Tradicionalmente, a introdução que é dada sobre magnetismo ao aluno do Ensino Médio, utiliza como exemplos os imãs naturais (permanentes) para evidenciar a existência de campo magnético, isto é, uma região ao redor do imã que tem a propriedade de agir (atraindo ou repelindo) sobre outro imã ou materiais magnéticos e paramagnéticos.

Além disso, os professores tendem a mencionar o exemplo da bússola, um imã, que aponta as direções Norte e Sul do nosso planeta, ao sofrer a ação do campo magnético da Terra, uma vez que que o nosso planeta é, também, um “grande imã”.

Aponta-se aí então, o Geomagnetismo - o Campo Magnético da Terra. Em tese, saber  desta propriedade do nosso planeta já é suficiente para avançar no conteúdo tradicionalmente explorado na 3ª Série do E.M, no entanto, devemos apresentar ao aluno o porquê da Terra possuir essa propriedade, qual sua importância, e as consequências da sua existência, fornecendo ao estudante mais subsídios para melhor  compreensão do funcionamento do Planeta.

Além disso, é um fenômeno inserido na  vida do aluno, através de simples objetos como a bússola e com a abordagem através  de filmes de ficção científica, por exemplo “Viagem ao Centro da Terra”.

Outro ponto relevante para se destacar são a competência e habilidade escolhidas  para o desenvolvimento da aula, as quais estão diretamente relacionadas com a  proposta da aula de permitir que os alunos compreendam a concepção de  geomagnetismo de uma perspectiva histórica, acompanhando o desenvolvimento dos  conceitos que buscaram explicar tal fenômeno.


Última atualização: domingo, 10 dez. 2023, 15:55