouvintes
Docentes
Criação de Disciplinas da USP
Documentação
HelpDesk e Contato
Guia de uso
Sobre
Português - Brasil (pt_br)
Deutsch (de)
English (en)
Español - Internacional (es)
Français (fr)
Italiano (it)
Português - Brasil (pt_br)
Buscar
Fechar
Buscar
Alternar entrada de pesquisa
Acessar
Atividades de Estágio (Licenciatura em Letras)
Início
Ambientes
2012
FFLCH
080
0800004
ARTÍCULOS SOBRE POLITICAS EDUCATIVAS
Idelber Avelar. "A dissolução da universidade na u...
Idelber Avelar. "A dissolução da universidade na universalidade do mercado" em Alegorias da derrota, pp. 95-103.
Clique no link
Idelber AlevarA dissolução da universidade na universalidade do mercado.pdf
para ver o arquivo.
◄ Entrevista a Luis freitas "Agendas dos reformadores empresariais pode destruir a educação publica no Brasil" em Revista Adusp, Outubro 2012.
Seguir para...
Seguir para...
Fórum de notícias
Programa de la disciplina (2015)
Cronograma de las actividades y temas (2015)
Guia de preguntas para literatura hispanoamericana
Guía de preguntas para literatura española
Guía de preguntas para literaturas hispánicas - literaturas de lengua española
Guía de preguntas para enseñanza media
Barthes, Roland. "Reflexões a respeito de um manual" en O rumor da língua. Trad. de Mario Laranjeira. São Paulo, Brasiliense, 1988, pp. 53-59.
Todorov. A literatura em perigo. ("Prólogo", "A literatura reduzida ao absurdo", "Além da escola"). Tradução Caio Meira, Difel, Rio de Janeiro, 2010 (orig. Flammarion, 2007)
Petit, Michèle. "El derecho a la metáfora" en Signo&Seña. no. 19, julio de 2008, Facultad de Filosofia y Letras , UBA., pp. 131-144.
Candido, Antonio. "O direito à literatura" (1988) em Vários escritos, Duas cidades, São Paulo.
Compagnon, Antoine. "A literatura" em O demônio da teoria.(1999) Trad. de Cleonice Paes barrto Mourão e Consuelo Fortes Santiago, Belo Horioznte, Ed. UFMG, 2001.
Compagnon, Antoine. Literatura, para quê
Retamoso, Roberto. "Historia literaria y pedagogía de la literatura" em La enseñanza de la literatura como problema. Cuaderno 1 del "Centro de Estudios sobre la Enseñanza de la Literatura, Rosario, UNR, 1997.
Capdevila, Analía. “La enseñanza de la literatura como problema teórico” em La enseñanza de la literatura como problema. Cuaderno 1 del “Centro de Estudios sobre la Enseñanza de la Literatura”.Rosario, UNR, 1997.
Ginzburg, Jaime "As mudanças na historiografia literaria e a formação de professores de literatura"
Ginzburg, Jaime. "Idealismo e consciência política em teoria da literatura"
Perrone-Moises. "Consideração intempestiva sobre o ensino de literatura" em Inutil poesia, São Paulo, Companhia das Letras, 2000.
Schwartz. "Os cultural studies e o ensino da literatura hoje" (paper)
Gonzalez Echevarría, Roberto. "A brief history of the history of Spansh American Literature" em Gonza´lez Echevarría, Roberto (edited by) The Cambridge History of Latin American Literature. Cambridge University Press, 1996.
González Pino; Freere Hermida; Barros Lorenzo. Curso de literatura. español Lengua Extranjera. Madrid, Edelsa, 2006.
Bueno, Mónica. "Por qué enseñar literatura?" en abeache, año 3, n 4, 2013
Orientações curriculares para o ensino de literatura, 2006
Parametros curriculares nacionais- ensino médio, 2000
Perrone-Moises, Leyla. "Literatura para todos"
Portal do MEC-ensino médio
Lei LDBEN n. 9394/96. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional
Base nacional comum curricular BNCC
Curriculo do Estado de São Paulo. Linguagens, códigos e suas tecnologias. Ensino fundamental-ciclo II e ensino médio, 2013.
Portal da Secretaria da educação do Estado de São Paulo
Curriculo do Estado de São Paulo. 1ra. serie do Ensino Médio. 1. Bimestre.
Caderno do professor. Ensino médio. 1ra. série, primeiro bimestre, stuação de aprendizagem 1
Caderno do aluno. Ensino médio. 1ra. serie, primeiro bimestre. Situação de aprendizagem 1.
Curriculo do Estado de São Paulo, 2da. serie ensino médio, 1 bimestre
Caderno do professor. 2 ano do Ensino médio, 1 bimestre. Situação de aprendizagem 1
Caderno do aluno. 2 ano do Ensno médio, 1 bimestre, Situação de aprendizagem 1
Gutierrez Girardot. El problema de una periodización de la historia literaria latinoamericana en Pizarro (org.) La literatura Latinoamericana como proceso, Centro editor de América Latina, Buenos Aires, 1985.pp.119-131.
"Introducción" e "Informe final" de La literatura latinoamericana como proceso en Pizarro, Ana (org.) La literatura latinoamericana como proceso, Centro Editor de América Latina, Buenos Aires, 1985, pp.13-67 y pp. 141-144.
