Apresentar e discutir os princípios e fundamentos da Educação em Biodiversidade, sobretudo na
perspectiva da Botânica. A partir da Botânica, discutir, desenvolver e aplicar abordagens e estratégias
que desenvolvam maior motivação no ensino e na aprendizagem de Ciências e de Biologia. Prover e
estimular a reflexão de temas como Biodiversidade, Botânica e Cidadania, coprodução do
conhecimento no ambiente escolar, Biodiversidade no âmbito da educação básica, educação de jovens
e adultos, e educação quilombola.
- Docente Avançado: Anne Caroline de Freitas
- Docente Avançado: Paulo Takeo Sano
- Docente Avançado: Rafaela Pereira Maia
- Docente Avançado: Rebeca Viana
- Docente Avançado: Ronaldo Andrade dos Santos
Após a conclusão bem-sucedida deste curso, o aluno será capaz de demonstrar, por meio da escrita e da discussão, a compreensão de
- Como os referenciais teóricos sobre etnografia influenciam a coleta e análise de dados em pesquisas em educação e ensino de ciências;
- Como conceitos teóricos particulares podem enriquecer a análise e interpretação de dados etnográficos;
- Como selecionar metodologias apropriadas para questões de pesquisa específicas;
- Como fundamentar interpretações analíticas com observações empíricas e análise do discurso;
- Como usar uma ampla variedade de métodos de coleta e análise de dados;
- Como navegar reflexivamente em questões de subjetividades e ética do pesquisador na pesquisa etnográfica.
- Docente: Daniela Lopes Scarpa
Esta disciplina pretende discutir conhecimentos, atitudes e valores sobre as práticas e a pesquisa em Educação Ambiental (EA), de modo a tornar o pós-graduando capaz de:
- Compreender a construção histórica da área de Educação Ambiental no contexto nacional e internacional;
- Reconhecer a importância da interdisciplinaridade para a pluralidade da área;
- Avaliar criticamente os principais instrumentos legais da Educação Ambiental no Brasil (Política Nacional de Educação Ambiental; Programa Nacional de Educação Ambiental; Diretrizes Curriculares Nacionais de Educação Ambiental) e suas articulações com os currículos da educação básica e superior;
- Compreender as diferentes concepções de Educação Ambiental nas práticas pedagógicas e na formação de professores;
- Identificar as principais contribuições da perspectiva crítica para as práticas e a pesquisa em EA;
- Identificar as potencialidades da aprendizagem social para as práticas e pesquisas de EA;
- Problematizar o papel da Educação Ambiental frente à sociedade de risco;
- Vivenciar, analisar e criar estratégias didáticas participativas para a sustentabilidade socioamental e de educomunicação;
- Analisar criticamente projetos e práticas de Educação Ambiental;
- Analisar perspectivas de pesquisa a partir de plataformas específicas (http://www.earte.net/) e de periódicos e anais de congressos da área;
- Produzir novos conhecimentos referentes ao tema no contexto da disciplina.
- Docente Avançado: Patricia Matsuo
- Docente: Denise de La Corte Bacci Toledo
- Docente: Rosana Louro Ferreira Silva