Resultados esperados - Coleção 2
NÍVEIS COGNITIVOS DA TAXONOMIA DE BLOOM
1 - CONHECIMENTO: lembrar de informação aprendida
MEMORIZAR, RECONHECER, IDENTIFICAR
- Investigações do subsolo: essenciais para o projeto
- Requisitos para o projeto de fundações
- Sondagens de simples reconhecimento (mínimo)
- Levantamento plani-altimétrico
- Arquitetura
- Planta
- Cortes
- Estrutura
- Planta de cargas
- Tabela de carregamentos (combinações, etc.)
- Número, distribuição e profundidade de sondagens
- Correlações entre índices de investigações de campo e
- parâmetros do solo
- tensões de projeto
- recalques (Schmertmann, por exemplo)
- Associações
- ELU - superfície de escorregamento
- ELS - bulbo de tensões
- Camadas de solos moles, compressíveis, condicionam ELU e ELS (adensamento)
- Tensão admissível de fundação direta: em geral única para o projeto
- Critério para escolha da solução em fundação direta (< 50% da área)
2 - COMPREENSÃO: demonstrar que entendeu os fatos
COMPREENDER, EXPLICAR
- Limites "geométricos" de aplicabilidade das teorias da Elasticidade, Adensamento e Plasticidade
- Relação entre bulbo de tensões e perfil do subsolo
- Relação entre superfície de escorregameto e perfil do subsolo
- Representatividade da prova de carga (e de ensaios, de maneira geral)
- Influência cruzada entre elementos de fundação: bulbo "do edifício"
- Processos para determinar tensão admissível de fundação direta
- Processo de Schmertmann
3 - APLICAÇÃO: aplicar o conhecimento a situações reais
APLICAR
- Correlações para obter parâmetros dos solos
- Correlações para obter tensões admissíveis em fundações diretas
- Correlações para prever comportamento (Schmertmann, por exemplo)
4 - ANÁLISE: subdividir conceitos ou objetos em partes mais simples e encontrar evidências para fundamentar generalizações
ANALISAR, DISTINGUIR
- Ruptura (ELU), recalque (ELS)
- Teorias (TE, TA, TP) e parâmetros necessários para cada interpretação
- Tipos de solos aos quais se aplicam as diversas teorias
5 - SÍNTESE: aglutinar conceitos básicos em um novo todo ou propor soluções alternativas
6 - AVALIAÇÃO: emitir e defender opiniões com base em evidência interna ou critérios externos
Last modified: Saturday, 29 August 2015, 6:05 PM