Programação


  •  
       
         


    Apresentação do curso

    No nosso dia a dia ouvimos, muitas vezes, a expressão "Direitos Humanos", seja na mídia, como na Televisão ou nas redes sociais, ou até mesmo em situações que acontecem no cotidiano dos lugares em que convivemos. Mas o que seriam, afinal, esses Direitos Humanos? Eles servem para todo mundo, como o nome sugere, ou são só para algumas pessoas? São importantes, ou são "mimimi"? Falam de coisas abstratas ou têm a ver com o nosso dia a dia, tipo, o que pode ser piada e o que não pode? Existe mesmo um limite para o humor? E pra paquera? Quando um simples elogio pode ser inadequado? E afinal, como viver e conviver no trabalho nesse campo minado? Quais são os limites que nós e os outros têm nessa convivência dentro da Universidade, que é um espaço que envolve um grupo tão diversificado de pessoas? 

    Pensando nesse cenário, a Comissão de Direitos Humanos da Escola de Comunicações e Artes da USP decidiu aproveitar a possibilidade do ensino à distância para propor um curso que vai ajudar você, que é funcionário ou funcionária da ECA, a entender melhor esse tema. O curso vai apresentar alguns dos conceitos-chave e importantes reflexões sobre a aplicação dos Direitos Humanos, sempre tentando focar em nosso cotidiano.


    Qual é o objetivo deste curso?

    O objetivo principal do curso é contribuir para que possamos ter relações melhores no nosso ambiente de trabalho, com mais respeito entre nós, profissionais da ECA e também para com o público que atendemos, como estudantes, professores e professoras, assim como pessoas de fora da USP. 

    Se você se interessou pelo curso, a CDH deseja a você um bom aprendizado!



    Organização do curso:

    O curso está organizado em cinco módulos: cada um deles tem a duração de aproximadamente 2 horas e dá direito a um certificado. Comece pelo Módulo 1: Por que falar sobre Direitos Humanos? e depois faça a sua sequência: você pode escolher qual módulo prefere fazer e quando fazer. Você será o responsável pela organização do seu tempo e do seu aprendizado. Qual é seu maior interesse? Racismo? Comece por ele... Assédio? Comece pelo Módulo 5. O importante é que o curso desperte seu interesse e a vontade de saber mais sobre o assunto. Os módulos são os seguintes:


    - Módulo 1 - Por que falar sobre Direitos Humanos?

    - Módulo 2 - Machismo

    - Módulo 3 - Racismo

    - Módulo 4 - LGTBfobia

    - Módulo 5 - Assédio no trabalho


    Metodologia:


    O curso será realizado através do Moodle, em que serão postados os conteúdos do curso e as atividades avaliativas, ao final de cada módulo. As  avaliações são questionários que você fará sobre o que leu, ouviu ou assistiu. Ao final, também pedimos que avalie cada módulo, para que possamos melhorar, corrigir falhas e tornar o curso mais interessante.


    Que recursos você vai encontrar no Moodle: 


    - Glossário: ferramenta semelhante a um dicionário que contém uma lista de termos e definições para você não precisar sair procurando palavras complicadas ou novas que aparecem nos textos.


    - Conteúdos: textos, vídeos, cartilhas, músicas. O curso oferece também um material que chamamos de “complementar”: não é obrigatório, mas tem muita coisa para quem se interessar em aprofundar o tema.


    - Estudos de caso: problemas reais que ajudam a relacionar o que foi discutido ao nosso cotidiano.


    - Exercícios avaliativos: questionários simples de múltipla escolha, importantes para você fazer uma revisão do conhecimento adquirido, sempre ao final dos módulos.


    - Avaliação do curso: aqui é você quem vai dar a nota para o curso, dizer se gostou, se não gostou, onde ficou complicado, onde podemos melhorar. 


    Dicas para você se organizar:

    Atividades a distância são bastante diferentes das presenciais, pois é necessário ter um outro tipo de disciplina. Abaixo, deixamos uma lista de dicas que vão ajudar a organizar seu tempo e as atividades: 

    - Faça um planejamento sobre o que será estudado no dia e organize seu tempo.  Seja honesto/a consigo mesmo: se você tem meia hora, não adianta dizer que vai ler um texto, assistir um vídeo e ouvir um podcast;

    - Escolha um espaço no qual você possa se concentrar melhor;

    - Evite distrações desnecessárias que tirarão seu foco; 

    - Faça pausas para uma água ou um cafezinho. Isso ajuda a manter a concentração depois de muito tempo lendo; 

    - Leia o material complementar conforme se interessar pelo tema. São ótimas indicações de filmes, vídeos, textos para se aprofundar nos módulos.


    Certificado:


    Para obter o certificado do curso de extensão é necessário atingir a nota mínima de XX pontos nas avaliações propostas. Cada módulo dá direito a um certificado de XX horas. Com os 5 módulos feitos, você terá direito a um certificado de curso de extensão em Direitos Humanos.