Como realizar um bom trabalho de resgate de memória

ACH3137 é uma disciplina com foco na aprendizagem da(o)s estudantes, em vez de foco na nota obtida. Nota deve ser consequência do esforço individual, de estudo persistente, de resolução de dúvidas através de perguntas ao docente, ou aos colegas de disciplina, ou pesquisas na Internet.

O trabalho de resgate de memória é um método de aprendizagem focado neste esforço individual. Para obter os melhores resultados deste método, deve-se fazer o seguinte:

1. Assista ao vídeo da aula apenas uma vez (até o fim da disciplina);

2. Aguarde de uma a duas horas, para então realizar o resgate de memória;

3. Depois desse primeiro resgate, aguarde dois dias e faça um segundo (lembre-se de que não poderá mais assistir ao vídeo até o fim da disciplina).

4. Faça mais resgates de memória a cada dois dias. Haverá resgate no dia 1 (dia em que assistiu ao vídeo), dia 3, dia 5 e dia 7. Escolha qual é o melhor resgate de memória que escreveu e poste no e-disciplinas;

5. Na aula 1, seguem-se as instruções 1 a 4. A partir da aula 2 e nas semanas subsequentes, a aula 1 passa a ser resgatada da memória apenas uma vez a cada 7 dias. Ou seja, aumenta-se o espaçamento quando das aulas anteriores à da semana vigente acumulam-se. Assim, na aula 3, procede-se com os passos 1 a 4 e faz-se o único resgate semanal das aulas 1 e 2.

6. Quando fizer o resgate de memória, concentre-se, feche os olhos se for preciso, mas procure na mente a resposta; faça o esforço, pois é ele que consolida a informação que aprendeu.

7. Ao final do módulo, veja qual pontuação conseguiu no teste de múltipla escolha e determine se o método funcionou com você. A nota da disciplina é pautada no seu esforço, não na nota obtida neste teste, que serve apenas para indicar o quanto avançou em sua aprendizagem.

8. Quando a disciplina terminar, reassista aos vídeos e veja se os conteúdos estão mais claros.


Observações

a) A disciplina requer apenas uma folha escrita da(o)s estudantes, mas pode-se ir além disso em casa, para aumentar a abrangência do conteúdo resgatado;

b) Não se pode reassistir ao vídeo da aula, mas nada impede a(o) estudante de consultar outros materias, por exemplo, as referências dos artigos no fim da aula.

Ultime modifiche: sabato, 22 agosto 2020, 11:56