Programação
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A disciplina se propõe a dar aos alunos de graduação um panorama geral das principais vertentes da arte moderna, entre o final do século 19 até a virada contemporânea (anos 1960), tomando como ponto de partida as obras do acervo do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC USP)
Com base na Historiografia da Arte Moderna consolidada se dará ênfase aos artistas e suas produções no campo da pintura e da escultura na Itália, naquela da chamada “Escola de Paris” e naquela realizada no Brasil, no período indicado. A disciplina abordará sua circulação em algumas frentes: para fora do que se convencionou chamar de “Belas Artes”, mas também nas artes aplicadas, com especial atenção às artes gráficas; sua inserção no sistema artístico e mecanismos de consagração no mesmo; o trânsito de linguagens e saberes em contextos de migração. E abordará as interfaces com outros campos do saber como o da dimensão da memória entre esses artistas e tendências e relações com a política vigente.
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- Apresentações: da Profa. Renata Rocco; da Marina Barzon (doutoranda (ECA USP) e monitora da disciplina); dos alunos; da disciplina e critérios de avaliação;
- Aula expositiva sobre os conceitos de modernidade e modernismo.
Sugestão leituras:
1) “Cap. 13. Modernism / Charles Harrison” In.: Nelson, Robert S. (ed). Shiff, Richard (ed). Critical terms for art history. 2. ed.. Chicago London, University of Chicago Press, 2003, pp. 188-201.
2) Anne Cauquelin, Arte contemporânea: uma introdução. São Paulo: Martins Fontes, 2005 (1a. edição em francês, 1992), pp. 23-33; 52-54. -
- Produções artísticas na Europa, sobretudo França e Itália, ao final do século 19 e vanguardas do início do século 20.
Sugestões de leitura:
1. Introdução do livro: HARRISON, Charles et alli. Modernidade e Modernismo: A Pintura Francesa no Século XIX. São Paulo: Cosac & Naify, 1998. [referência aula 02]
2. Introdução do livro: CLARK, T.J. A Pintura da Vida Moderna: Paris na arte de Manet e de seus seguidores. São Paulo: Companhia das Letras, 2004. [referências complementares]
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- Produções artísticas em São Paulo - os “primórdios” da Semana de Arte Moderna de 1922; a Semana de Arte Moderna e os debates historiográficos mais recentes em torno desse evento.
- visita ao espaço expositivo no MAC USP da mostra "Visões da Arte", para ver algumas obras discutidas.
Sugestões de leitura:
CHIARELLI, Tadeu. Arte em São Paulo e o Núcleo Modernista da Coleção. In: Coleção Nemirovsky. São Paulo: MAM, 2003.
FABRIS, Annateresa. Figuras do moderno (possível). In: Schwartz, Jorge. Brasil, 1920-1950: da antropofagia a Brasília. São Paulo: Cosac & Naify, 2002, pp. 41-51.
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- Produções artísticas no entreguerras na Itália e França: artistas, revistas e agremiações.
Sugestões de leitura:
Classicismo, realismo, vanguarda : pintura italiana no entreguerras / organização Ana Gonçalves Magalhães. – 2. ed. rev. ampl. – São Paulo : Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, 2018.252 p.;il. (MAC Essencial 13) – leitura do Texto Ana Magalhães pp. 11-27.Batchelor, David; Fer, Briony; Wood, Paul, Realismo, Racionalismo, Surrealismo - A Arte No Entreguerras. São Paulo: Cosac Naify, 1ª Edição – 1998.
CHIARELLI, Tadeu. “O Novecento e a Arte Brasileira”, Revista Italianística, ano III, no. 3, 1995, pp. 109-134. [pdf disponibilizado aula seguinte]
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- Produções artísticas no entreguerras em São Paulo: os grupos Santa Helena e Família Artística Paulista.
- visita ao espaço expositivo no MAC USP da mostra "Visões da Arte", para ver algumas obras discutidas com a doutoranda Andréa Ronqui (texto selecionado pelo laboratório de curadoria do MAC USP - edital 2021).
