Avaliação

Atividades programadas

Aulas expositivas assíncronas em vídeo ministradas pelo docente;

Trabalhos de resgate de memória e teste de múltipla escolha realizados pela(o)s discentes.


Trabalho de resgate de memória

O trabalho de resgate de memória é um método de esino amplamente estudado em psicologia de educação cuja eficácia mostrou-se muito alta em experimentos de aprendizagem (Karpicke, 2017). Na primeira aula, a(o)s estudantes deverão assistir ao vídeo respectivo e, em uma folha de papel A4 e sem consulta, escrever, à caneta azul ou preta, tudo que se lembrarm da aula assistida. Esse trabalho deverá ser fotografado e postado no e-disciplinas. Na segunda aula, o mesmo processo ocorrerá, porém, deve-se escrever tudo o que se lembra da primeira aula e da segunda. E assim sucessivamente até a aula 16, onde deverão ser lembrados os conteúdos das 15 aulas anteriores além do conteúdo do vídeo da décima sexta aula. Cada aula deve ser registrada em uma única folha de papel individual (não escrever no verso).


Teste de múltipla escolha

Ao final da discipina, deve-se realizar um exercício que constutuirá em um teste de múltipla escolha para verificar o que se aprendeu com o trabalho de resgate de memória. O teste estará disponível em um dos tópicos do e-disciplinas. 


A nota final de ACH3137 será o percentual das páginas entregues das tarefas de resgate de memória realizadas. Por exemplo, realizou-se, integralmente, apenas as tarefas das aulas 4, 7, 8 e 9, 12, 14. Essas tarefas correspondem a 54 páginas do total de 105. Logo, a nota será 54/105 = 5,1. Essa nota é condicionada à resolução integral do teste de múltipla escolha, independente de seu resultado. Não realizar o teste resultará em nota zero na disciplina.

 

REFERÊNCIA

Karpicke, J.D. (2017) Retrieval-Based Learning: A Decade of Progress. Learning and Memory: A Comprehensive Reference, 2nd edition, Volume 2.



Modifié le: mardi 15 décembre 2020, 10:57