Modelo para estação simulada completa
Definições prévias: - Gravação do cenário: Definir se será realizada a gravação, equipamento e responsável. - Tipo de comunicação entre estudante/candidato e avaliadores: forma verbal, escrita, visual. |
1- Instruções para o participante/estudante/candidato – informações essenciais para o caso clínico, a definição das tarefas e sua duração (estabelecer um limite de duração da atividade com tempo suficiente para que os participantes atinjam os objetivos). |
2- Instruções sobre o cenário simulado - Realizar a listagem dos recursos de acordo com as necessidades e possibilidades do cenário: 1) o espaço para a simulação; 2) os simuladores (manequins), se forem utilizados; 3) mobiliários (cama, cadeira, armários, suporte de soro, biombo); 4) equipamentos (monitor, aspirador, foco); 6) materiais (seringas, sondas, termômetro); 7) documentação de apoio (cartas de encaminhamento, ficha de atendimento, exames complementares); 8) utilização de recursos diagnósticos e terapêuticos, de medicações, de equipamentos; e 9) adereços (roupas, documentos de identificação, embalagens de remédios, exames prévios, dispositivos invasivos, maquiagem, sangue e secreções). |
3- Checklist de montagem da estação - incluindo a disposição do mobiliário e das pessoas envolvidas em cena, para sua padronização e reprodutibilidade. |
4- Recursos humanos para condução do cenário: definir os diferentes papeis a serem desempenhados no cenário para estabelecer o número de participantes, e seus pré-requisitos. Em relação ao levantamento dos recursos humanos, devem ser incluídos facilitadores, pacientes simulados ou padronizados, operadores de equipamentos tecnológicos e outros que venham a se fazer necessários. |
5- Orientações ao paciente simulado – script e, caso haja necessidade, descrever as observações para moulage, vestimenta e adereços. |
6- Orientações e informações ao examinador/avaliador – descrição sequencial e cronológica das condutas a serem tomadas pelo estudante/candidato. |
7- Informações sobre o caso e condutas a serem tomadas – descrição das possibilidades de condutas que o estudante/candidato pode tomar e se comportar, definindo como agir. |
8- Fluxograma de decisões possíveis das estações - para auxílio no desenvolvimento do cenário de acordo com a evolução e ações do participante. |
9- Checklist do examinador/avaliador - contendo as ações/atividades adequadas que os participantes devem desenvolver durante a prática simulada. |