1) Como entender as idéias de cientificidade simples e reflexiva?

2) Por que o "processamento científico de riscos da modernização pressupõe que o desenvolvimento técnico -científico se converta em problema"?

3) Reflita sobre a afirmação "Não foi o fracasso, mas o sucesso das ciências, o que levou a que fossem destronadas"(pag. 246)  

4) O que vc entende na afirmação: "Tudo o que entra em contato com a ciência é esboçado como algo alterável - exceto a própria racionalidade científica. De sacuda elas conferem às ciências sua superioridade cognitiva e social diante das práticas técnicas e laicas correntes" (pag. 247)

5) Nas páginas 251 e 252, Beck tece críticas à formulação de hipóteses nas ciências empíricas. Qual a base dessa crítica? Por que no gerenciamento do risco há um "princípio contrário"?

6) Comente a base do raciocínio de Weingart que não separa o discurso científico do discursos da "plebe rude". (pag. 254-255)

7) Por analises causais em zonas de risco são bisturis político-científicos? (pag. 259)

8) Por que Beck afirma que enquanto o autoquestionamento dos fundamentos cognitos são examinados, o avanço da tecnologia foi imunizado contra a dúvida. (pag. 269)

9) Qual o sentido do termos "pedagogia da racionalidade científica"?


Modifié le: jeudi 4 avril 2024, 12:11