Vamos organizar o material com base na seguinte classificação de João Mattar:


Avaliações individuais ou em grupo

As principais atividades de avaliação no Moodle são Tarefa e Questionário. Veja material em vídeo do Prof. Fabio Carmona do FMRP explicando como criar uma avaliação usando Questionário. Ou veja neste ambiente a seção  de Questionário e a seção  de Tarefa.

O padrão de muitas atividades é que indivíduos são avaliados. Muitas atividades, como Fórum por exemplo, podem ser feitos em grupo. É preciso fazer um trabalho de gestão antes: leia mais sobre como configurar Grupos no Moodle. Tendo grupos e agrupamentos, a Tarefa pode ser usado parar receber envios em grupo.

Finalidade da avaliação

Uma classificação tradicional de avaliações se refere a sua finalidade:

Avaliação diagnóstica
Para conhecer a turma. Geralmente os resultados não são analisadas individualmente. Use as ferramentas do Moodle Pesquisa, Escolha ou Enquete.
Avaliação formativa
Para promover o progresso do aprendiz. O Questionário pode ser configurado de modo formativo, sobretudo quando as questões são criadas com retornos adequados. A atividade Tarefa permite retornos ricos, com anotações ou feedback usando áudio ou vídeo. Quase todas os tipos de objetos de aprendizagem do tipo H5P tem finalidade formativa (e podem ser hospedado ou criado no Moodle usando a atividade “Conteúdo Interativo”). Ferramentas de comunicação como Fórum ou Chat serve também para avaliação formativa.
Avaliação somativa
Para fins de classificação ou ranqueamento. Veja neste documento a seção Provas para algumas das nossas sugestões de como configurar Tarefa e Questionário para uma avaliação  somativa.

Quem avalia?

O docente

É a tradicional maneira de dar notas e feedback os alunos. Todas as atividades no Moodle permitem o docente comentar o trabalho dos estudantes.

Avaliação por pares e auto avaliação

Mas existem atividades que são passíveis de permitir a interação entre estudantes. A atividade mais apropriada para implementar processos de avaliação por pares (e autoavaliação) é o Laboratório de Avaliação (Workshop em inglês). Muitas atividades como Glossário ou Base da Dados permitem comentários de colegas.

Forma da avaliação

Uma divisão comum é entre questões fechadas e abertas. Veja como estes dois tipos de avaliação podem ser implementadas

Discursiva

A Tarefa é a atividade mais comum de receber trabalhos (texto, imagens, áudio ou vídeo). Mas o Questionário e o tipo de questão "Dissertação" é muito útil também, por permitir modelos de resposta e a possibilidade de misturar com questões objetivas (pedindo explicações, por exemplo).

Objetiva 

Questionário é a atividade mais comum para questões com resposta correta. Mas veja duas alternativas: O Fórum do tipo Pergunta e Resposta não mostra os posts dos outros estudantes até o estudante deu sua própria resposta. A Tarefa pode ser configurada para usar um chamado "Rubrica", um conjuntos de critérios preestabelecidos que tornam a correção um pouco mais "objetiva". 

Resumos da avaliação

Como apresentar resumidamente as evidências geradas pelas avaliações?




Última atualização: sexta-feira, 26 jun. 2020, 18:16