Programação

  • Aula 1 - atividade programada (11/06)

    Em um de nossos encontros de acolhimento, tentamos assistir juntos a um vídeo registrado pelo artista belga Francis Alÿs. Tivemos muitos problemas técnicos com o compartilhamento do vídeo e muito pouco tempo para discutir e refletir sobre as camadas simbólicas implícitas nesse jogo. Nesse vídeo, um grupo de garotos joga uma partida de futebol sem bola. 

    Assistam ao vídeo, compartilhado no link abaixo.


    Em "Jogos Teatrais - o fichário de Viola Spolin" há alguns jogos dedicados à fisicalização de uma bola imaginária. Transcrevo a seguir o JOGO DE BOLA #2 (A10):

    "FOCO

    Manter a bola no espaço e fora da cabeça.

    DESCRIÇÃO

    Divida o grupo em dois grandes times. Um time torna-se jogador enquanto o outro é a plateia. Depois inverta as posições. O time de jogadores entra em acordo sobre o tamanho da bola. Em pé no círculo, os jogadores jogam a bola de um para o outro. Uma vez que o jogo esteja em movimento, o coordenador dá instruções variando o peso da bola.

    INSTRUÇÃO

    A bola está ficando leve! Cem vezes mais leve! Agora é normal novamente! Mantenha a bola no espaço e tire-a da cabeça! Agora é cem vezes mais pesada! Dê tempo e espaço para a bola! Use seu corpo todo para jogar a bola! A bola é normal novamente! Veja a bola!

    AVALIAÇÃO

    Plateia, a bola estava no espaço ou na cabeça dos jogadores? Os jogadores mostraram o peso da bola? (...)"


    É comum, que em aulas de jogos teatrais, o jogo descrito acima seja sucedido por um jogo no qual grupos combinam entre si um jogo específico de bola para jogarem, como por exemplo, tênis, voleibol, boliche ou futebol. Cabe aos jogadores da plateia avaliarem se todos jogavam o mesmo jogo, se todos viam a mesma bola, se as dimensões e o peso da bola se manteve a mesma e se a bola estava no espaço ou na cabeça dos jogadores. 


  • Aula 2 - síncrona (18/06)

    Sorteio de 5 pessoas para comentar a atividade programada. 

    Apresentação do curso e dos critérios de avaliação. 

    Primeira experimentação de Jogo em formato remoto.

    Recomendação de leitura para a próxima semana: trecho livro "Pedagogia do Teatro: Provocação e Dialogismo", de Flávio Desgranges (p.109 a 121).


  • Aula 3 - atividade programada (25/06)

    Leitura de Flávio Desgranges "Pedagogia do Teatro: Provocação e Dialogismo",  trecho intitulado "O sistema de Jogos Teatrais" (p.109 a 121). 

    Escreva um parágrafo refletindo sobre o sistema de Viola Spolin, destaque pontos que chamem sua atenção e cite exemplos de situações de jogo vivenciadas por você. 

  • Aula 4 - síncrona (02/07)

    Sorteio de 5 pessoas para ler o parágrafo produzido a partir da leitura do texto sugerido. 

    Discussão sobre o  texto lido, a apresentação do Sistema de Jogos Teatrais, de Viola Spolin, realizada por Flávio Desgranges.

     Jogo com esboço de personagem:  experimento de jogo no espaço virtual. 



    • Aula 5 - atividade programada (09/07)

      Escolher um cômodo de sua casa para ser seu espaço de jogo. 

      Realizar uma foto desse espaço, do melhor ponto de vista para observá-lo. 

      Produzir a planta-baixa desse cômodo, com os móveis e objetos contidos nele, com os quais você pretende jogar.

      Proponho aqui uma adaptação de um jogo de Viola Spolin, dentro da categoria ONDE  no qual a planta baixa era levada para a área de jogo da sala ou do palco e os jogadores deveriam interagir com todos os objetos e móveis indicados na planta baixa. No nosso caso, o desenho servirá como uma constatação ou verificação das possibilidades de jogo contidas no cômodo da casa escolhido por cada jogador como espaço de jogo.




