Resultados esperados - Coleção 3
NÍVEIS COGNITIVOS DA TAXONOMIA DE BLOOM
1 - CONHECIMENTO: lembrar de informação aprendida
MEMORIZAR, RECONHECER, IDENTIFICAR
- Requisitos topográficos para o projeto de fundações
- Levantamento plani-altimétrico
- Requisitos de arquitetura para o projeto de fundações
-
- Planta
- Cortes
- Requisitos estruturais para o projeto de fundações
- Planta de cargas
- Tabela de carregamentos (combinações, etc.)
- Requisitos geotécnicos para o projeto de fundações
- Sondagens de simples reconhecimento (mínimo)
- Número, distribuição e profundidade de sondagens
- Fixação da tensão admissível de fundação direta: em geral única para o projeto
- Sapata isolada, sapata associada, sapata de divisa, viga-alavanca
- Fixação da tensão admissível de fundação direta: em geral única para o projeto
2 - COMPREENSÃO: demonstrar que entendeu os fatos
COMPREENDER, EXPLICAR
- Critério para escolha de fundação direta: < 50 % da área em projeção
- Adotada uma tensão admissível para a fundação, como dimensionar a sapata sob cada pilar: equilíbrio de forças e de momentos
3 - APLICAÇÃO: aplicar o conhecimento a situações reais
APLICAR
- Dimensionar
- sapata isolada (regras práticas, abas iguais: a-b = a0-b0)
- sapata associada (CG ≡ CC)
- sapata de divisa com viga-alavanca (regras práticas: R1/P1 \(\cong\) 1,1 a 1,2; a \(\cong\) 2,0 a 2,5 b)
4 - ANÁLISE: subdividir conceitos ou objetos em partes mais simples e encontrar evidências para fundamentar generalizações
ANALISAR, DISTINGUIR
- Dimensionamento de fundações (e contenções... e edificações em geral) tem sempre equilíbrio como pré-requisito
5 - SÍNTESE: aglutinar conceitos básicos em um novo todo ou propor soluções alternativas
6 - AVALIAÇÃO: emitir e defender opiniões com base em evidência interna ou critérios externos
Last modified: Saturday, 29 August 2015, 6:41 PM