Ir para o conteúdo principal
Painel lateral
Disciplinas »
2024
2023
2022
2021
2020
2019
2018
2017
2016
2015
2014
2013
2012
AACCs/FFLCH
Pró-Reitoria de Pós-Graduação
Outros
Suporte »
Acesso
Perfis
Ouvintes
Docentes
Criação de Disciplinas da USP
Documentação
HelpDesk e Contato
Guia de uso
Sobre
Português - Brasil (pt_br)
Deutsch (de)
English (en)
Español - Internacional (es)
Français (fr)
Italiano (it)
Português - Brasil (pt_br)
Buscar
Fechar
Buscar
Alternar entrada de pesquisa
Acessar
MAK0133 - Interdisciplinaridade nas Artes Contemporâneas: Arte / Dança / Performance / Instalação (2022)
Início
Ambientes
2022
MAC
MAK
MAK0133-201-2022
Tópico 2
GOLDBERG, Roselee. “Arte ao vivo c.1933 à década d...
GOLDBERG, Roselee. “Arte ao vivo c.1933 à década de 1970”, in: A Arte da Performance: Do Futurismo ao Presente. Ed. Martins Fontes, São Paulo, 1979.
Clique no link
GOLDBERG, Roselee. “Arte ao vivo c.1933 à década de 1970”, in A Arte da Performance Do Futurismo ao Presente. Ed. Martins Fontes, São Paulo, 1979..pdf
para ver o arquivo.
◄ Entrega 2: Trabalho final (19 de dezembro)
Seguir para...
Seguir para...
Avisos
FOSTER, Hal. "quem tem medo da neovanguarda?", in: FOSTER, Hal. O retorno do real. São Paulo: Cosac e Naify, 2014.
Entrega 1: Verbete individual (31 de outubro)
Entrega 2: Trabalho final (19 de dezembro)
GOLDBERG, Roselee. “A arte das ideias e a geração dos media”, in: A Arte da Performance: Do Futurismo ao Presente. Ed. Martins Fontes, São Paulo, 1979.
PLAZA, Julio. “Arte e Interatividade. Autor - Obra - Recepção”. Revista ARS, 1(2), 09-29.
PEREIRA, Gabriel, MORESCHI, Bruno, MINTZ, André Mintz e BEIGUELMAN, Giselle. “We’ve Always Been Antagonistic: Algorithmic Resistances and Dissidences Beyond the Global North.” MediArXiv. 28 de janeiro, 2022.
FREIRE, Cristina. Arte conceitual. Rio de Janeiro: J. Zahar, 2006.
KOSUTH, J. "A arte depois da filosofia (1969)" in: FERREIRA, G. e COTRIM, C. Escritos de artistas, anos 60/70. Rio de Janeiro: Zahar, 2006. p. 210-234
MEIRELES, Cildo. "Inserções em circuitos ideológicos (1970)", in: FERREIRA, G. e COTRIM, C. Escritos de artistas, anos 60/70. Rio de Janeiro: Zahar, 2006. p. 264-265
HOME, Stewart. “Do primeiro congresso Mundial dos Artistas Liberados à Fundação da Internacional Situacionista”. Assalto à Cultura. Utopia, subversão, guerrilha na (anti) arte do século XX. São Paulo: Conrad, 1999.
PEDROSA, Mario. "Arte ambiental, arte pós-moderna, Helio Oiticica", in: FIGUEIREDO, L., PAPE, Lygia, SALOMÃO, W. (orgs.). Aspiro ao grande labirinto. Rio de Janeiro: Rocco, 1986.
FOSTER, Hal. "O artista como etnógrafo", in: FOSTER, Hal. O retorno do real. São Paulo: Cosac e Naify, 2014. p. 159-186
FRASER, Andrea. “Da crítica às instituições à uma instituição da crítica”. Concinnitas, ano 9, vo 2, n 13, dez 2008. p. 179-187
BRUGUERA, Tania. “Political Time Specific Art” in: BISHOP, Tania. Tania Bruguera in conversation with Claire Bishop. Nova York: Colección Cisneros, 2020. p. 45-77
KWON, Miwon. "Um lugar após outro: anotações sobre site-specificity", Arte & Ensaios, v. 17, n. 17 (2008). p. 167-187
GARBELOTTI, R. O. P. e BARRETO, J. M. M. . "Especificidade e (in)tradutibilidade", in: XIII Encontro Nacional da ANPAP, 2004, Brasília. Arte em pesquisa: especificidades. Brasília: Editora da Pós-graduação em Arte da Universidade de Brasília, 2004. v. 1.
MIGNOLO, Walter. "Museus no horizonte colonial da modernidade garimpando o museu (1992) de Fred Wilson". Museologia & Interdisciplinaridade, v. 7, n. 13, p. 309-324, jan./jun. 2018.
HARAWAY, Donna. "Manifesto ciborgue. Ciência, Tecnologia e feminismo-socialista no final do século XX", in: HARAWAY, Donna; KUNZRU, Hari & TADEU, Tomaz. Antropologia do ciborgue: As vertigens do pós-humano, Belo Horizonte, Autêntica, 2009. p. 33-118
SEGATO, Rita. "Que cada pueblo teja los hilos de su historia: la colonialidad legislativa de los salvadores de la infancia indígena" in: La critica de la colonialidad en ocho ensaios y una antropologia por demanda. Buenos Aires: Prometeo Libros, 2013.
MOMBAÇA, Jota. "Carta às que vivem e vibram apesar do Brasil", "Na quebra. Juntas", "O mundo é meu trauma", "A coisa tá branca!", in: Não vão nos matar agora. Rio de Janeiro: Cobogó, 2021. p. 13-47
CLARK, Lygia. “O homem como suporte vivo de uma arquitetura biológica imanente”. in Gullar, Ferreira (org.). Arte Brasileira Hoje. São Paulo: Paz e Terra, 1973.
CABANAS, Kaira. "Art without art", in: Immanent Vitalities. Meaning and Materiality in Modern and Contemporary Art. Oakland: University of California Press, 2021. p. 89-109
TUPINAMBÁ, Glicéria. "O manto é feminino. Assojaba I Kunhãwara", in: TUGNY, Augustin et. al. Kwá yepé turusú yuriri assojaba tupinambá: essa é a grande volta do manto tupinambá. São Paulo: Conversas em Godwana, 2021. p. 18-26
HARAWAY, Donna. "Naturezas culturas emergentes" in: O manifesto das espécies companheiras. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2021. capítulo I
GOLDBERG, Roselee. “A arte das ideias e a geração dos media”, in: A Arte da Performance: Do Futurismo ao Presente. Ed. Martins Fontes, São Paulo, 1979. ►