Programação
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Fotografia: usos e funções no século XIX - A primeira parte da aula será destinada à apresentação da docente e aos esclarecimentos gerais sobre a disciplina, tais como a estrutura do programa, objetivos, metodologia de trabalho e critérios de avaliação. Na segunda parte será feita uma introdução geral à fotografia, abordando o seu surgimento e as características de alguns dos principais processos fotográficos ditos "primitivos". Ao final serão apontados os múltiplos usos e funções da fotografia no século XIX.
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Fotografia e pintura: Delacroix, Courbet e o Impressionismo
Esta aula irá tratar do impacto do surgimento da fotografia sobre a produção artística do século XIX, em especial no Romantismo (Eugéne Delacroix), no Realismo (Gustave Courbet) e no Impressionismo (Claude Monet e Edgar Degas). Será abordado o conceito de sistema das artes e a inadequação da fotografia ao sistema de arte acadêmica no século XIX.
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Fotografia alegórica, naturalismo e pictorialismo
O objetivo desta aula é apresentar algumas das tentativas de afirmação da fotografia como arte no século XIX, por meio da alegoria, do naturalismo e do pictorialismo. Principais fotógrafos analisados: Oscar Rejlander, Henry Peach Robinson, Peter Henri Emerson e Robert Demachy.
Esta aula fecha as questões relativas à fotografia no século XIX no contexto da disciplina. -
A Vanguarda Russa e a Nova Visão / Mulheres Fotógrafas na Bauhaus
A ruptura com a estética pictorialista e o advento das primeiras vanguardas fotográficas serão os temas abordados nesta aula. Serão apresentadas as experiências fotográficas da Vanguarda Russa e da Nova Visão (Alemanha) por meio da produção de Alexander Rodchenko e Laszló Moholy Nagy.
Na segunda parte da aula, a bolsista PAE, Lúcia Lima, apresentará, como estudo de caso, a produção fotográfica de mulheres na Bauhaus.
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Entre o Surrealismo e o Momento decisivo.
Esta aula irá abordar a produção de Henri Cartier-Bresson, situando-a entre as vanguardas fotográficas (especialmente sua ligação inicial com o Surrealismo) e o fotojornalismo moderno (a partir de sua colaboração com a imprensa). Iremos analisar o conceito de "momento decisivo", fundamental para a afirmação da fotografia moderna, a fim de identificarmos o modo como ele se materializa nas imagens e se transforma num ideal perseguido por várias gerações de fotógrafos.
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O Humanismo Francês e algumas experiências da Fotografia Moderna no Brasil / Hildegard Rosenthal
6.1. Fotografia e identidade nacional: o Humanismo Francês
6.2. A Fotografia Moderna no Brasil: a Documentação Humanista; a Escola Paulista de Fotografia
Após o período de experimentação das vanguardas fotográficas observa-se, a partir da década de 1930, o surgimento da fotografia moderna. Tendo como características gerais o viés humanista e a prioridade conferida ao preto e branco, a fotografia moderna manifestou-se de diferentes modos nos diversos países. Iremos abordar o Humanismo Francês e algumas de duas experiências modernistas na fotografia brasileira.
Na segunda parte da aula, a bolsista PAE, Lúcia Lima, apresentará o estudo de caso: "Hildegard Rosenthal e a experiência de modernidade para mulheres fotógrafas na década de 1940".
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O Futurismo e a cronofotografia
Nesta aula iremos retroceder ao início do século XX para buscar compreender o uso da fotografia pelas vanguardas históricas. As vanguardas históricas foram movimentos artísticos que colocaram em xeque o estatuto tradicional da arte e buscaram redefinir não só o papel da arte, como também do próprio artista na sociedade moderna. Iremos abordar o Futurismo e o impacto da cronofotografia no trabalho de artistas como Giacomo Balla e Umberto Boccioni.
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O Dadaísmo e o fotográfico em Marcel Duchamp
Nesta aula buscaremos compreender primeiramente o uso da fotografia pelo Dadaísmo. Na segunda parte da aula trataremos da obra de Marcel Duchamp e sua relação com a fotografia, do conceito de ready-made e de seus desdobramentos na passagem da arte moderna para a arte contemporânea. -
9.1. Pop Arte: a reprodutibilidade em questão
9.2. Arte Conceitual
A Pop Arte iniciou-se na década de 1960, tomando a reprodutibilidade como característica fundamental de suas propostas artísticas. Robert Rauschenberg e Andy Warhol foram alguns dos artistas que incorporaram a imagem fotográfica em suas obras e serão abordados aqui.A arte conceitual, por sua vez, assimilou a fotografia de diversos modos, seja como meio de colocar em xeque a representação, seja como registro de ações efêmeras. Serão abordados trabalhos de Joseph Kosuth, Bruce Nauman e Walter de Maria, entre outros.
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Esta aula irá abordar a chamada fotografia pós-moderna norte-americana que se afirma na década de 1980. Serão abordados os trabalhos de Barbara Kruger, Cindy Sherman e Richard Prince a partir das questões de identidade e gênero. Na segunda parte da aula serão apresentados os trabalhos de Andrés Serrano e Robert Mapplethorpe com foco na relação entre fotografia, sexo, tabu e escatologia.
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Esta é a segunda aula sobre fotografia contemporânea que irá abordar as suas primeiras manifestações na Europa com ênfase na Escola de Düsseldorf. Será apresentada a produção do casal Bernd e Hilla Becker e do grupo de alunos que se formou a partir de seus cursos, em Düsseldorf, entre eles: Andreas Gursky, Thomas Ruff e Thomas Struth. Na sequência será apresentado o conceito de "photo-tableau". Para finalizar abordaremos os trabalhos de Nan Goldin e Jeff Wall.
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Essa aula visa oferecer um panorama da fotografia contemporânea no Brasil a partir de duas frentes:
1.1. O uso da fotografia pelos artistas a partir da década de 1970 (Farnese de Andrade; Waldemar Cordeiro, Antonio Manuel);
1.2. A ruptura com a fotografia moderna no final da década de 1980 (Rosângela Rennó; Cris Bierrenbach; Eustáquio Neves, Vik Muniz);
No final serão apresentados alguns exemplos mais recentes e as experiências dos coletivos de fotografia.
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Esta aula será ministrada pela pesquisadora Mônica Cardim, doutoranda do MAC USP, que irá apresentar os pressupostos da crítica pós-colonial e o modo como essa corrente de pensamento nos ajuda a refletir sobre a fotografia contemporânea em alguns países considerados periféricos na busca pela construção de identidades no mundo atual globalizado. Cardim irá abordar diversos aspectos da fotografia produzida em alguns países do continente africano, de autoria de fotógrafos e artistas do Mali, Senegal, África do Sul e Nigéria que se utilizam do retrato e do autorretrato como recursos para apresentar perspectivas não ocidentais sobre as noções de identidades africanas e afro-diaspóricas. Serão destacados nesse contexto retratistas pioneiros como Mountaga Dembelé, Seydou Keita e Malick Sidibé; e jovens contemporâneos como Tony Gum e Omar Viktor Diop, entre outros. Acerca da diáspora africana será feita breve análise das obras Humanae, de Angelica Dass, e Echoes and Agreements, de Theophilus Marboah.
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Esta aula irá abordar os conceitos de pré-fotográfico, fotográfico e pós-fotográfico a partir das contribuições de Lúcia Santaella. Será problematizada a nomenclatura relativa à chamada "fotografia digital" e serão analisados fenômenos contemporâneos como as "selfies", as chamadas "fake news", "pós-verdade", entre outros, bem como algumas experiências artísticas nessa área.