Sugestões de leitura:
CHIARELLI, Tadeu. “Naturalismo, regionalismo e o retorno à ordem no ocaso do modernismo brasileiro”. In: Um modernismo que veio depois: arte no Brasil - primeira metade do século XX. São Paulo: Alameda, 2012. pp. 33-50.
CHIARELLI, Tadeu. “O Novecento e a Arte Brasileira”, Revista Italianística, ano III, no. 3, 1995, pp. 109-134.
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- Aula expositiva sobre fotografia moderna – estudos de caso - com doutoranda ECA USP Marina Barzon
Texto sugerido:
"A Obra de Arte na era de sua reprodutibilidade técnica" de Walter Benjamin.
Obs.: A versão do texto disponível no epub é a segunda versão do texto. No livro da brasiliense (Magia e Tecnica, Arte e Política - obras escolhidas de Walter Benjamin n. I) é a tradução da primeira versão de A Obra de Arte na era de sua reprodutibilidade técnica - e é a que eu (Marina) leio.
Minha edição do livro é a de 2012 - 8a. edição revista. Estou disponibilizando aqui em pdf a versão de 1987, que não tem as revisões de tradução da de 2012, pois não consegui encontrar a de 2012 digitalizada.
Recomendo como leitura complementar as introduções das duas edições, mas como prioridade recomendo o texto do Benjamin mesmo.
Temos ainda a tradução da quinta versão do texto publicado pela Autêntica em Walter Benjamin: estética e sociologia da arte.
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- As produções abstratas (lírica e concreta) e o embate com as produções figurativas no Brasil a partir do final dos anos 1940.
- Visita ao espaço expositivo – mostra “Visões da Arte”
Sugestões de leitura:
Anna Bella Geiger; Fernando Cocchiarale. Abstracionismo: Geométrico e Informal. A vanguarda brasileira nos anos cinquenta. Rio de Janeiro: Funarte, 2004.
Maria de Fátima Morethy Couto. "Clement Greenberg. A arte de vanguarda e a teoria moderna", Revista Porto Alegre, jul.-nov., 2004.
Sugestão vídeo Pollock:
https://drive.google.com/file/d/1e5DH6O69YoJmUsuISXnIqcxrtdE96RVE/view?usp=sharing -
Visita ao MAM SP às 14h30 para exposições:
1. Ruptura e o Grupo
https://mam.org.br/exposicao/ruptura-e-o-grupo/
2. Sansom Flexor.
https://mam.org.br/exposicao/samson-flexor-alem-do-moderno/ -
- Formação de um sistema para exposição de arte moderna:
Sindicato Fascista de Belas Artes na Itália e a Bienal de Veneza | MoMA de NY- O artista moderno e seu legado: construção de narrativas e consagração. Discussão de estudos de caso.
Sugestões de leitura:CAUQUELIN, Anne. Arte Contemporânea: Uma Introdução. São Paulo: Martins Fontes, 2005, pp. 87-125. [também será usado na aula 12].
ROJZMAN, Nuria Peist. “El proceso de consagración en el arte moderno: trayectorias artísticas y círculos de reconocimiento”, MATERIA 5, 2005 pp. 17-43.
O’DOHERTY, Brian. No Interior do Cubo Branco: A Ideologia do Espaço da Arte. São Paulo: Martins Fontes, 2007, pp. 1-29.
SHORTO, Russel. "A mulher que forjou Van Gogh", Revista Piauí, ed. 184, jan. 2022.
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- A formação do antigo MAM SP, MAC USP, agentes e acervo e a Bienal de São Paulo
- A atuação de Walter Zanini no MAC USP, Bienal de SP, para a historiografia da arte e seu legado para a produção moderna e contemporânea;
** visita à biblioteca do MAC USP para ver, conversar a respeito da doação da família de Walter Zanini.
Sugestões de leitura:
-Walter Zanini, Introversão, extroversão do Museu de Arte Contemporânea, 1969, pp. 112-114;
-Annateresa Fabris, Walter Zanini, o construtor do MAC-USP, CBHA, 2009.
