1. Estabelecer possíveis relações conceituais entre epistemologia, ciências naturais, ensino de ciências naturais e didática das ciências naturais. 2. Caracterizar as diversas contribuições teóricas da epistemologia ao campo da educação científica (ensino, avaliação, materiais, currículo, formação de professores, inovação e investigação). 3. Examinar alguns problemas epistemológicos chaves que têm incidência sobre questões de educação científica. 4. Reconhecer e utilizar ferramentas conceituais críticas para a construção de uma resposta fundamentada à pergunta “que ciência ensinar” nos diferentes níveis educativos.
Possibilitar ao aluno de Pós-graduação o contato com diferentes áreas da pesquisa em Ensino de Ciências, especialmente no que se refere ao Ensino de Física, Ensino de Química e Ensino de Biologia, propiciando o aprofundamento de conhecimentos específicos e atualização, através de seminários ministrados por especialistas convidados.
Promover uma visão sintética das ideias expressas na literatura atualizada, referentes às características e aos pressupostos de uma pesquisa em Ensino de Ciências. Incentivar debates sobre o tema e envolver os participantes no processo de elaboração de uma pesquisa no campo da educação em ciências, desde o planejamento inicial até a elaboração de um relato científico.
Esta disciplina tem como objetivo proporcionar aos estudantes uma compreensão abrangente de recursos educacionais com base nas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação vigentes e emergentes (doravante Tecnologias Digitais) e seu papel na educação. Serão explorados os usos dessas tecnologias como objetos de ensino e instrumentos mediadores do processo de ensino e de aprendizagem, na perspectiva de provocar os pós-graduandos ao uso crítico, responsável e reflexivo desse tipo de recursos de tecnológicos.
Oferecer subsídios teóricos e metodológicos para a realização de pesquisas que tratem da temática do risco na educação científica.
• Investigar a influência das formas de organização social produzidas pela ciência e pela tecnologia no mundo atual; • Investigar as novas formas de lidar com o conhecimento na tomada de decisões, em especial envolvendo o tema risco; • Avaliar os meios individuais e institucionais para lidar com os desafios de uma sociedade de riscos manufaturados em seu interior; • Refletir criticamente sobre a adequação da educação básica em ciências para lidar com o tema risco, em particular sobre o tipo de problemas propostos; • Desenvolver linhas de ação para a formação dos professores, para a produção de currículos e programas para lidar com o tema risco.