Programa 2020 – Elementos e Estratégias para o Ensino de Física
SemanaAulaDataAtividadeEntregaTextos/Temas
1
1ter., 18/08/20Cronograma | Apresentação do curso--
2sex., 21/08/20Debate inicialExercício 1Problemas do Ensino de Física - O que é Física?
2
3ter., 25/08/20Debate introdutório--Relações entre Ciência e Realidade
4sex., 28/08/20Debate sobre textoExercício 2Texto: Rubem Alves. Filosofia da Ciência :introdução ao jogo e suas regras. SP:Brasiliense,92-107,1981.
3
5ter., 01/09/20Debate Introdutório--A prática científica
6sex., 04/09/20Debate sobre textoExercício 3Texto: Mario Bunge. Filosofia da Física. Lisboa: Edições 70, 11-20, 1973.
4
7ter., 08/09/20Debate introdutório--Relações entre Ciência e Sociedade
8sex., 11/09/20Debate sobre textoExercício 4 Texto: Werner Heisenberg (1958). Física e filosofia. Brasília: UNB. pp 141-154. 1987.
5
9ter., 15/09/20Debate introdutório--Evolução da Ciência
10sex., 18/09/20Debate sobre texto Exercício 5Texto: Thomas Kuhn (1962). Estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Perspectiva. 29-105. 1982
6
11ter., 22/09/20Fechamento do bloco 1--Síntese sobre o densenvolvimento científico e a Física
12sex., 25/09/20Sem aulaEnsaio 1
7
13ter., 29/09/20Debate sobre textoExercício 6Texto: Paulo Freire (1970). Pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra. 57-76. 1996.
14sex., 02/10/20Discussão sobre o seminário 1--
8
15ter., 06/10/20Debate sobre textoExercício 7Texto: Paulo Freire (1970). Pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra. 77-95. 1996.
16sex., 09/10/20Discussão sobre o seminário 2--
9
ter., 13/10/20Sem aulaSemana da licenciatura
sex., 16/10/20Sem aulaSemana da licenciatura
10
17ter., 20/10/20Debate sobre textoExercício 8Texto: C. Davis e Z. Oliveira. Psicologia na educação. São Paulo: Cortez. pp. 16-34. 1994.
18sex., 23/10/20Discussão sobre o seminário 3--
11
19ter., 27/10/20Debate sobre textoExercício 9Texto: C. Davis e Z. Oliveira. Psicologia na educação. São Paulo: Cortez. pp. 36-56. 1994.
20sex., 30/10/20Discussão sobre o seminário 4--
12
21ter., 03/11/20Debate introdutórioExercício 10Qual a relação entre conhecimento prévio e o processo de ensino-aprendizado?
22sex., 06/11/20Discussão sobre o seminário 5--
13
23ter., 10/11/20Debate sobre texto--Texto: E. Mortimer. Linguagem e formação de conceitos no ensino de ciências. BH: UFMG, pp. 35-58,2000
24sex., 13/11/20Discussão sobre o seminário 6--
14
25ter., 17/11/20Debate sobre texto Exercício 11Texto: E. Mortimer. Linguagem e formação de conceitos no ensino de ciências. BH: UFMG, pp. 58-82. 2000
26sex., 20/11/20Discussão sobre o seminário 7--
15
27ter., 24/11/20Fechamento do bloco 2--Linguagem e formação de conceitos
28sex., 27/11/20Discussão sobre o seminário 8--
16
29ter., 01/12/20Sem aulaEnsaio 2
30sex., 04/12/20Discussão sobre o seminário 9--
1731ter., 08/12/20Sem aulaEnsaio 3

Última atualização: terça-feira, 4 ago. 2020, 09:28