    • Aula 6 - síncrona (16/07)

      Jogos de atenção e presença, divididos em dois grupos.

      Observar e analisar algumas fotos e  plantas-baixas. 

      Você pode ocupar o espaço escolhido no momento da aula? 

      Jogo no espaço escolhido.

    • Aula 7 - atividade programada (23/07)

      Ler “A experiência Criativa”, o primeiro capítulo do livro “Improvisação para o teatro”, de Viola Spolin (p.3-15) e as (96) “Sugestões e Lembretes” (p. 32-41)  e escolher 3 que te parecem caros.

      Encaminho em anexo o pdf do livro completo de Viola Spolin (obrigada, Carol!!!).

      Aproveitem para dar uma olhada no glossário que a autora dispõe no final do livro.


      Produzir uma foto no mesmo espaço escolhido com seu corpo presente, assumindo um “quem” ou uma personagem

       


    • Aula 8 - síncrona (30/07)

      Discussão do capítulo da Viola a partir do compartilhamento das sugestões e lembretes escolhidos pelos estudantes. 

      Observação e análise das fotos produzidas na atividade programada. 

      Jogo com ação e personagem, se  possível, usando os espaços escolhidos como área de jogo. 


    • Aula 9 - atividade programada (06/08)

      Ler trecho do livro "Improvisação para o teatro", de Viola Spolin, intitulado "Procedimentos nas oficinas de trabalho" (p.17-41), incluindo os lembretes que já foram lidos. 

      Escrever um parágrafo discutindo o sistema de ensino proposto por Viola, destacando os elementos constitutivos desse sistema e apontando dúvidas ou questões que surgirem.

      Utilizaremos o tópico da atividade anterior para ATUALIZAR os grupos ou duplas que surgirem nesta semana.

      Aprofundar a investigação sobre o personagem esboçado: mostrando quem ele é a partir do que ele faz. 

      O personagem pode ficar mais delineado nessa segunda etapa ou ser modificado a partir da relação com a ação escolhida ou com a dupla (para aqueles que trabalhavam sozinhos).

      Se surgirem dúvidas, não hesitem em escrever nos fóruns públicos, assim todos podem ter acesso às respostas.

    • Aula 10 - síncrona (13/08)

      Discussão do capítulo lido do livro de Viola Spolin, bem como dos lembretes mais citados entre vocês na atividade anterior.

      Jogo com o quem, a partir de ações específicas sugeridas às duplas ou aos jogadores avulsos.

      Retomar critérios de avaliação e explicar atividade dirigida a ser proposta na semana seguinte.

      Data limite para postagens antigas: 28 de agosto. As notas serão lançadas dia 31 de agosto.  

    • Aula 11 - aula síncrona (18/08) e atividade programada (20/08)

      Amanhã (dia 18 de agosto - terça-feira) teremos uma aula síncrona EXTRA, de 9h às 12h. O intuito dessa aula é dar a oportunidade para mais grupos e jogadores experimentarem as propostas de jogo on line. Todo o encontro será dedicado para exploração de jogos. Procurem não se atrasar e deixar os equipamentos disponíveis: computador e/ou celular. Enviarei o convite pelo zoom alguns minutos antes do encontro.

      Anexo abaixo a atividade dirigida. Ela deverá ser realizada individualmente, com consulta aos textos lidos e às anotações das aulas e deverá ser devolvida apenas para mim até o dia 24 de agosto. Procurem responder as questões de maneira sucinta, um parágrafo será suficiente para cada resposta. 

      As demais atividades programadas que ainda não foram postadas aqui, deverão ser postadas até no máximo dia 28 de agosto. As notas finais da disciplina serão divulgadas dia 31 de agosto.

    • Aula 12 - síncrona (27/08)

      Avaliação final da disciplina.