Orientações para os seminários

Os seminários cumprem uma dupla função. Por um lado, visam formar aqueles que apresentam por meio de um aprofundamento e pesquisa, além de der a chance de, ao apresentar, praticar clareza de comunicação de um tópico específico. Por outro lado, os seminários também devem ajudar os demais estudantes a ampliar o conhecimento sobre o tópico apresentado e funcionar como plataforma para o aprofundamento das discussões. Por essa razão é importante que os seminários sejam preparados com antecedência e comprometimento do grupo envolvido.

Formação dos grupos e escolha dos tópicos

Os grupos devem ser formados o quanto antes e recomendo que os grupos não ultrapassem a marca de seis integrantes. Para o bom andamento do curso é importante que todos os temas sejam cobertos. Em princípio, os grupos que se formarem primeiro e escolherem os primeiros temas terão prioridade. Os grupos de que se formarem depois ou escolherem temas no fim do semestre podem ter que negociar com outros grupos. Os temas devem seguir as datas indicadas no cronograma, por essa razão, tenha certeza de que conseguirá participar da discussão na semana em que seu grupo apresentará. Para facilitar a organização os grupos que frequentam as discussões no diurno devem escolher os temas da turma A e os grupos do noturno devem escolher os temas da turma B. Alguma negociação é permitida no arranjo das turmas, uma vez que a prioridade é que todos os temas sejam cobertos. Há um fórum especifico que você deve postar o nome dos integrantes, número USP e tema escolhido. Não esqueça de verificar se outro grupo já escolheu o mesmo tema.

Estrutura dos seminários

Os seminários devem ter entre 30 e 45 minutos. A estrutura sugerida deve passar por quatro pontos importantes:

(i) Uma definição do tema. Qual o sentido que essa tema assume no ensino de Física e o que o diferencia de temas próximos;

(ii) Como as pesquisas sobre ensino de Física (e ensino de Ciências) tratam o tema. Como, por exemplo, pontos fortes e fracos relacionados à abordagem do tema em sala de aula;

(iii) Uma sugestão de aplicação do tema em sala de aula. Não é necessário que seja algo original, mas deve ser uma amostra de como o grupo imagina esse tema em sala de aula;

(iv) Por fim, uma pergunta problematizadora para que possamos iniciar a discussão. Algo que o grupo queira discutir com os demais.

Apresentação dos seminários

Todos os seminários serão disponibilizados de maneira sincronia. O grupo responsável deve deixar o seminário disponível do Youtube com link público na segunda-feira referente a semana do seminário. Várias maneiras de edição e apresentação do vídeo podem ser utilizadas. Acredito que a mais simples e direta é utilizar o Google Meet (use sua conta @usp.br) para gravar uma apresentação com todos os integrantes. A forma de gravar e editar é livre, essa é apenas uma dica e não uma exigência. Recomendo fortemente que utilizem imagens ou slides para que os todos possam acompanhar a apresentação. Lembre-se que parte dos estudantes acompanha o curso em telas pequenas como de celulares, por isso, evite colocar letras ou imagens muito pequenas na tela.

Avaliação dos seminários

Todo o seminário deve vir com um resumo de no máximo 500 palavras. Esse resumo deve ajudar os estudantes que, por qualquer motivo, não conseguiram assistir ao vídeo. Ele deve ser entregue junto com o link para o seminário. A avaliação dos seminários deve seguir uma linha semelhante ao dos exercícios: identificar, refletir e relacionar. Além disso, serão observadas a clareza da comunicação, organização geral do seminário e profundidade da pesquisa realizada.







Última atualização: terça-feira, 22 set. 2020, 18:41