A análise dos dados de inquéritos nacionais realizados nas últimas 4 décadas mostra avanços inegáveis em relação à prática de amamentação no Brasil. Esses avanços figuram entre os principais determinantes da redução da mortalidade infantil e desnutrição no País. Com base na aula e no texto de apoio recomendado*, comente brevemente (em 80 a 120 palavras) sobre o cenário do aleitamento materno no Brasil no período e a recomendação dos autores em relação às políticas e programas de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno.

Texto 3: Boccolini CS, Boccolini PMM, Monteiro FR, Venâncio SI, Giugliani ERJ. Tendência de indicadores do aleitamento materno no Brasil em três décadas. Revista de Saúde Pública 2017; 51: 108.


Resposta: O estudo de Boccolini e colaboradores (2017) confirmou tendência ascendente dos indicadores de amamentação no Brasil até 2006, porém revelou estabilização (estagnação ou declínio podem ser considerados corretos) a partir dessa data em três dos quatro indicadores avaliados. Os autores concluíram que esse resultado pode ser considerado um sinal de alerta, que impõe avaliação e revisão das políticas e programas de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno, fortalecendo as existentes e propondo novas estratégias para que as prevalências dos indicadores de aleitamento materno retomem a tendência ascendente. O sucesso da trajetória brasileira no aleitamento materno não pode ser um fator de desmobilização.

Última atualização: sexta-feira, 5 jun. 2020, 16:23