Programação

  • Tópico 1

    Semana 10-11 de setembro

    - Apresentação da disciplina

    - Aulas online

    • Sobre a utilização de plataformas: moodle, zoom, google meet, entre outros,
    • sobre login de alunos no Moodle,
    • sobre o uso do zoom: recursos, configurações.


    - Calendário do semestre

    • Aulas: quintas e sextas, das 9:30h-12:00 e segundas, conforme acordo.
    • 10 de setembro a 18 de dezembro de 2020


    - Preparo para a aula

    • Conectividade. 
    • Espaço.


    - Conteúdo

    • Referências de obras realizadas durante o confinamento, isolamento e demais restrições.
    • Atuação presencial x em plataforma virtual (ganhos, perdas, novos ganhos)
    • Theatre maker X funções específicas (ator, diretor, encenador, cenógrafo, figurinista, dramaturgo…)
    • Espaço individual x espaço coletivo.
    • Multidisciplinaridades [uso de recursos e dispositivos diversos, explorar linguagens]
    • Real - ficção


    - Práticas

    • A partir do Questionário EM BRANCO, individual, construir uma ficção coletiva. 
    • Regras do jogo. Sinal verde. Uso do espaço ampliado. Escuta. Perguntas. 

  • Tópico 2

    Semana 17 e 18 de setembro

    Conteúdo:

    Continuidade da prática do questionário [Branco] em blocos.

    Apresentação do dramaturgo e diretor iraniano Nassim Soleimanpour (1981).

    White Rabbit, Red Rabbit (2010); Blanks (2015) e Nassim (2017).  

    Prática:

    Exercício [EM BRANCO]

    Referências:

    links: https://cultura.estadao.com.br/noticias/teatro-e-danca.nassim-soleimanpour-revela-a-forca-de-uma-vida-sem-ensaios.70001733878

    https://www.hethuisutrecht.nl/programma/blank-van-nassim-soleimanpour-nederlandse-versie/ (site em alemão, com tradução em inglês)

    https://www.facebook.com/AudibleTheater/videos/588650518524617/

  • Tópico 3

    Semana de 24 e 25 de setembro

    Tema      

    - Instruções


    Materiais de apoio 

    - 9 movimentos que transformam sua casa num teatro (audiotour), de Stefan Kaegi.

    Strasbourg 1518, filme de Jonathan Glazer, MUBI.

    Dançar até a exaustão, texto de Tabata Rezaire.


    Prática                  

    - Realizar, adaptar e recriar a partir do audiotour.


  • Tópico 4

    Semana 01 e 02 de outubro

    Histórico da Peste da Dança (1518) e Strassbourg 1518 (2020): Dança da Exaustão

    Sobre Instruções - 

    1000Scores - Rimini Protokoll: objetivos e procedimentos

    Sotaques - questões da língua falada no teatro

    Leitura dos 16 poemas de Leminski

    Indicação de leitura: Artigo A língua falada no teatro e em telenovelas brasileiras: um percurso pela história das ideias linguísticas, de  Laise Aparecida Diogo Vieira. 


  • Tópico 5

    Semana 8 e 9 de outubro

    Continuidade de leituras de poemas de autoria de Leminski.

    Leitura de poemas sobre teatro de Brecht.


  • Tópico 6

    Semana 15 e 16 de outubro

    Etudes - Introdução

    Prática de Etudes em cenas curtas

  • Tópico 7

    Semana de 22 e 23 de outubro

    Prática de etudes em duplas.

  • Tópico 8

    Semana de 26 de outubro

    Continuidade da prática dos études.

  • Tópico 9

    Semana de 05 e 06 de novembro

    - Continuação da prática de etudes. 


  • Tópico 10

    Semana de 12 e 13 de novembro

    Discussão do formato de compartilhamento. Recursos da plataforma. Edição.

    - Prática de etudes. 

    - Texto "Teatro do Mundo", de Paul B. Preciado




  • Tópico 11

    Semana de 19 e 20 de novembro

    - Prática em duplas de cenas anteriores.

    - Atribuição de novas linhas.



  • Tópico 12

    Semana de 26 e 27 de novembro

  • Tópico 13

    Semana de 03 e 04 de dezembro


  • Tópico 14

    Semana de 10 e 11 de dezembro

  • Tópico 15

    Semana de 17 e 18 de dezembro

    Compartilhamento e Avaliação