1) Descreva:

a) O que é anemia ferropriva, quais os grupos populacionais mais acometidos e as prevalências mundiais estimadas com base da referência da OMS, 2008?

b) Os fatores determinantes da anemia em crianças.

 

GABARITO

a) Anemia ferropriva é uma condição que afeta negativamente a produção de hemoglobina (proteína responsável pelo transporte de oxigênio no sangue), devido a deficiência nutricional de ferro. 

A anemia ferropriva acomete em maior proporção crianças, principalmente os menores de dois anos, além de gestantes e mulheres em idade fértil. A prevalência estimada de anemia em crianças menores de 5 anos gira em torno de 50% (valor OMS,2008=47,4%), entre mulheres em idade fértil estima-se que 30% sejam acometidas (valor OMS, 2008=30,2%) e em gestantes na ordem de 40% (valor OMS=41,8%). 

b) Entre os fatores determinantes da anemia ferropriva em crianças estão:

fatores socioeconômicos: baixa renda per capita, baixa escolaridade materna, precária condição de moradia, precária condição higiênico sanitária, não frequentar creche, filhos de mães adolescentes.

- baixo estoque de ferro ao nascer: ocasionado pelo baixo peso ao nascer, prematuridade, clampeamento precoce do cordão umbilical e/ou anemia materna, baixa qualidade do pré-natal, estado nutricional inadequado da mãe antes e durante a gestação, reduzido intervalo interpartal.

- consumo alimentar inadequado: A inadequação da alimentação é considerada a principal causa de anemia ferropriva em crianças, entre os fatores de risco estão a reduzida duração do aleitamento materno exclusivo, introdução precoce e/ou tardia de alimentos, baixo consumo de alimentos ricos em ferro (carnes, feijões, hortifrutis, etc), de alimentos com nutrientes promotores da absorção (alimentos ricos em vitamina C, vitamina A, complexo B, como frutas, verduras e legumes), baixa diversidade da dieta, substituição de alimentos in natura por ultraprocessados (com reduzido valor nutricional), ingestão excessiva de alimentos contendo inibidores da absorção de ferro (farináceos, doces, chás, achocolatados, leite, etc).

indicadores demográficos e de saúde: sexo masculino, < 2 anos, infecções respiratórias, diarreias, maior exposição a doenças infecciosas e parasitarias. 

- crescimento: aumento da demanda de ferro pelo organismo devido ao crescimento acelerado;

- não uso profilático de suplementos de ferro.


Última atualização: sexta-feira, 12 jun. 2020, 20:40