- Catálogo exposição no MAC USP: "Por um Museu Público: Tributo a Walter Zanini", curadoria Dra. Cristina Freire. link: https://geacc.tumblr.com/catalogozanini
- Classicismo, realismo, vanguarda : pintura italiana no entreguerras / organização Ana Gonçalves Magalhães. – 2. ed. rev. ampl. – São Paulo : Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, 2018.252 p.;il. (MAC Essencial 13) – leitura do Texto Ana Magalhães pp. 11-27.
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1a parte da aula:
- As relações entre artes gráficas, publicidade e arte moderna na primeira metade do século 20 enter SP e RJ. Discussão de estudos de caso.
- referência: Projetos para um cotidiano moderno, MAC USP (ago, 2021-ago, 2022).
2a parte da aula:
visita com alunos na exposição "Projetos para um Cotidiano Moderno" no MAC USP.
Sugestões de leitura:
BORTULUCCE, Vanessa Beatriz, “Comunicação Gráfica Futurista e Seus Reflexos no Brasil”, atas seminário MODERNIDADE LATINA Os Italianos e os Centros do Modernismo Latino-americano, 2013, MAC USP.
RAMOS, Paula Viviane, “Artistas Ilustradores – A Editora Globo e a Constituição de uma Visualidade Moderna pela Ilustração”, Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, 2007. Tese (Doutorado em Artes Visuais); pp. 3-6; 17-42.
E-bookda exposição: http://www.mac.usp.br/mac/conteudo/academico/publicacoes/livros/2021/2021_cotidianomoderno_PORT_ebook.pdf
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- Aula sobre o “Fim da História da Arte” e uma introdução para a virada na arte contemporânea: alguns artistas e obras - europeus, brasileiros, norte-americanos.
Sugestões de leitura:
ARCHER, Michael. Arte Contemporânea: Uma História Concisa. São Paulo: Martins Fontes, 2001, 1-59.
CAUQUELIN, Anne. Arte Contemporânea: Uma Introdução. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
CHIARELLI, Tadeu, “Considerações sobre arte contemporânea e instituições Três obras que mudaram a forma de ver e entender a arte brasileira atual”, Continuum, Itaú Cultural, 19, 2009.
DANTO, Arthur C. Após o fim da arte. Edusp: SP, 2006, pp. 3-21.
FREIRE, M. C. M. Arte Conceitual e Conceitualismos: Anos 70 no acervo do MAC 2000, pp. 7-10
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Aula com Profa. Mariola Alvarez - Grupo Seibe - abstração gestual.
1a parte da aula - teórica
2a parte da aula - visita ao 2o andar, na Reserva Técnica Visível para ver obras comentadas pela Profa. Mariola Alvarez. -
- Atividade com alunos: discussão e devolutiva dos verbetes aos alunos.
- Alunos apresentam em grupo seus planos de exposição para a classe;
- GRUPOS que apresentarão: 1, 2 e 3
Cada grupo terá 40 minutos para apresentar.
- Profa. Renata Rocco comentará cada uma das propostas/ debate entre os alunos;
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1ª parte da aula
- Alunos apresentam em grupo seus planos de exposição para a classe;
- GRUPOS que apresentarão: 4, 5 e 6
- Profa. Renata Rocco comentará cada uma das propostas;
2ª parte da aula - se houver tempo
- Aula expositiva sobre estudos de caso:
exposição Era uma vez o moderno, FIESP, curadoria de Luiz Armando Bagolin (IEB USP) e Fabricio Reiner (mestre pelo IEB) [exposição até 29 de maio 2022]
comentário sobre a exposição O Raio que o Parta, no SESC 24 maio, curadoria coletiva sob curadoria geral de Raphael Fonseca [exposição até 07 de agosto 2022]
Sobre as mostras:
https://www.ieb.usp.br/exposicao-era-uma-vez-o-moderno-1910-1944/
Folder expo O Raio que o Parta: https://issuu.com/sesc24demaio/docs/rqp_folder_issu
- Encerramento da disciplina.
Importante - alunos enviam por email os verbetes em versão final & proposta da exposição para Profa. Renata e monitora Marina.