Apresentar e discutir os princípios e fundamentos da Educação em Biodiversidade, sobretudo na perspectiva da Botânica. A partir da Botânica, discutir, desenvolver e aplicar abordagens e estratégias que desenvolvam maior motivação no ensino e na aprendizagem de Ciências e de Biologia. Prover e estimular a reflexão de temas como Biodiversidade, Botânica e Cidadania, coprodução do conhecimento no ambiente escolar, Biodiversidade no âmbito da educação básica, educação de jovens e adultos, e educação quilombola.
Após a conclusão bem-sucedida deste curso, o aluno será capaz de demonstrar, por meio da escrita e da discussão, a compreensão de - Como os referenciais teóricos sobre etnografia influenciam a coleta e análise de dados em pesquisas em educação e ensino de ciências; - Como conceitos teóricos particulares podem enriquecer a análise e interpretação de dados etnográficos; - Como selecionar metodologias apropriadas para questões de pesquisa específicas; - Como fundamentar interpretações analíticas com observações empíricas e análise do discurso; - Como usar uma ampla variedade de métodos de coleta e análise de dados; - Como navegar reflexivamente em questões de subjetividades e ética do pesquisador na pesquisa etnográfica.
Esta disciplina pretende discutir conhecimentos, atitudes e valores sobre as práticas e a pesquisa em Educação Ambiental (EA), de modo a tornar o pós-graduando capaz de: - Compreender a construção histórica da área de Educação Ambiental no contexto nacional e internacional; - Reconhecer a importância da interdisciplinaridade para a pluralidade da área; - Avaliar criticamente os principais instrumentos legais da Educação Ambiental no Brasil (Política Nacional de Educação Ambiental; Programa Nacional de Educação Ambiental; Diretrizes Curriculares Nacionais de Educação Ambiental) e suas articulações com os currículos da educação básica e superior; - Compreender as diferentes concepções de Educação Ambiental nas práticas pedagógicas e na formação de professores; - Identificar as principais contribuições da perspectiva crítica para as práticas e a pesquisa em EA; - Identificar as potencialidades da aprendizagem social para as práticas e pesquisas de EA; - Problematizar o papel da Educação Ambiental frente à sociedade de risco; - Vivenciar, analisar e criar estratégias didáticas participativas para a sustentabilidade socioamental e de educomunicação; - Analisar criticamente projetos e práticas de Educação Ambiental; - Analisar perspectivas de pesquisa a partir de plataformas específicas (http://www.earte.net/) e de periódicos e anais de congressos da área; - Produzir novos conhecimentos referentes ao tema no contexto da disciplina.