Modelo de encomenda da estação simulada
1- Tema/Conteúdo a ser abordado (utilizar a matriz de conteúdos) - escolher um título que represente o problema a ser trabalhado. |
2- Objetivos de aprendizagem/avaliação – O objetivo geral é o resultado que se espera com o aprendizado. Os objetivos específicos são as medidas de desempenho do participante, que geralmente são disponibilizados apenas para os facilitadores. O número de objetivos específicos dependente da complexidade e do tempo estabelecido para o cenário. Pode se utilizar os marcos de competências que devem ser mobilizados no desenvolvimento da estação. |
3- Competências gerais a serem desenvolvidas: conhecimentos, habilidades e atitudes que são esperadas do participante ao final da atividade. Definir as habilidades específicas a serem demonstradas. |
4- Tipo de simulação - Definir entre Simulação clínica com uso de simulador (manequim); Simulação clínica com uso de paciente simulado (se padronizado); Role Play; Simulação híbrida; Prática Deliberada de Ciclos Rápidos; Simulação in situ; Simulação Interprofissional; Simulação virtual; Telessimulação. |
5- Caso/situação clínica: Informações do caso clínico a ser desenvolvido, bem como as tarefas a serem cumpridas. Descrever o caso de maneira sucinta e clara, com informações essenciais para o alcance dos objetivos propostos. |
6- Lesões/Patologias – definir os achados do exame físico e exames complementares a serem explorados. Definir também as decisões críticas de diagnóstico e tratamento. |
7- Procedimentos médicos a serem realizados (se houverem) – define-se os materiais e equipamentos que deverão estar presentes no cenário simulado. |
8- Distratores - devem ser pensados com propósito de auxiliar na aprendizagem e aproximar o cenário de condições reais, entretanto não devem desviar a atenção do participante, afastando-o dos objetivos propostos. |
9- Cenário de prática - Local/referência de local em que será realizado o atendimento/procedimento. |
10- Problemas de comunicação com pacientes, familiares e membros da equipe interprofissional. Utilizar as situações mais frequentes de conflitos. |
11- Conflitos éticos e jurídicos - caso se apliquem aos objetivos do caso, realizar a inclusão. |
12- Situação interprofissional envolvida – nos casos de utilização, definir as competências comuns e colaborativas. |
13- Nível estimado de dificuldade (fácil, médio ou difícil) |
14- Informações complementares - inserir outras informações que possam ser úteis na construção da estação. |
15- Protocolo/Consenso de orientação para a construção e ponderação do checklist. |