CAC0647 - Laboratório I A / 2º Sem de 2020

“Laboratório de Crítica de Artes da Cena”

Prof. Dr. Henrique Rochelle


OBJETIVOS

Laboratório com foco na produção e experimentação em escrita de crítica sobre obras de artes da cena. O grupo discutirá alguns dos aspectos sobre o que faz, para que serve, quem realiza e a quem se destina a crítica. O propósito é o de trazer uma experiência e vivência com essa prática, que permita um melhor entendimento sobre a sua realização atual e lugar na mídia, também abra horizontes sobre a importância e potência da comunicação, trabalhando através da experimentação concreta dentro das possibilidades desse tipo de criação. Parte-se de discussões teóricas acerca do papel e função da crítica, para aprofundar o exercício das operações críticas, conforme propostas por Sally Banes, em comparação ao exercício da análise de espetáculos.


PROGRAMA RESUMIDO

Prática de produção e discussão de textos de crítica e das operações da crítica das artes da cena, frente a trabalhos de diversas linguagens, em estudo da produção publicada por veículos, mas sobretudo a partir do exercício e discussão conjunta dos resultados desses exercícios, aqui abarcando obras vistas em conjunto e obras vistas individualmente.


PROGRAMA

Os dois eixos do programa se articulam concomitantemente, com elaboração, estudo e reflexão dos subsídios teóricos, emprego dos mesmos em atividades práticas, e análise conjunta dessas realizações.

Eixo Prático: Laboratório de produção e discussão

- Experimentação das operações da crítica

- Descrição: o que acontece?

- Interpretação: qual o sentido do que acontece?

- Contextualização: quais condições levam a esse acontecimento?

- Avaliação: qual o valor da realização?

- Análise de espetáculos e crítica

- Questionário Pavis

- Questionário Ubersfeld

- Leitura, reconhecimento e experimentação a partir da produção crítica

- em veículos de imprensa consagrada

- em novas mídias

- Experimentação de formatos consagrados

- Experimentação de novos formatos


Eixo Teórico: Subsídios / Embasamento

- origem e formação do crítico contemporâneo

- lugar atual do crítico na economia das artes e no jornalismo cultural

- crítica em novas mídias

- público, plateia, recepção e crítica

- operações críticas: descrição, interpretação, contextualização, avaliação

- estética da recepção e análise de espetáculos

- instrumentos de análise

- premiações e sua relevância / potência


AVALIAÇÃO

Instrumentos: Frequência, Presença, Participação, Desempenho, Realização de Tarefas

Método: realização de atividades semanais de exercícios de crítica; assistência das referências e preparo; organização e entrega das atividades textuais produzidas, em diversas plataformas, incluindo dossiê final; leitura e discussão de textos; participação e comentário, oral e escrito, acerca das produções dos demais; participação na discussão de referenciais históricos e conceituais.


BIBLIOGRAFIA

ABREU, E. G. Crítica ou Críticos: um dilema do teatro. Sala Preta, v. 12, n. 2, nov 2012.

BANES, S. Writing dancing in the age of postmodernism. Middletown: Wesleyan University Press, 1994.

BERNARD, M. Généalogie du Jugement Artistique. Paris: Bauchesne, 2011.

COELHO, M. Crítica Cultural: Teoria e Prática. São Paulo: Publifolha, 2006.

COELHO, M. Gosto se Discute. São Paulo: Ática, 1994.

DIAS, L. Anuário de Artes Cênicas dança/ teatro 1981. São Paulo: SMC/PMSP, 1982.

EAGLETON, T. The Function of Criticism: From The Spectator to Post-Structuralism. London / New York: Verso, 1984.

FRICKER, K. The Futures of Theatre Criticism. Canadian Theatre Review, 163, 49-53, 2015.

GARCIA, M C. Reflexões sobre a crítica teatral nos jornais. São Paulo: Editora Mackenzie, 2004.

GARDNER, L. Is theatre criticism in crisis? The Guardian. Oct. 8, 2013.

GONÇALVES, L. R.; FABRIS, A. (orgs). Os lugares da crítica de arte. São Paulo: Imprensa Oficial / ABCA, 2005. 

HAN, J. Critique Dramatique et Alentours. Paris: Frictions, 2015

HAUSMAN, J. J. Journalism and Art Criticism. Art Journal. Vol. 26, No. 1, pp. 18-20, 1966.

HELIODORA, B.; DEL RIOS, J.; MAGALDI, S. A Função da Crítica. São Paulo: Giostri, 2012.

MAGALDI, S. Depois do Espetáculo. São Paulo: Perspectiva, 2003.

MAGALDI, S; VENDRAMINI, J. E. Amor ao teatro. São Paulo: Edições Sesc, 2014.

MARTINS, M. H. (Org.). Rumos da Crítica. São Paulo: Editora Senac / Itaú Cultural, 2007.

MOSTAÇO, E. Soma e Sub-tração: Territorialidades e Recepção Teatral. São Paulo: Editora da Universidade Estadual de São Paulo, 2015.

NAVAS, C. Permanente e Efêmero, Questões e um Exemplo da Recepção em Dança. In: VIEIRA, A. P. Fruição em Dança. Visconde do Rio Branco : Suprema, 2013.

NESTROVSKY, A. (Org.). Em Branco e Preto: Artes brasileiras na Folha, 1990-2003. São Paulo: Publifolha, 2004.

PAVIS, P. A análise dos espetáculos. São Paulo: Perspectiva,  2005.

ROCHELLE, H. Além da Opinião: três possíveis definições da crítica de dança. Sala Preta, v. 16, n. 2, 2016.

ROSS, A. The Fate of the Critic in the Click-Bait Age. The New Yorker, 2017, Mar. 13, 2017.

SMALL, D. A. O Critico Ignorante. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2015.

TAYLOR, P.; CARPENTER, B. Hypermediated Art Criticism. Journal of Aesthetic Education, 41(3), 1-24, 2007.

TRAQUINA, N. Teorias do Jornalismo, Vol I: porque as notícias são como são. 3ª Ed. Florianópolis: Insular, 2012.

TRAQUINA, N. Teorias do Jornalismo, Vol II: a tribo jornalística - uma comunidade interpretativa transnacional. 3ª Ed. Florianópolis: Insular, 2013.

UBERSFELD, A. Lire le ThéâtreParis: Belin, 1996.

UBERSFELD, A. Lire le Théâtre II: L’école du spectateur. Paris: Éditions sociales, 1981.

VENTURI, L. História da Crítica de Arte. Lisboa: Edições 70, 1984.

WALLON, E. (Dir.) Scènes de la Critique. Paris: Actes Sud, 2015.

WARNE, R. T. Criticism 2.0: Benefits and challenges of theatre criticism web sites. Critical Stages, 9, 2014.

WERNECK, H. A Ditadura do Best-Seller. In: LINDOSO, F. (org.). Rumos [do] Jornalismo Cultural. São Paulo: Summus / Itaú Cultural, 2007.




Última atualização: terça-feira, 8 set. 2020, 12:16