Rama, Ángel. "Algunas sugerencias de trabajo para una aventura intelectual de integración" en Pizarro (org.) La literatura latinoamericana como proceso, Centro Editor de América Latina, Buenos Aires, 1985, pp. 85-97.
Miliani, Domingo. Historiografía literaria: períodos históricos o códigos culturales?" en Pizarro (org.) La literatura latinoamericana como proceso, Centro Editor de América Latina, Buenos Aires, 1985, pp. 98-112.
Pizarro-Pacheco "Aprehender el movimiento de nuestro imaginario social" en Pizarro (org.) La literatura latinoamericana como proceso, Centro Editor de América Latina, Buenos Aires, 1985, pp. 68-74.
"Prólogo" e "ìndice"de Pizarro (org.) América Latina: palavra, literatura e cultura. Memorial da América Latina-Unicamp, 1995.
Martínez, Agustín. "Problemas de historiografía literaria latinoamericana" en Crítica y cultura en América Latina. FCE, Caracas, 1990.
Subirats, Eduardo. “Siete tesis contra el hispanismo” em Hispanismo 2004. Florianópolis, UFSC, 2004.
Imbert, Anderson "Prólogo" de Historia de la literatura hispanoamericana, FCE, México, 1986.
Achugar, Hugo. "Comunidad sudamericana de naciones: un relato de larga duración" en Katatay. revista crítica de literatura latinoamericana, año 1, no. 1 -2 , junio 2005.
Jitrik. "Canonica, regulatoria y transgresiva" en CELLA, Susana (comp.) Dominios de la literatura. Acerca del canón. Bs. As., Losada, 1998.
Eloy Martinez. "El canon argentino" en CELLA, Susana (comp.) Dominios de la literatura. Acerca del canón. Bs. As., Losada, 1998.
Wentzlaff-Eggebert. "Canon y poder. Finalidades del canon literario de Quintiliano a Harold Bloom" em Wentzlaff-Eggebert Canon y poder en América Latina. Köln, Universidad de Colonia, 2000.
Lagmanovich. Canon y vanguardia. Una perspectiva sudamericana en Wentzlaff-Eggebert Canon y poder en America Latina. Köln, Universidad de Colonia, 2000.
Bloom. "Uma elegia para o cânone" em O cânone ocidental. Os livros e a escola do tempo. Rio de Janeiro, Editora Objetiva, 1995.
Ginzburg, Jaime. Canone e valor estético em uma teoria autoritaria da literatura
Zanetti. Apuntes acerca del canon latinoamericano en CELLA, Susana (comp.) Dominios de la literatura. Acerca del canón. Bs. As., Losada, 1998.
Rosa. Liturgias y profanaciones en CELLA, Susana (comp.) Dominios de la literatura. Acerca del canón. Bs. As., Losada, 1998.
Piglia, Ricardo. "Vivencia literaria" en Cella (org.). Dominios de la literatura. Acerca del canon, Losada, Bs. As., pp. 155-157.
Compagnon. O leitor em O demônio da teoria, UFMG, 2006.
Jauss. "O texto poético na mudança de horizonte da leitura" em Costa Lima org. Teoria da literatura em suas fontes
Iser "A nteração entre texto e leitor" em O ato da leitura. editora 34
Eco. O leitor modelo, cap. III (1979). Perspectiva, São paulo, 2004
Barthes. S/Z, Edições 70, Lisboa, 1980.
Ginzburg, Jaime. Notas sobre o ensino de interpretação de textos literarios
Adorno, Theodor W. "Tabus acerca do magistério" em Educação e Emancipação. Paz e Terra, São Paulo, 2002, pp. 97-118,
Adorno, Theodor W. "Educação e emancipação" em Educação e Emancipação. Paz e Terra, São Paulo, 2002, pp. 169-186
Adorno, Theodor W. "a filosofia e os professores" em Educação e emancipação. Paz e Terra, São paulo, 2010, pp. 51-74
Cárcamo, Silvia. "Debates de la actualidad: literatura y formación de profesores" en abeache, año 3, n4, 2013
Andrade, Antonio. "Literatura e comunidade na formação de professores de Español/LE" en abeache, año 3, n 4, 2013.
Entrevista a Luis freitas "Agendas dos reformadores empresariais pode destruir a educação publica no Brasil" em Revista Adusp, Outubro 2012.
Tatián, Diego. "La vida de los estudiantes" en diario Página 12, 15 de octubre de 2013.
"Abaixo-assinado pró Guimarães Rosa nas escolas faz projeto cair"
Alunos evangélicos se recusam a fazer trabalho sobre a cultura afro-brasileira
"Geração do diploma" lota faculdades mas decepciona empresários
Takahashi, Fabio "Muitga teoria e pouca pratica forma os professores", artigo Folha de São paulo
Cereja, William Roberto. O dialogismo como procedimento no ensino de literatura.
Cereja, William Roberto; Cochar Magalhães, Thereza. "Português: linguagens" (excertos)
Coleção Educadores MEC. Ministério de Educação. Fundação Joaquim Nabuco
Sarmiento, Domingo Faustino.
Freyre, Gilberto.
Dewey, John.
Martí, José.
Freire, Paulo
Freud, Sigmund
Wallon, Henri
Comenio, Jan
Gramsci, Antonio
Ribeiro, Darcy
Rousseau, Jean.
Piaget, Jean
Fernandes, Florestan
Pestalozzi, Johann
Tatián, Diego. "La vida de los estudiantes" en diario Página 12, 15 de octubre de 2013. ►