Programação
-
Bibliografia
Básica
BAXANDALL, Michael, Padrões da intenção: a explicação histórica de quadros. São Paulo: Cia. das Letras, 2006.
BOURRIAUD, Nicolas, Estética relacional. São Paulo: Martins Fontes, 2009.
DANTO, Arthur, Após o fim da arte: a arte contemporânea e os limites da história. São Paulo: EDUSP, 2006
FERREIRA, Glória et al. (orgs.), Escritos de artistas: anos 60/70. Rio de Janeiro: Zahar, 2006.
OBRIST, Hans, Uma breve história da curadoria. São Paulo: BEI, 2010.
STANGOS, Nikos (org.), Conceitos da arte moderna. Rio de Janeiro: Zahar, 1991.
WOOD, Paul, et al., Modernismo em disputa: a arte desde os anos quarenta. São Paulo: Cosac & Naify, 1998.
Auxiliar
BENNET, Tony, The birth of the museum: History, theory, politics. Londres: Routledge, 1995.
CHAIMOVICH, Felipe. “Mirrors as the origin of contemporary art”, em Proceedings of the 34th World Congress of Art History. Beijing: The Commercial Press, 2019
CHAIMOVICH, Felipe, “Mirrors of Society: Versailles and the Use of Flat Reflected Images”, em Visual Rersources, vol. 24, n.4, 2008.
CHAIMOVICH, Felipe. “Quadros de espelho e o modelo de Versalhes”, em Anais do XXVIII Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte. CBHA: Rio de Janeiro, 2009.
DAVAL, Luc, Oil painting from Van Eyck to Rothko. Genebra: Skira/Rizzoli, 1985.
DUCHAMP, Marcel, “A propósito de los ‘Ready-mades’”, em Escritos. Barcelona: Gustavo Gili, 1978.
ELIAS, Norbert, O processo civilizador. Rio de Janeiro: Zahar, 1993, 2 vols.
FREIRE, Cristina, Walter Zanini: escrituras críticas. São Paulo: Annablume, 2013.
FOUCAULT, Michel, “Outros espaços”, em Ditos e Escritos. São Paulo: Forense Universitária, 2009, vol. III.
FOUCAULT, Michel, Vigiar e punir: nascimento da prisão. Petrópolis: Vozes, 2020, 42ª ed.
FRASCINA, Francis et al. (eds.), Art in Modern Culture: An anthology of critical texts. Londres: Phaidon, 1992.
FRASCINA, Francis et al., Modernidade e modernismo: a pintura francesa no século XIX. São Paulo: Cosac & Naify, 1998.
GREENBERG, Clement, “Pintura modernista”, em FERREIRA, Glória et al. (orgs.), Clement Greenberg e o debate crítico. Rio de Janeiro: Zahar, 1997.
KANTOR, Sybil, Alfred H. Barr, Jr., and the intellectual origins of the Museum of Modern Art. Cambridge, MA: MIT Press, 2002.
KNELL, Simon et al., (eds.), Museum revolutions: How museums change and are changed. Londres: Routledge, 2007.
LICHTENSTEIN, Jacqueline, (org.), A pintura. São Paulo: ed. 34, 2004, vols. 2 e 5.
LIPPARD, Lucy, Six Years: The dematerialization of the art object from 1967 to 1972. Berkeley: Un. of California Press, 1997.
LORENTE, Pedro, The Museum of Contemporary Art: Notion and development. Londres: Routledge, 2011.
LOSS, Adolf, “Ornamento e crime”, em SARNITZ, August, Adolf Loos. Colônia: Taschen 2003.
MATTA-CLARK, Gordon, “Uma proposta de Matta”, em CHAIMOVICH, Felipe (ed.), Encontros de Arte e Gastronomia. São Paulo: MAM, 2012.
O’NEIL, Paul, The culture of curating and the curating of culture(s). Cambridge MA: MIT Press, 2016.
-