Cronograma
Programa 2020 – Elementos e Estratégias para o Ensino de Física Semana Aula Data Atividade Entrega Textos/Temas 1 ter., 18/08/20 Cronograma | Apresentação do curso -- 2 sex., 21/08/20 Debate inicial Exercício 1 Problemas do Ensino de Física - O que é Física? 3 ter., 25/08/20 Debate introdutório -- Relações entre Ciência e Realidade 4 sex., 28/08/20 Debate sobre texto Exercício 2 Texto: Rubem Alves. Filosofia da Ciência :introdução ao jogo e suas regras. SP:Brasiliense,92-107,1981. 5 ter., 01/09/20 Debate Introdutório -- A prática científica 6 sex., 04/09/20 Debate sobre texto Exercício 3 Texto: Mario Bunge. Filosofia da Física. Lisboa: Edições 70, 11-20, 1973. 7 ter., 08/09/20 Debate introdutório -- Relações entre Ciência e Sociedade 8 sex., 11/09/20 Debate sobre texto Exercício 4 Texto: Werner Heisenberg (1958). Física e filosofia. Brasília: UNB. pp 141-154. 1987. 9 ter., 15/09/20 Debate introdutório -- Evolução da Ciência 10 sex., 18/09/20 Debate sobre texto Exercício 5 Texto: Thomas Kuhn (1962). Estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Perspectiva. 29-105. 1982 11 ter., 22/09/20 Fechamento do bloco 1 -- Síntese sobre o densenvolvimento científico e a Física 12 sex., 25/09/20 Sem aula Ensaio 1 13 ter., 29/09/20 Debate sobre texto Exercício 6 Texto: Paulo Freire (1970). Pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra. 57-76. 1996. 14 sex., 02/10/20 Discussão sobre o seminário 1 -- 15 ter., 06/10/20 Debate sobre texto Exercício 7 Texto: Paulo Freire (1970). Pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra. 77-95. 1996. 16 sex., 09/10/20 Discussão sobre o seminário 2 -- ter., 13/10/20 Sem aula Semana da licenciatura sex., 16/10/20 Sem aula Semana da licenciatura 17 ter., 20/10/20 Debate sobre texto Exercício 8 Texto: C. Davis e Z. Oliveira. Psicologia na educação. São Paulo: Cortez. pp. 16-34. 1994. 18 sex., 23/10/20 Discussão sobre o seminário 3 -- 19 ter., 27/10/20 Debate sobre texto Exercício 9 Texto: C. Davis e Z. Oliveira. Psicologia na educação. São Paulo: Cortez. pp. 36-56. 1994. 20 sex., 30/10/20 Discussão sobre o seminário 4 -- 21 ter., 03/11/20 Debate introdutório Exercício 10 Qual a relação entre conhecimento prévio e o processo de ensino-aprendizado? 22 sex., 06/11/20 Discussão sobre o seminário 5 -- 23 ter., 10/11/20 Debate sobre texto -- Texto: E. Mortimer. Linguagem e formação de conceitos no ensino de ciências. BH: UFMG, pp. 35-58,2000 24 sex., 13/11/20 Discussão sobre o seminário 6 -- 25 ter., 17/11/20 Debate sobre texto Exercício 11 Texto: E. Mortimer. Linguagem e formação de conceitos no ensino de ciências. BH: UFMG, pp. 58-82. 2000 26 sex., 20/11/20 Discussão sobre o seminário 7 -- 27 ter., 24/11/20 Fechamento do bloco 2 -- Linguagem e formação de conceitos 28 sex., 27/11/20 Discussão sobre o seminário 8 -- 29 ter., 01/12/20 Sem aula Ensaio 2 30 sex., 04/12/20 Discussão sobre o seminário 9 -- 17 31 ter., 08/12/20 Sem aula Ensaio 3