O patriarcado é um sistema que criou raízes em nossa sociedade, ele inferioriza mulheres e oferece a dominação aos homens.

Isso quer dizer que o patriarcado oferece o poder de controle dos homens para com as mulheres, causando diversos tipos de violências. Por exemplo, provavelmente você já conviveu com um casal em que a esposa só poderia viver e fazer o que o marido permitisse, este é um exemplo de controle, que passou a existir com o sistema patriarcal. O patriarcado tira a autonomia da vida das mulheres.

A partir dessa ideia de controle é possível observar vários tipos de violência contra as mulheres que partem da ideia de dominação e interiorização, como por exemplo:

  •  Violência psicológica: onde o parceiro/a passa a manipular situações e ideias para que a mulher esteja vulnerável e sob o seu controle.

  •   Violência física ou doméstica: onde o parceiro/a se acha no direito de ferir a integridade do corpo da mulher de forma física (com tapas, atirar objetos, socos, puxões, arranhões e etc).

  • Violência sexual: onde um homem se acha no direito de violentar (abusar) do corpo feminino através de violações sem consentimento. 


Entre outras diversas violência que você pode se informar neste link: TIPOS DE VIOLÊNCIA - Instituto Maria da Penha


Para ficar mais claro, é através do sistema patriarcal que é criado o machismo, aquele que muitas vezes está presente de forma “sútil” em nosso dia a dia, em piadas sobre mulheres, “brincadeiras” sobre a aparência de uma mulher, e até mesmo nos tipos mais profundos como a violência sexual e feminicídio. 


Para entender melhor, seguiremos para o próximo tópico sobre machismo!



Última atualização: domingo, 10 jul. 2022, 20:43