Programa Link para assistir
Dia 4 - Piquenique no Front
Obra teatral escrita por Fernando Arrabal, um dos pilares do modernismo espanhol. Arrabal é o mestre do teatro do absurdo, do pânico e da crueldade humana. Como fruto de uma época de grandes tensões políticas, Arrabal faz uma transmutação do niilismo nietzschiano para uma estética que funda um novo teatro. Piquenique no Front é uma dessas obras que revela, com ironia e sarcasmo, um momento familiar de um soldado incompetente no meio de uma batalha.
Dia 5 - Folk Songs de Luciano Berio
Um dos principais compositores da vanguarda européia, Luciano Berio em Folk Songs explora através de cantos folclóricos uma nova linguagem musical para o canto, apoiado principalmente na sua parceria com Cathy Barberian
 
Dia 6 - Documentário Aldir Blanc: Dois Pra Lá, Dois Pra Cá
Reverenciando um dos grandes artista do nosso cancioneiro popular, Aldir Blanc nos deixou essa semana, mas sua música é eterna e animou toda uma geração que se engajava na conquista de um Brasil com mais liberdade política, consciência social e senso de responsabilidade cultural com seus valores dramáticos.
Dia 7Poesias de Manuel Bandeira por ele mesmo
Um dos maiores poetas brasileiro, ícone do modernismo, Manuel Bandeira é um patrimônio da nossa literatura. Sua poesia não só incide sobre a alma humana de forma singular, mas é, sobretudo, um leitor do homem na sociedade industrial, de suas falências e impossibilidades. Tudo isso mergulhado em cenas de cidades em decadências líricas.
 Dia 11 - Stanford Viennese Ball 2019
A valsa se tornou, para a sociedade burguesa-aristocrática do século XIX, o que o minueto foi para a sociedade de corte durante o XVIII. Gênero que animava os salões em boa parte do mundo, dançar valsa era uma saber obrigatória nos bons costumes sociais. Tanto é seu impacto que ainda hoje é a dança da "boa etiqueta" para situações cerimoniais glamorosas, como os casamentos. Nesse vídeo veremos uma competição de grupos, que se realiza anualmente. Nele são julgados não só a coreografia, mas tudo o que envolve a sua realização, da roupa à música.
 
 Dia 12 - Danças Banto
A música no Brasil sofreu fortes influências de etnias africanas. A herança de seus ritmos, coreografias e festas se capitalizam em incontáveis gêneros dramáticos do nosso patrimônio material e imaterial. Entre as principais etnias para nossa cultura, a etnia Banto, uma etnia que agrega mais de 400 grupos etnolinguísticos, teve especial presença no Brasil. O vídeo de outro nos acerca um pouco às danças e a música dessas etnias, ancestrais de nossos calundus e batucadas.
 
 Dia 13 - Desfile da Escola de Samba Imperatriz Leopoldinense de 1989
Esse é um desfile histórico da Sapucaí. Assinado pelo carnavalesco Max Lopes, um mestre "barroco" do Carnaval carioca. Entre muitas animações destaco as paradinhas da bateria, que daí em diante, se tornou um recurso explorado por todas as baterias. Ademais, o samba-enredo entrou para a antologia da música popular brasileira.
 
 Dia 14 - Dom Filó
Um dos principais agenciadores do movimento Black Rio, Dom Filó era um ativista da causa negra. Seus bailes, em meados da década de 1970, se expandiram de tal forma que chamou a atenção não só de agentes de segurança da Ditadura, mas também de gravadoras e da mídia jornalística. Pode-se dizer que Dom Filó é a raiz do mais importante movimento comunitário das periferias, o Funk carioca.
 
 Dia 15 - Alma no Olho
Vencedor do VI Festival de curta-metragens de 1973, Alma no Olho é dos marcos do movimento Black no Brasil. Dirigido por Zózimo Bulbul, o filme traz uma metáfora em movimentos da opressão negra numa sociedade de tradição escravocrata. 
 
 Dia 18 - Vidas Secas, o Filme (1963)
Uma leitura do clássico de Graciliano Ramos pela estética do Cinema Novo de Nelson Pereira dos Santos. 
 
 Dia 19 - Eneida (44 aC), de Virgílio, em comentários do Prof. Paulo Martins (FFLCH-USP)
Eneida é um dos maiores textos da literatura ocidental de todos os tempos. Referência da Antiguidade Clássica, Eneida atravessou os séculos definindo questões poéticas e modelos dramáticos. 
 
 Dia 20 - Beatriz Roman
Uma das grandes pianistas brasileiras, reconhecida pela suas interpretações de música de vanguarda, Beatriz Roman não só foi uma grande pianista, mas animadora de inúmeros compositores brasileiros da contemporaneidade. Neste vídeo poderão ver obras de John Cage, e de outros grandes músicos, em um concerto da pianista no CCBB do Rio de Janeiro
 

 




Ultime modifiche: mercoledì, 20 maggio 2020, 13:12