Vai al contenuto principale
Pannello laterale
Disciplinas »
2024
2023
2022
2021
2020
2019
2018
2017
2016
2015
2014
2013
2012
AACCs/FFLCH
Pró-Reitoria de Pós-Graduação
Outros
Suporte »
Acesso
Perfis
Ouvintes
Docentes
Criação de Disciplinas da USP
Documentação
HelpDesk e Contato
Guia de uso
Sobre
Italiano (it)
Deutsch (de)
English (en)
Español - Internacional (es)
Français (fr)
Italiano (it)
Português - Brasil (pt_br)
Cerca
Chiudi
Cerca
Attiva/disattiva input di ricerca
Acessar
Metodologia do Ensino de Geologia I (2017)
Home
Corsi
2017
FE
EDM
EDM0447-2017123
Metodologia do Ensino de Geografia (2017)
roteiro de estágio
roteiro de estágio
Per visualizzare il file, fai click su questo link:
Roteiro de estágio.pdf
◄ programa
Vai a...
Vai a...
Avisos
Fórum de notícias
ficha de estágio
programa
Quadro comparativo
Relatório de estágio
Espaços não formais
Sequência didática
SEIS
Orientações para visita ao MAE
Orientações - catavento ou Museu Oceanográfico
Orientações - praças e parques
Espaços não formais no contexto formativo
Museo y escuela
Áreas verdes
Texto 1: CALLAI, H. C. O estudo do lugar e a pesquisa como princípio da aprendizagem. Espaços da escola. Editora Unijuí. Ano 12. Jan/mar. 2003, p. 11-14.
Texto 2: SANTOS, M. Paisagem e espaço. ______. Metamorfose do espaço habitado. São Paulo: Hucitec, 1998, p. 20 – 26.
Texto 3: MOREIRA. R. Conceitos, categorias e princípios lógicos para o método e o ensino de geografia. In: _____. Pensar e ser em geografia. 2 ed. São Paulo: Contexto, 2011
Texto 4: CAVALCANTI, L. DE S. Geografia Escolar e a construção de conceitos no ensino. In: ________. Geografia, Escola e Construção do Conhecimento. Campinas: Papirus, 1998, p. 87 – 136.
Texto 5: CALLAI, H. C. Aprendendo a ler o mundo: a Geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Caderno CEDES: Educação Geográfica e as teorias de aprendizagem. v. 25, n. 66, 2005.
Texto 6: CASTELLAR, S. M. V. A cartografia e a construção do conhecimento em contexto escolar. In: ALMEIDA, R. D. Novos rumos da Cartografia Escolar. São Paulo: Contexto. 2011.
Texto 7: ALMEIDA, R. D. Cartografia e Infância. VI Colóquio de Cartografia para Crianças, 2009.
Texto 8: GREIG, P. Representação dos volumes e organização do espaço. In: ___. A criança e seu desenho: o nascimento da arte e da escrita. Porto Alegre: Artmed. 2004, p. 93 – 121.
Texto 9: PAGANELLI, T. I. Para a construção do espaço geográfico na criança. In: ALMEIDA, R. D. De. Cartografia Escolar. São Paulo: Contexto: 2007, p. 43 – 70.
Texto 11: CASTELLAR, S.; VILHENA, J. O uso das diferentes linguagens em sala de aula. In: ____. Ensino de Geografia. São Paulo: CENGAGE Learning. 2011, p. 65 – 98.
Texto 12: CASTELLAR, S. M. V. A cidade como método de estudo na Educação Geográfica. In: LANCHE, N. M.; RODRIGUEZ, A. C. Ciudades Leidas Ciudades Contadas. Bogotá: Universidad Distrital Francisco J. De Caldas, 2011.
Texto 13: ROSS, J. L. S. São Paulo: a cidade e as águas. In: CARLOS, A. F. A. Geografias de São Paulo. São Paulo: Contexto, 2004.
Texto 14: JACOBS, J. Os usos das calçadas. In: ______. Morte e vida das grandes cidades. São Paulo: Martins Fontes, 2011, p. 59 - 79.
Texto 16: BONAFÉ, J. M. La ciudad en el curriculum y el curriculum en la ciudad. In : GIMENO, J. Saberes e incertidumbres sobre el curriculum. Madrid : Morata, 2010.
Texto 17: VENEGAS, C. M. V. El estudio urbano en el aula y la conceptualización espacial. Revista Educación y Pedagogia. v. 14, 2002, p. 167-177.
aziz
Texto 18: SASSERON, L. H.; CARVALHO, A. M. P. de. Almejando a alfabetização científica no ensino fundamental: a proposição e a procura de indicadores do processo. Investigações em Ensino de Ciências - v 13(3), p.333-352, 2008.
Texto 19: LIBÂNEO, J. C. A relação objetivo-conteúdo-método. In: ____. Didática. São Paulo: Cortez. 1994, p. 153 – 155.
Texto 20: SOUZA, V. C. Construção do pensamento espacial crítico: o papel da leitura e da escrita no ensino da Geografia. Anekumene. v. 1, n. 2, 2011.
Texto 21: BENEJAM, P.; PAGÉS, J. La selección y secuenciación de los contenidos sociales. In: ____. Enseñar y aprender Ciencias Sociales, Geografia e História en la educación secundaria. Barcelona, 1998, p. 71 – 95.
Livro_Debaixo_da_cama
Quadro comparativo ►